Total de acessos

Teste

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Folha: Lei quer por fim à picaretagem imobiliária

Construtoras e incorporadoras que não entregarem no prazo estabelecido em contrato imóveis comprados na planta podem ser proibidas de construir novos empreendimentos em Belo Horizonte. A Câmara aprovou em primeiro turno projeto que condiciona a concessão do alvará de construção de novas obras à obtenção do Certificado de Baixa de Construção e Habite-se.

O projeto foi apelidado de "overbooking da construção". Com a crise, cresceram as queixas sobre os atrasos. Em BH, o Procon recebeu 1.100 desde o começo do ano, aumento de 40% em relação ao mesmo período de 2010. O projeto tem apoio do presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB-MG, Kenio Pereira. Para ele, o projeto é "perfeitamente constitucional".

A desculpa de sempre
Evandro de Lima, vice-presidente da Câmara do Mercado Imobiliário (vinculada ao Secovi-MG), diz que o projeto é "descabido e inconstitucional". Segundo ele, os atrasos ocorrem porque o setor está aquecido, levando à falta mão de obra e ao atraso na entrega de fornecedores.

Nota do blog: Mesmo diante de uma crise, e de números cada vez mais negativos, representantes do setor imobiliário vêm justificando todos os problemas da mesma forma: "Mercado aquecido, falta de mão de obra".  Esse argumento vem sendo repetido e reproduzido em todas as reportagens como uma espécie de "mantra". Talvez eles acreditem no ditado que diz: "uma mentira contada mil vezes, acaba se transformando em verdade"....
VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK
 http://www.youtube.com/results?search_query=verumspectator&aq=f

15 comentários:

  1. ou quem sabe está faltando a grana para terminar as obras

    ResponderExcluir
  2. faltando grana para terminar a obra...

    hahahaha

    sabe de quanto é a margem de lucro de uma construtora de médio porte atualmente? Varia em média entre 100% e 300%.

    nem se uma construtora escolher uma margem de lucro baixa (nos dias atuais, seria de 100%) e a obra chegasse a custar o dobro que era previsto, uma construtora ficaria sem grana para terminar a obra.

    obra parada por falta de grana só acontece com empreiteira que presta serviço para o governo, porque o desvio de verba come a margem de lucro e os valores apresentados para se ganhar a licitação são mais baixos do que deveriam realmente ser (por isso elas ganham a licitação).

    pense nisso com um pouquinho mais de malícia que você vai entender porque atrasar uma obra é um bom negócio...(tem alguém que ganha muito dinheiro com essa manobra aí, pense nisso)

    ResponderExcluir
  3. anonimo, vc que postou 18:32 do dia 29 de outubro, não seja tolo ou tendencioso tentando confundir o leitor.

    As margens das construtoras são baixas. Consulte os códigos gfsa3,cyre3, mrve3, dirr3.

    Vamos lá: margem líquida gfsa3 8,3%, cyre3 9,7%, pdgr3, 14%.

    www.fundamentus.com.br

    Com as margens pressionadas, o investidor deve ficar bastante atento com relação à entrega dos imóveis, pois a ciranda financeira pode estar acabando.

    Brasileiro esperto está comprando em Miami.

    Lamentável a sua (des)informação.

    ResponderExcluir
  4. Anonimo que postou 11:52 do dia 30 de outubro (vulgo espertão de Miami).

    Você já esteve dentro (administrativamente falando) de uma construtora e/ou incorporadora? Pelo seu comentário, tenho certeza absoluta que não. Trabalho com isso e repito, tenho certeza absoluta que não. Então vamos por parte.

    1) Empresas de capital aberto (do setor de construção civil) representa uma parcela relativamente pequena da construção civíl no país. Faça uma pesquisa de tudo que é produzido no setor e compare com o que é produzido pelas empresas de capital aberto (do setor) e verá. Já que você curte buscar umas informações nos sites e tal... entra aí no IBGE e veja a composição do PIB, veja o tamanho do setor de que você está se referindo e pense se é coerente falar como esse setor funciona analisando uma meia dúzia de empresas de capital aberto (que são minoria absoluta).

    2) Empresas de capital aberto podem reduzir suas margens de lucro ou adotar margens pequenas pois não se capitalizam apenas com a produção. Se capitalizam também no mercado, o que não acontece com a grande maioria das empresas do setor, que adotam margens reais de lucro muito maiores ("líquida" é discutível, de acordo com o regime tributário, se analisado comparativamente... mas isso é outra conversa, pois pelo seu comentário você não entende nada disso também, ou tá fazendo o leitor de tolo.)

    3) Empresa de capital aberto tem um cuidado enorme em organizar bem suas finanças e balanços afim de não se ferrar com a divulgação dessas informações no mercado, portanto, muita coisa fica mesmo debaixo dos panos. Resumindo, mentem sobre sua produtividade e lucratividade.

    4) Você pode pensar na auditoria então. Você que gosta de "fundamentus", que gosta de mercado de capitais e tudo mais, sabe como funciona uma auditoria? Deve saber, funciona tão bem que depois você explica pros leitores como passaram batidos casos como Sadia, Aracruz e Panamericano. Todas auditadas inúmeras vezes.

    5) Espertão de Miami, depois me explica porque que em quase todo post que é comentado aqui, vem um espertão comparando mercado de capitais com mercado imobiliário (investimentos completamente diferentes), muitas das vezes sem conhecimento em nenhum dos dois, pagando de gostoso e falando merda, e no final se despede com uma frase de efeito do tipo: "Lamentável sua (des)informação."

    Obs: Muito bacana você saber os códigos das ações que o gestor do seu fundo investe (ou não). Só por curiosidade, lá em Miami você diz Gafisa ou gfsa3?

    ResponderExcluir
  5. Tava vendo a discussaod e vcs e resolçvi estudar. Eu comparei e descobri que as emrpesas de capital aberto são quase todo o mercado de construção no país, sim, exceto os consórcios de construtoras de obra do governo, o consórcio é fechado, mas as empresas que constituem são de capital aberto, e exceto a auto construção, que isso daí não é mercado, e sobrevivencia.

    Então se a premissa tá errada quem falou bobagem foi vc aí de cima, mas o que mais me espantou foi sua falta de educação, até parece que vc tá desesperado. É desinformação sim.

    ResponderExcluir
  6. Anonimo de 31 de outubro 09:38.

    Peço desculpas pela educação, ou melhor, a falta de educação. Você tem razão, nada justifica ser estúpido. Estamos todos aqui discutindo saudavelmente e procurando aprender.

    Mas novamente vou discordar. As empresas de capital aberto, que estão na bolsa, são minoria. Vou citar uns poucos exemplos. Odebrecht, a maior da América Latina na área. Entre as mais de 60 empresas que o grupo controla, se não me engano, a única que tem capital aberto hoje em dia é a Braskem, que é da área química e petroquímica, ficando toda a parte de construção civil fachada. E outras milhares. Vide Emplavi, Pauloctávio (do ex-governador do DF), Via Engenharia... só no DF. Só em São Paulo são mais de 1200 construtoras.

    No link abaixo, você terá disponível o ranking das 100 maiores construtoras do Brasil em 2010. Fazendo um cálculo rápido entre o total de metros quadrados construídos por todas elas e total de metros quadrados construídos somente por aquelas de capital aberto, nós veremos (claramente, e só analisando as 100 primeiras) que as empresas de capital aberto não são "quase todo o mercado de construção no país" (como voce disse). As empresas de capital aberto no setor da construção civil são minoria absoluta frente a tudo o que o setor produz.

    http://www.portalvgv.com.br/site/wp-content/uploads/2011/03/classificacao_100_maiores_ranking.jpg

    Voltando um pouco no quesito educação. O que me chateia é você ver um discussão na net às 23:18 de um dia, "estudar" o assunto e em menos de 12 horas postar um comentário dizendo que fulano tá certo, ciclano tá errado. Mercado imobiliário é muito complexo, mercado de capitais é muito mais complexo ainda, uma comparação entre os dois é de pirar a cabeça (se você estiver falando coisas coerentes e com conhecimento de causa). Então me explica, como você pode estudar os dois em 12 horas a ponto de dizer o que você disse. Desculpa, mas quem falou bobagem aqui foi você. Estudar não é pesquisar rapidamente qualquer coisa no google. Isso sim é desinformação. Se você quer estudar o tema e entender bem o que está acontecendo, uma graduação em economia com uma pós em mercado de capitais e outra em gestão de negócios imobiliários e da construção cívil é um bom começo. Isso sim te deixaria numa posição confortável pra dizer que os outros estão falando merda.

    Detalhes à parte, adorei sua participação. Me desculpo mais uma vez pela educação ou qualquer outra coisa. Abraços

    ResponderExcluir
  7. ok, fui na sua fonte.

    As 6 maiores são de capital aberto, mais de 25 mi de m2 somados, bem maior que todo o resto, aliás do resto se vc tirar as que estão penduradas no governo como OAS, Wtorre, e as que estão à beira do abismo como a trisul, não sobra quase ninguém de renome. Se tirar as ligadas a Banco então, aí que dá o ponto final mesmo

    Sem falar num erro crasso da tabela, Cadê a PDG, a maior incorporadora/construtora/imobiliaria do BRasil, só eles tem metade do mercado. Nem vou falar que não vi as grandes imobiliarias na lista, pq sei que dá pra dar uma desculpa pela ausencia destas.

    Olha, não preciso estudar mais que 5 minutos pra perceber que sua informação está errada, quando fiz mestrado estudei muito por 3 anos, mas não cheguei a nehuma conclusão que afrontasse a lógica de quem anda de carro por SP ou Rio.

    A referência do mercado são aquelas Imob sim.
    Não teriam inventado o indice se ele não sevisse pra nada.
    O IMOB é referência sim do mercado.
    E vai mal, muito mal.

    ResponderExcluir
  8. Beleza, discussão encerrada.

    Não discuto com alguém que me diz que metade do mercado tá na mão de uma única incorporadora/construtora/imobiliária. Essa sua fonte é mesmo a melhor. Não precisamos conflitar fontes. Vamos fazer o seguinte, escolha sua fonte, qualquer que seja. Vai nela e veja quanto do PIB é construção civil. Divide por dois, ou seja, metade. Isso é o que você diz que tá na mão de uma única empresa? Beleza. Isso aí não afronta a lógica não. Tá ótimo, obrigado, foi ótimo discutir com você. Aprendi muito.

    Abraço.

    Obs: IMOB - vou colocar aqui embaixo o link do site da bovespa que diz o que é o índice, como é composto e tudo o mais. O imob é referência, concordo com você, e vai mal, concordo com você. O que isso tem a ver com a conversa? Nada, a conversa é que se você pegar as empresas do setor que estão sendo negociadas em bolsa e ver o que elas produzem, não é suficientemente representativo do setor. Exemplo: empresas de construção civil que são negociadas na bolsa produziram juntas 25mi de m², empresas de construção civil que não são negociadas na bolsa, produziram juntas 10x mais. Só isso. Então, voltando lá no início da conversa, porque a conversa era essa, as empresas negociadas em bolsa não são quase todo o mercado. Só isso. O mercado é muito maior do que essas empresas. E por vários motivos, alguns exemplificados anteriormente, não dá pra falar que porque as ações dessas empresas caíram o setor da construção civil está a beira da falência. Só isso.

    http://www.bmfbovespa.com.br/indices/ResumoIndice.aspx?Indice=IMOB&idioma=pt-br

    Mercado imobiliário e mercado de capitais não são a mesma coisa. Existe sim uma relação entre eles, mas não é simples assim. Se fosse assim, a gente ia dizer que o petróleo do Brasil tinha acabado há uns três meses atrás, quando a OGX teve uma queda próxima de 16%? Concorda? Tem muitas outras coisas que influenciam o mercado de capitais.

    ResponderExcluir
  9. Ai que burro, dá zero pra ele!

    ResponderExcluir
  10. Não ia insistir, mas acho que vale a pena deixar claro pra quem é leigo. Vc pdoe escrever dificil o quanto vc quiser mas a logica contuinua perneta

    Uma coisa é uma grande incorporadora atuando na avenida Paulista, Faria Lima, Leblon, com dezenas de obras valendo bilhões
    Outra coisa é uma dezena empreiteira com 20 obras no sertao da paraíba financiado pelo MCMV.
    É claro que as grandes são representativas de todo o mercado

    Essa sua fonte usando numero de obras e metro quadrado distorce a verdade, distorce a informação.

    E já que vc falou de petróleo, a Petrobrás é a blue chip da área, ela reflete quase todo o mercado brasileiro, dane-se a OGX, o seu exemplo age em exato contrário ao que vc quer defender.

    Por fim, repito, a minha fonte é a janela do carro. E nós estamos de olho em vcs.

    ResponderExcluir
  11. Já que vc gosta de fazer conta de PIB faz o seguinte

    Pega o PIB e divide por um apartamento no leblon sendo vendido por 30 milhoes e multiplica pelo numeor de pessoas.

    Todo o PIB brasileiro consegue comprar moradia pra 250 mil pessoas apenas 0,01% da população do Brasil. Não tem bolha?

    ResponderExcluir
  12. Não porque nem todo mundo mora no Leblon. Faz a mesma conta com um apartamento de 200 mil.

    ResponderExcluir
  13. Petrobras blue chip, concordo plenamente. Olha o gráfico dela de 2011 prá e veja o quanto caiu. Mas não tem nada a ver com setor, são fatores macro econômicos que influenciaram a queda.

    As ações das empresas de construção civil também caíram no mesmo período, mas nesse caso você vai me dizer que é por causa da bolha. Concordo em parte, mas apenas em parte. A crise no setor chegou no momento de uma crise macro econômica, por isso que na "queda generalizada" (que fez o ibovespa bater 48.000 pontos em Agosto as incorporadoras/construtoras/imobiliárias lideraram as quedas. Mas atenção, não foram elas que puxaram tudo para baixo, elas caíram como centenas de outras empresas caíram, só que mais, porque o setor da construção civil está em crise. Podemos chamar essa crise de bolha e falar que ela vai estourar, os preços vão desabar e os especuladores vão se ferrar? Eu acho que não, mas tenho motivos para crer nisso. Tem gente que acha que sim, porque viu pela janela do carro. Teremos que esperar para ver.

    ResponderExcluir
  14. nem assim, com 200 mil não caberia nem 1/5 da população e estamos fazendo de um valor que é quase um piso hj.

    Essa conta doida é só pra evidenciar a loucura que estão os preços.

    ResponderExcluir
  15. Elas caíram pq são administradas igual boteco, caírma muito mais que o indice bovespa.

    Permitiram cambista na porta do stand, tais figuras sugaram toda a margem de lucro do mercado, e agora elas se vêem sem dinheiro pra entregar as milhares de obras atrasadas no padrão e prazo prometidos, com falta de maodeobra e dificuldades de transporte e entrega de materiais e inflação disparando.

    E a petrobras caiu pq usam a empresa politicamente pra segurar a inflação, causada pela gastança publica do PT.

    ResponderExcluir