Total de acessos

Teste

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Valor: Crise imobiliária cancela megafusão

Em andamento desde o fim do ano passado, o processo de fusão das securitizadoras de créditos imobiliários Cibrasec, que tem como acionistas os maiores bancos do país, e Brazilian Securities, controlada pelo grupo Ourinvest, não vai mais acontecer.

As companhias atribuem a desistência a diferenças de "práticas e modelos operacionais", sem detalhar o significado disso. Procurada, a Brazilian, que também tem o megainvestidor imobiliário dos Estados Unidos Sam Zell (que recentemente se desfez de sua parte na Gafisa - informação publicada pelo blog) entre seus sócios, não se manifestou.

O objetivo da operação era formar uma grande companhia securitizadora, que tivesse capacidade de transformar os créditos imobiliários dos bancos em títulos para investidores. A capacidade de vender esses papéis no mercado de capitais seria importante para gerar novos recursos para o financiamento imobiliário num momento em que se discute a escassez de recursos da poupança.

Em tese, a fusão faria todo o sentido, já que a Brazilian Securities tem forte presença no mercado residencial, o que daria vazão aos financiamentos originados pelas instituições financeiras. Internamente, porém, a avaliação foi a de que o negócio não traria a complementaridade esperada.

O revés na união pegou o mercado de surpresa. Apesar de nenhum compromisso formal ter sido assinado, as negociações estavam em fase avançada, a ponto de as companhias discutirem o nome que seria dado à nova marca e, em atas públicas de assembleias, terem revelado que apresentariam a operação ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O processo já havia, inclusive, chegado à fase de auditoria, a chamada "due diligence", quando foi interrompido. O executivo da Cibrasec nega, contudo, qualquer divergência nos números das companhias. 

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK
 http://www.youtube.com/results?search_query=verumspectator&aq=f

Nenhum comentário:

Postar um comentário