Total de acessos

Teste

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Reação de leitores faz jornal retirar do ar matéria sobre mercado imobiliário


A necessidade de negar o óbvio parece não ter fim. Prova disso foi a matéria veiculada no portal de imóveis de um grande jornal mineiro, cuja chamada na página principal dizia "Mais aquecido, impossível".

Ao acessar o conteúdo da matéria, um novo título "Mercado imobiliário está aquecido". Assim, o jornal iniciou uma descrição "lúdica e romântica" sobre o assunto, com informações que, nem de longe, correspondem à realidade.

Mas como diz o ditado, "o feitiço sempre vira contra o feiticeiro", e o conteúdo foi retirado do ar devido aos comentáros uníssonos de leitores que "botaram a boca no trombone", acusando o jornal de veicular uma "matéria comprada".

Porém, em tempos de internet, não adianta mais escrever algo e depois tentar se esconder. O conteúdo ficou registrado, e, para que possam compreender melhor o fato, resolvemos disponibilizar aqui o link da matéria, onde constam também as respectivas reações dos leitores (que tiveram tempo para se manifestar).

Um fato curioso, e que nos deixa satisfeitos, foi o comentário de um dos leitores que, ao final da crítica, indicou nosso blog como referência sobre a realidade do setor. Agradecemos pela citação.

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK
 http://www.youtube.com/results?search_query=verumspectator&aq=f

15 comentários:

  1. Que bom que reclamaram. Não podemos permitir uma afronta dessas a nós consumidores. O pior é que quem realmente precisa de uma casa pra morar com a família (como eu) fica refém desses assaltantes chamados de corretores. Ah, por falar em corretor, dia 27 de agosto (dois dias atrás) foi o dia deles. Salve aos bandidos engravatados!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Leitor:

    Agradecemos pela participação.

    Porém, entendemos que os corretores são apenas a ponta de um setor, e que tem pouco, ou quase nenhum poder de influênciar os preços. Como em todo segmento, existem sim os mal intencionados, mas, em sua maioria, são pessoas de bem, e agem de acordo com as orientações dos grandes grupos imobiliários, estes sim, os grandes vilões do mercado.

    Continue nos acompanhando.

    Um abraço.

    Observador

    ResponderExcluir
  3. AH tá bom... Porque você acha que é o corretor que decide o preço do imóvel. Sabe tudo você, hein grande Newton?! Tá fácil de resolver a questão então, vamos falar mal deles na net que de certo você compra sua casa pela metade do preço. Pelas barbas do profeta!

    Sugestão pro blog: Vamos falar de bolha? Ótimo, posta aí um mini explicativo pro público explicando quem é quem dentro do mercado imobiliário. Engenheiros, arquitetos, desenhistas, maquetistas, empreiteiras, corretores, construtoras, incorporadoras, bancos e financiadores de crédito... Ah, só um detalhe, não esqueçam de dizer como isso chegou até aqui, ok? Aí a gente vai entender que pro banco que financia 80% do valor do imóvel a juros altos não tem nenhuma vantagem fazer os preços dos imóveis subirem não, bobagem... De certo, quem manda nessa galera toda é mesmo o corretor com seu curso técnico mesmo. Newton, sem querer ofender, mas nesse comentário, você passou longe, mas longe demais... e olha que eu nem sou corretor.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Leitor:

    Agradecemos pela sua participação, ressaltando o caráter democrático do espaço. Dessa forma, esclarecemos que todas as informações aqui postadas possuem um link para confirmação, não havendo, portanto, motivo para questionamentos dessa ordem.

    Continue nos acompanhando.

    Um abraço.

    Observador

    ResponderExcluir
  5. O único problema com os corretores de imóveis é que a maioria com a maioria dos vendedores, não tem a minima intenção de ajudar os compradores, mas ficam falando um monte de baboseiras teóricas para justificarem as vendas (isto para mim soa incompetencia ou mesmo burrice)

    ResponderExcluir
  6. Não acredito em burrice ou incompetência. Acredito em falta de preparo. O curso de corretor é muito rápido e bastante simples. De fato, não prepara direito. Aí, você pega um profissional despreparado e diz pra ele que ele vai ganhar percentual sobre as vendas. A escola do filho desse corretor depende do que ele vender, meu caro. A comida da família desse corretor depende do que ele vender, meu caro. Você acha que ele vai falar o quê? Ele vai falar tudo que for preciso, sendo verdade ou não, pra te vender o imóvel, porque as contas estão chegando e o filho dele não pode ficar sem escola, sem comida. Pode ter certeza, não é nem incompetência e nem burrice, muitas vezes é desespero. Quando não é, ele o faz por ignorância, porque já tá acostumado a fazer isso sempre.

    ResponderExcluir
  7. Parte 1/3
    Não há motivos para questionamentos dessa ordem? Estão certos disso? Vocês que sabem... Se o intuito do blog é abrir os olhos das pessoas com relação ao mercado imobiliário, não há porque não explicar o mercado imobiliário e deixá-las fazendo avaliações errôneas do que está acontecendo. É um tema intrigante, do qual todo mundo gosta de falar, mas poucas pessoas o conhecem (não sabem o que estão dizendo, ou não falam coisas relevantes). Abrir um canal de comunicação desse tamanho a respeito desse tema e não tirar o público de vocês da superficialidade... é no mínino... sei lá, não entendo. Vocês querem mostrar que o mercado imobiliário está com problemas estruturais, que existe uma bolha em formação (ou pronta) e... ponto final?! Não importa que os leitores atribuam isso a um partido político ou uma classe de profissionais x ou y. Pra quê entender o que está acontecendo, né? Eles só têm que acreditar em vocês assim como eles acreditaram naqueles que mentiram pra eles anteriormente, induzindo-os à bolha. Tanto faz saber quem é quem, né? Saber quem ganha com isso, saber quem perde com isso. Também não importa dizer pra eles que seria bom entender o que está acontecendo de fato, assim eles não entrariam em novas furadas. Tá certo, a ignorância é o melhor caminho. A gente diz que tem bolha (porque tem), a gente prova com matérias (e vocês estão de parabéns, porque vocês são bons de pesquisa), e... e pronto, eles acreditam e saem por aí falando um monte de besteira (como o pobre do Newton, que acha que um pobre corretor é um bandido engravatado pois é ele que fala pro banco, pra construtora, pro incorporador e os outros da cadeia da construção civil, quanto custa o imóvel). Hum... peraí... esse eu vou vender por um milhão! Pode ser?

    ResponderExcluir
  8. Parte 2/3
    Ah, por favor! Se vocês não gostam de críticas, tudo bem, não aprovem os comentários em que há críticas. Mas aprovar um comentário com sugestão ao blog pra responder dizendo que eu estou viajando em sugerir que um canal desse tamanho se proponha a esclarecer o básico afim de tirar seus leitores da crítica medíocre, é incompreensível. Vocês têm a faca e o queijo na mão! Vocês já têm o blog, os leitores, o tema (e que puta tema). Pra quê ficar todo dia postando um comentáriozinho a respeito de uma notícia? Vocês querem o quê? Vencer pelo cansaço? Tá bom, a gente já entendeu que tem bolha, vocês já falaram isso umas 20 vezes... Mas e aí? Que porra é essa de bolha? É isso que querem saber os Newtons. Porra, que vocês postem uma notícia por semana, que seja, e explique pros pobres Newtons desse país o que ele está lendo. Explique pra eles o que significa a bolha, como surgiu... Quanto ganha um corretor. E as construtoras? Algumas delas chegaram a trabalhar com lucros de 100% durante o boom (tenho como provar, ainda tenho documentos de construtoras em que trabalhei e que mostram isso). Quer uma sugestão pro próximo post: "Bolha imobiliária, ela pode surgir naturalmente?" Que tal? Aí você explica tintim por tintim o que é uma bolha, porquê ela acontece, e o que está acontecendo aqui. Analisa o surgimento involuntário de bolhas (caso Cingapura, Bilbao talvez, há controvérsias)e o surgimento voluntário e criminoso (caso Brasília, onde há apartamentos sendo vendidos na planta, em um bairro que ainda não existe, por 2 milhões e 700 mil reais). Quer conferir o preço? Edifício Viverde, construtora Vilela & Carvalho, bairro Noroeste, Brasília, apartamentos 600s (601, 602...).

    ResponderExcluir
  9. Parte 3/3
    Na real, a sociedade tá cansada disso, é tudo goela abaixo. Tudo número. Quer falar que existe violência? Então põe notícia de morte o dia inteiro na tv. Ninguém discute a porra da violência, é só morto, é só morto, é só morto. Qual é o diferencial de vocês? Escolheram outro tema e vão fazer a mesma coisa? Tudo goela abaixo? Todo dia um post que diz: "Ih, fudeu, o mundo acabou, menos 30% alguma coisa". E aí? E o Newton com isso? Vão usar a internet pra fazer a mesma merda que faz a televisão? Se libertem disso! Nos libertem disso! A gente merece mais. Aqui não há domínio da informação, ainda. Aproveitem, e façam a diferença.

    ResponderExcluir
  10. O corretor, como bem lembrou o blogueiro, é apenas a ponta de um esquema muito maior, que envolve grandes grupos financeiros e incorporadoras.

    Existem corretores e corretores; há 4 anos ao comprar meu imóvel fui tratado de maneira soberba. Não me adaptei à cidade e coloquei o imóvel à venda. O tratamento mudou da água para o vinho: fui tratado de maneira soberba e arrogante. Já outros corretores me atenderam muito bem, embora não conseguindo resolver o problema da venda.

    O esquema todo é viciado, e nuvens negras pairam no horizonte. Em breve todos que apostaram nesse círculo vicioso perderão...

    ResponderExcluir
  11. É o que eu venho falando para todos:

    Nos últimos 5 anos o aumento foi por volta dos 500% (demanda reprimida, crédito fácil, especulação também, etc). Tem de baixar!!! Quase ninguém tem salário suficiente para pagar tão alto, por imóveis atualmente cada vez menores, com enorme redução de custo de construção. Muitos imóveis no Brasil hoje são construídos da mesma forma que na produção de carros populares, são realmente descartáveis e perecíveis!
    Eu não tenho dúvida que passado dois anos, 2 anos... os preços dos imóveis devem cair em torno de 40% a 50% em média. Este é o ajuste que eu espero para até o fim de 2013.

    Portanto, se estiverem pensando em investir em imóveis, tomem muito cuidado neste momento. Lembrem-se tudo é cíclico. Comprar imóvel para morar, desde que caiba dentro de um orçamento previamente planejado sempre é bom, mas não é hora de investir visando ter lucros, não neste momento, pois quem já fez isto já colheu ou está colhendo os frutos. Infelizmente para quem gostaria de investir, a safra já está no final!

    Um abraço a todos!

    Prof. (Dr.)João C. Jurgen
    HS Financial & Consulting Managnent

    ResponderExcluir
  12. Professor,

    Não existe a possibilidade do preço dos imóveis congelarem e essa correção ser feita por meio da inflação, ano a ano? Assim, quando o reajuste atingir um patamar adequado, ou seja, quando os preços dos imóveis tornarem-se justos, o mercado adotaria um crescimento mais sustentável.

    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  13. cinqenta/por/cento tio patinhas? soh pq o doutor esqueceu de comprah a casa axa que tudo vai caih!

    seis sao tudo loko meu, nao tem bolha nada, a unica bolha q tem eh essas que seis ta vivendo. bolha pessoal
    o unico q intendi desses coisa eh o gido manteiga. e eh ele pre presidente
    fui

    ResponderExcluir
  14. "seis mora numa bolha"? O sete mora aonde, então?

    "gido manteiga"? Será que ele tá falando do Guido Mantega?

    "bolha pessoal"? Que vem a ser isso?

    Olha gente, isso é que é inclusão digital, até as mulas estão postando comentários...

    ResponderExcluir
  15. O comentário feito 31 de agosto de 2011 16:05 (logo acima), chega a dar pena dessa pessoa. Além de não ter argumento algum, a não ser atacar, tem sérios problemas com a lingua portuguesa. Acredito que antes de se entrar em uma discussão, de qual nível for, o mínimo que uma pessoa deve dominar é o português, pelo menos.
    Sinto muito se você tem um carnê de 360 páginas pela frente! A maioria aqui tem dinheiro para comprar à vista se quiser, apenas não compra por não concordar com os valores praticados. Então, vai assistir BBB, vai Sr. Classe C, isso aqui é muita coisa para a sua inteligência limitada.

    ResponderExcluir