Total de acessos

Teste

terça-feira, 21 de junho de 2011

Diferença entre valor do aluguel e financiamento imobiliário confirma bolha

De acordo dados que comparam a alta do valor dos aluguéis e a alta do preço dos imóveis novos, o país já apresenta sintomas de uma "bolha", pois o distanciamento entre entre esses dois indicadores é maior que sua média histórica.

Na opinião do professor e coordenador do Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo, Willian Eid Junior, o momento não é bom para adquirir um imóvel. "e você quer morar bem, alugue. Deixe seu dinheiro aplicado e com ele pague o aluguel de um bom imóvel" afirma. (...)

Para o professor, esse descompasso de crescimento das taxas dá indícios de que o mercado imobiliário enfrenta uma "bolha". De acordo com ele, os preços dos imóveis aumentaram demais devido à ampla oferta de crédito no país, enquanto a renda mensal do comprador não vem apresentando taxa de aumento na mesma proporção. Por isso, os proprietários acabam cobrando aluguéis menores, de até 0,3% do valor do imóvel, ao invés do 0,6% recomendado para que o proprietário obtenha rentabilidade.

Por isso, se um poupador tem R$ 200 mil guardados para comprar à vista um imóvel de mesmo valor, poderia aplicá-los na poupança, por exemplo, que rende cerca de 0,6% ao mês, e obter o suficiente para pagar o aluguel sem mexer no patrimônio inicial - considerando que o aluguel do imóvel escolhido por ele fosse de 0,6% do valor do imóvel, prática mais comum do mercado. Assim, ele manteria os R$ 200 mil e usaria parte de seu salário para pagar somente o condomínio, deixando para comprar o imóvel quando o preço ficasse mais atrativo.


VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK
 http://www.youtube.com/results?search_query=verumspectator&aq=f
 
Conheça também o site: www.bolhaimobiliaria.com

Um comentário:

  1. Brasil sediando copas e olimpíadas. Mercado imobiliário subiu no embalo das notícias e do otimismo exacerbado. Totalmente INSUSTENTÁVEL! "Sobe no boato e cai no fato".

    ResponderExcluir