Total de acessos

Teste

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Exame: Uma revista sob suspeita


No dia 18/02 fomos informados pelos amigos do excelente blog Brazilian Bubble sobre a matéria de capa da revista Exame, que chega às bancas nesta semana, e que traz o instigante título "Imóveis - Um mercado sob suspeita". Num primeiro momento, todos nós que vimos há algum tempo denunciando a bolha imobiliária brasileira ficamos eufóricos: enfim, um veículo dos mais renomados do País resolveu abordar o assunto de forma clara.

Porém, para nossa surpresa e decepção, a reportagem nada mais é do que uma "propaganda" explícita do mercado imobiliário, sob a forma de matéria. Um dos primeiros pontos que nos chamou a atenção foi o fato de termos tido acesso ao conteúdo integral da matéria pelo site Brazilian Finance & Real Estate (http://www.bfre.com.br/pt/noticias/4014-um-mercado-sob-suspeita), que pertence a holding que controla as empresas Brazilian Mortgages, Brazilian Securities, Brazilian Capital e BM Sua Casa, todas do segmento imobiliário. Assim, se a matéria fosse negativa para o setor, este site seria o último a dar publicidade.

Ao analisarmos mais detidamente o conteúdo, nossa desconfiança se confirmou: trata-se de uma estratégia muito bem elaborada, provavelmente contando com uma bela "consultoria" de representantes e empresas do setor imobiliário. O título "Imóveis - Um mercado sob suspeita" nos remete, de forma apressada, a um conteúdo bombástico, a uma provável denúncia sobre a bolha imobiliária. Porém, a matéria faz uma clara defesa do mercado de construção, justificando os aumentos abusivos dos imóveis, além de negar, de forma veemente, a existência de uma bolha.

A reportagem faz apenas um "despretencioso" questionamento sobre como, em um mercado tão promissor e punjante, algumas empresas que nele atuam conseguem apresentar resultados negativos. Seria uma forma de separar o "joio do trigo" e valorizar ainda mais o investimento nas empresas "saudáveis" do setor? Devemos lembrar que o desempenho das empresas de construção na bolsa de valores vem sendo pífio, e talvez informações dessa natureza possam trazer de volta alguns incautos investidores.

Um outro ponto a ser destacado é o fato da reportagem ser veiculada logo após uma excelente matéria da revista Construção e Negócios (
divulgada pelo blog), onde os especialistas João da Rocha Lima Junior, professor titular de real estate da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e Samy Dana, professor de finanças da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), afirmaram, a partir de dados e informações incontestáveis, a existência da bolha imobiliária, tanto no mercado residencial quanto no comercial.

Assim, cabe-nos apenas lamentar que uma revista de tamanha credibilidade e importância como a Exame tenha se transformado, assim como boa parte da mídia nacional, em mais um integrante do "núcleo de assesoria de imprensa" do setor imobiliário.

Para aqueles que nos acompanham, o próximo post trará um artigo que irá, não só confrontar, como desmentir a matéria da revista Exame. Aguardem.

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK
http://www.youtube.com/results?search_query=verumspectator&aq=f

16 comentários:

  1. meu amigo, a exame nada mais é do que a revista Caras para pseudo-executivos-júniores-aspirantes-a-baba-ovos, que tentam aparentar aquilo que não são para impressionar pessoas que eles não gostam.

    como tal, a revista é mais uma "promotora do oba-oba" onde costuma pintar o mundo, os acontecimentos e as empresas e setores de um modo muito diferente daquilo visto no mundo real, com cores muito mais infantis do que maduras. além disso, é latente o completo atraso em noticiar aquilo que já se é sabido, e pior, de um modo em que não se compromete com nenhum tipo de conclusão, de modo a transparecer que o jornalismo superficial, raso, barato e estagiário seja travestido de alguma maneira que possa ser confundido com jornalismo imparcial ou sequer, informativo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo artigo.

    Este blog foi o único que não acompanhou o "estouro da boiada", e antes de dar publicidade à matéria, procurou analisá-la.
    Venho acompanhando vários blogs sobre o assunto "bolha imobiliária" e, dessa vez, vocês superaram as expectativas.
    Graças a atuação de espaços de informação independentes como este, temos a a oportunidade pensar.

    Mais uma vez parabéns!

    Manfredo Linhares - Belo Horizonte

    ResponderExcluir
  3. Não só de bolhas vive o mercado, e os laranjas? Aqui em Brasília deveriam investigar os reais compradores do setor noroeste. Conversei com uma amiga promotora de justiça que diz não tem a menor condições de comprar um AP no setor noroeste, pensei com os meus botões. Se ela não tem, quem tem? Um promotor de justiça ganha em média 20 mil reais... acho que cidadãos brasileiro que se prezem, não deveriam comprar nada neste mercado inflacionado, boicotar os políticos corruptos, juízes corruptos dentre outros que estão comprando ágio de 100 mil com saldo devedor de 1.3000,00. Lembre-se bem que o SFH não financia este tipo de imóvel. De onde vem o Dim Dim Minha gente....da nossa pátria mãe gentil, Pátria amada Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Qualquer um que tem educação, bom senso e sabe fazer contas, encherga que essa matéria é puramente tendenciosa. Acabou ficando feio para a revista exame que perdeu seu respeito perante seus leitores. Lamentável srs., lamentável.

    ResponderExcluir
  5. Isso mostra como a mídia no Brasil não informa, pior, ela manipula.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante o artigo, a Revista Exame faz um alarde na capa e diz outra coisa na matéria.
    Gostaria que vocês falassem, se já não foi feito isso antes aqui, sobre a tal da demanda reprimida, será que ela existe mesmo?

    ResponderExcluir
  7. Prezado Leitor:

    Agradecemos pela sua contribuição.

    Em relação ao seu questionamento, seria preciso definir o que o mercado chama de "demanda reprimida", pois se a mesma representar o chamado "déficit habitacional", trata-se de uma falácia. Prova disso são os dados do último Censo IBGE de 2010 que comprovou que o número de imóveis vazios supera o déficit habitacional. Os dados estão disponíveis no link http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/12/13/numero-de-casas-vazias-supera-deficit-habitacional-do-pais-indica-censo-2010

    Continue nos acompanhando.

    Um abraço,

    Observador

    ResponderExcluir
  8. Gente, Minha familia está pensando em comprar uma casa agora e colocar a nossa pra alugar... Pesquisando encontrei esse site e agora não sei. Está 50% - 50%
    Oq vcs recomendam para mim fazer? Pois sou totalmente leiga no assunto.

    Grata - Fernanda Tavares.

    ResponderExcluir
  9. Prezada Fernanda:

    Agradecemos pela contribuição e pela confiança. Porém, não nos sentimos no direito de fazer qualquer recomendação, pois nosso trabalho tem como objetivo informar e fazer a análise de algumas notícias referentes ao mercado imobiliário, alertando muitos consumidores para a "indústria da desinformação" que, infelizmente, se instalou no seio da mídia nacional.

    Assim, com o intuito de orientá-la, indicamos a leitura detalhada do nosso post "Especialistas falam sobre a bolha imobiliária", que pode ser encontrada pelo link http://www.observadordomercado.blogspot.com/2012/02/especialistas-falam-sobre-bolha.html

    Continue nos acompanhando.

    Um abraço,

    Observador

    ResponderExcluir
  10. Manda essa aí: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/12/13/numero-de-casas-vazias-supera-deficit-habitacional-do-pais-indica-censo-2010

    Não existe déficit habitacional, mas falta de políticas públicas para regulação do mercado. Basta legislar: em Minas tem imóvel SOBRANDO.

    ResponderExcluir
  11. A demanda reprimida existe...

    Antes não havia financiamento e os preços estavam "baixos", com os juros elevados os investidores sequer olhavam para este mercado, títulos públicos e outros investimentos ofereciam melhores rendimentos.

    Com as facilidades de crédito, os preços de imóveis dispararam e atraíram os investidores, inicialmente as construtoras, o que seria bom por aumentar a oferta, mas os juros em queda e a bolsa em crise, outros investidores concorrem pelos lançamentos, o que não permitiu o equacionamento.

    Vejo duas ou três possibilidades para o mercado de imóveis:
    1. Outros investimentos podem tirar o interesse dos investidores especulativos neste mercado.
    2. Descompasso entre preço de aluguel e valor do imóvel "forçar" realização do lucro por meio de venda dos imóveis, aumentando oferta.
    3. Crise provocar a necessidade de liquidez aumentando oferta.

    O fato é que a verdadeira demanda está reprimida, se antes por falta de crédito, agora por excesso de preço...

    ResponderExcluir
  12. Parabens a quem defende a bolha imobiliaria.ja vi o site bolha imobiliaria Amo gente inteligente .como eles.Vendi uma casa a 4 anos atras pelo dobro que paguei.Na verdade nem sabia que estava acontecendo joguei o barro na parede e colou.Depois de um ano comecei a me borrar de medo não conseguia comprar.Mas depois de ler a bolha imobiliaria achei um monte de cara inteligente falando de economia .até eu que sou a mais burra de todos ai sei da oferta e procura.E por causa de queeee as açoes de imobiliarias ta cainduuuuu.?Epor causa d queee tem gente desesperado passando imoveis e não pagaaaaa.. então até eu gentemmmm beijos a todos que defende e me ajudaram com este assunto valeu mesmo caras amo vcsssss simone

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Parabéns pelo blog. Somos um casal na busca do primeiro e tão sonhado imóvel e gostaríamos de compartilhar a nosso choque de realidade ao encarar os preços do mercado “imobhilário” por meio do nosso blog: http://embuscadoprimeiroimovel.blogspot.com.br/. Nossa pesquisa por um imóvel tem sido muito frustrante. Compartilhe a sua experiência e percepção no nosso blog. Assim, poderemos entender a realidade das pessoas que realmente querem comprar o tão sonhado imóvel e se há ou não uma bolha.
    Abraços.

    ResponderExcluir