Depois do período de intensa movimentação registrado em 2010, o mercado imobiliário passa por uma fase na qual o consumidor encontra condições mais favoráveis para comprar um imóvel novo e negociar um desconto.
"No ano passado, quem precisava comprar era obrigado a fechar negócio rapidamente, porque em dois meses se vendia um empreendimento. Neste ano, com o mesmo número de lançamentos do ano passado, mas com ritmo de venda menor, as pessoas vão ter mais tempo para escolher o imóvel", diz o presidente do Sindicato da Habitação, João Crestana.
Esse ritmo já influencia os números do setor. Balanço divulgado no início da semana pelo sindicato mostra que as vendas acumuladas de janeiro a junho deste ano na capital somaram 11.680 unidades: queda de 31,3% em comparação a igual período de 2010.
Neste cenário, o consumidor deve pesquisar e tentar negociar um desconto, que pode girar em torno 10%, segundo estimativa de Luiz Paulo Pompéia, diretor da Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio (Embraesp). Ele afirma ainda que essa negociação negociação vale para todos os tipos de imóveis e em qualquer região.
Segundo o economista chefe do Secovi, Celso Petrucci, "sempre é possível negociar, e essa negociação tem de ser vantajosa para as duas partes", ressalta Petrucci.
O presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP), José Augusto Viana Neto, diz que existem duas situações nas quais é possível ao futuro proprietário negociar um abatimento no preço. Nos imóveis vendidos na planta, cujo investimento é considerado de risco, e também naqueles cujo Habite-se (auto de conclusão da obra edificada em conformidade com os projetos aprovados) ultrapassou seis meses. "Neste caso, o imóvel é novo, mas não é lançamento e o consumidor consegue pechinchar", afirma Viana Neto.
Nota do blog: Se o próprio mercado já admite descontos de 10%, em breve chegaremos a patamares entre 30 e 40%. Então, faça valer o seu dinheiro...
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Com o aumento de lançamentos e de novos empreendimentos em quase todas as grandes cidades as pessoas estão ficando menos ansiosas. O aumento excessivos dos preços cobrados faz os possiveis compradores com dinheiro no bolso para a aquisição dos bens se redirecionar para outros objetivos. A maioria esta gastando em viagens, moveis, restaurantes e roupas.
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