Total de acessos

Teste

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Valor Econômico: Gigantes da construção no prejuízo


A Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário (CCDI) surpreendeu o mercado na semana passada ao divulgar que sua margem bruta, que equivale a quanto sobra da receita após descontados os custos de construção, ficou negativa em 21% no segundo trimestre.

Isso quer dizer que, antes de considerar as despesas administrativas e de vendas, a empresa já estava no prejuízo no período.

O motivo para esse resultado - bastante incomum em qualquer setor da economia - foi o reconhecimento de estouros de orçamentos de obras lançadas em 2007 e 2008.

Longe de ser um caso isolado da CCDI, a divulgação de revisões de estimativas de custos de empreendimentos imobiliários tem deixado com frio na barriga os investidores que carregam em suas carteiras ações de incorporadoras. A sensação é que a cada temporada de balanços mais surpresas podem aparecer nos demonstrativos financeiros.

Qualquer pessoa que já fez uma reforma em casa sabe que os gastos quase sempre superam o orçamento. O que chama atenção é que algumas das maiores construtoras do país, especialistas no assunto, também tenham sido pegas de surpresa.

Se há cerca de dois anos as margens apresentadas pelas companhias funcionavam praticamente como um relógio, têm se tornado frequentes desde o fim do ano passado os casos de estouro de orçamento, com impactos relevantes nos resultados de um único trimestre.

Empresas como Cyrela, Gafisa, MRV e Rodobens estão entre aquelas que surpreenderam seus acionistas nos últimos meses com resultados abaixo do esperado e da curva histórica.

O problema é que, como algumas empresas não têm cumprido suas metas formais ou informais sobre recuperação de margens, os investidores perderam parte da confiança que tinham no discurso das companhias. E têm receio de que, quando se aproximar a data da entrega desta nova leva de empreendimentos, os ajustes de orçamento tenham que ser feitos novamente.


VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK
 http://www.youtube.com/results?search_query=verumspectator&aq=f

4 comentários:

  1. SÃO PAULO – A inadimplência dos consumidores subiu 0,2 ponto percentual em julho, na comparação com junho, ao atingir 6,6% do total das operações. A taxa é a maior do ano e a mais alta desde maio de 2010.

    De acordo com os dados da Nota de Política Monetária e Operações de Crédito, divulgada pelo Banco Central nesta quarta-feira (24), na comparação com julho de 2010, houve alta de 0,3 ponto percentual, pois naquele mês a taxa estava em 6,3%.

    Apesar de manter certa estabilidade, desde dezembro de 2010, a inadimplência vem subindo gradualmente, mês a mês, com altas que variam de 0,1 a 0,3 ponto percentual.

    Os dados do BC mostram que as dívidas vencidas de 15 a 90 dias representaram 6,3% das operações, índice que não variou em relação ao mês anterior e ficou 0,8 ponto percentual maior, na comparação com julho do ano passado.

    O dados acima referem-se a atrasos entre 15 e 90 dias. Agora se somarmos aqueles com mais de 90 dias a inadimplencia passa de 11,3%.
    E se considerarmos aqueles devedores que não são considerados como tal pois renegociaram seus calotes , a coisa vai longe.

    ResponderExcluir
  2. Realmente não dá pra entender esse mercado hehe, o mercado imobiliário ficou estagnado desde a década de 70 até a uns 10 anos atrás, agora que todo mundo está tendo a oportunidade de comprar, cria-se o subprime, antes a bolha do que nada não é mesmo hehe. Bom se os EUA, ex-superpotência mundial teve esse problema, eu gostaria muito de ler nesse blog daqui uns 20 anos "Brasil perde posto de superpotência para o Paraguai por causa da bolha imobiliária".

    ResponderExcluir
  3. Leitores do Brasil: Para conhecimento,

    “A POLÍTICA COMO FATOR DE COLAPSO DA ECONOMIA DOS EUA”. (Link http://rounielo.blogspot.com/2010_08_01_archive.html).

    Parte 0 (Tomo 21). Revelação da Trindade. Análise (Download). “O EXCESSO DE LIQUIDEZ, NO MUNDO, COMO FATOR OCULTO DE VALORIZAÇÃO SIMULTÂNEA DE VÁRIOS ATIVOS, NO MUNDO, E QUEDA DO DÓLAR, NO MUNDO, E RISCOS ÀS INDÚSTRIAS E AO AGRONEGÓCIO, DE TODOS OS PAÍSES, DO MUNDO, RISCOS POTENCIALIZADOS PELO CRESCIMENTO ECONÔMICO DESENFREADO E INCONSEQÜENTE, EM PREJUÍZO DA NATUREZA E DA ESTABILIDADE SOCIAL DE TODOS OS PAÍSES, DO MUNDO”. (Link http://rounielo.blogspot.com/2011/05/parte-0-tomo-21-revelacao-da-trindade.html).

    O Ego Humano como Manifestação do Anti-Cristo 6 (Link http://rounielo.blogspot.com/2010/09/o-ego-humano-como-manifestacao-do-anti_1134.html)

    O Ego Humano como Manifestação do Anti-Cristo 5 (Link http://rounielo.blogspot.com/2010/09/o-ego-humano-como-manifestacao-do-anti_4712.html)

    O Ego Humano como Manifestação do Anti-Cristo 4 (Link http://rounielo.blogspot.com/2010/09/o-ego-humano-como-manifestacao-do-anti_1988.html

    O Ego Humano como Manifestação do Anti-Cristo 3 (Link http://rounielo.blogspot.com/2010/09/o-ego-humano-como-manifestacao-do-anti_290.html)

    O Ego Humano como Manifestação do Anti-Cristo 2 (Link http://rounielo.blogspot.com/2010/09/o-ego-humano-como-manifestacao-do-anti_26.html)

    O Ego Humano como Manifestação do Anti-Cristo (Link http://rounielo.blogspot.com/2010/09/o-ego-humano-como-manifestacao-do-anti.html)

    O Egoísmo Humano é o Fator de Sofrimento da Humanidade (Link http://rounielo.blogspot.com/2010/09/o-egoismo-humano-e-o-fator-de.html)

    Brasília-DF, Brasil, 27.08.2011

    Rogerounielo Rounielo de França

    Mestre. Loja Uversa nº 5.342.482.337.666
    Filiada ao Grande Oriente de Uversa, jurisdicionada pelo Sétimo Grande Oriente Super-Universo Orvônton, vinculado ao Reino Estelar do Universo dos Universos do Tempo e do Espaço (Ilha do Paraíso)
    Advogado - OAB SP 117.597
    Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas-FGV
    Pós-Graduado em Direito Público pela Faculdade Fortium
    Certificação CPA 10 pela ANBIMA (Mercado Financeiro/Capitais)
    Funcionário do Banco do Brasil S.A. Diretoria de Micro e Pequenas Empresas
    Blog: http://rounielo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Hahaha!

    Muito bom... Brasil perde posto de superpotência para o Paraguai...

    Bolha imobiliária aconteceu nos EUA e está acontecendo no Brasil, mas por motivos diferentes. O conceito de subprime não se encaixa perfeitamente no Brasil...

    Quem sabe encaixa lá no Paraguai?
    Hahaha, muito bom!

    ResponderExcluir