Total de acessos

Teste

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Exame: Imóveis têm queda real de preços, com 12ª desaceleração seguida

O preço médio dos imóveis no Brasil registrou queda real em novembro, segundo o Índice FipeZap, que acompanha o comportamento do mercado imobiliário de 20 cidades brasileiras.

A correção do valor médio do metro quadrado no mês foi de 0,45%, enquanto a inflação esperada para novembro é de 0,59%, segundo projeções do Boletim Focus do Banco Central.

Diz-se que houve queda real quando a valorização dos imóveis é inferior à alta generalizada
nos preços, medida por índices inflacionários, como o IPCA.

São Paulo e Rio de Janeiro novamente se destacaram pela tímida alta dos preços, de 0,26% e 0,16% respectivamente. Ambas as cidades tiveram as menores correções desde o início de suas séries históricas, em 2008.

12ª desaceleração consecutiva
A variação no preço dos imóveis registra a 12ª desaceleração consecutiva no acumulado dos últimos 12 meses encerrados em novembro.

Os menores preços médios foram registrados em Contagem (3,362 reais) e Goiânia (4.024 reais). O preço médio nacional foi de 7.510 reais.

O Índice FipeZap tem dados disponíveis sobre São Paulo e Rio de Janeiro desde janeiro de 2008. Para Belo Horizonte, a série histórica começa em maio de 2009. Para Fortaleza, em abril de 2010; para Recife em julho de 2010; e para o Distrito Federal e Salvador, em setembro de 2010.

Já entre as cidades incluídas mais recentemente, que compõem o Índice FipeZap Ampliado, os municípios do ABC Paulista e Niterói têm dados disponíveis desde janeiro de 2012. Vitória, Vila Velha, Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba têm as menores séries históricas, iniciadas em julho de 2012. 

O FipeZap Ampliado foi lançado em janeiro de 2013. O indicador, elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com o site Zap Imóveis, acompanha os preços do metro quadrado dos imóveis usados anunciados na internet, que totalizam mais de 290 mil unidades todos os meses.

Além disso, são buscados também dados em outras fontes de anúncios online. A Fipe faz a ponderação dos dados utilizando a renda dos domicílios, de acordo com levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

(Revista Exame - Seu Dinheiro - Notícias - 03/12/2014)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

6 comentários:

  1. Procura por imovel TEM,oferta de imovel TEM,demanda reprimida por imovel TEM, renda pra comprar ou assumir financiamento a longo prazo ,NAO TEM.
    UM AUTOMOVEL JA COMPROMETE TOTALMENTE A RENDA DO BRASILEIRO.PORQUE BRASILEIRO NAO FAZ POUPANCA. APENAS 20% DOS BRASILEIROS TEM RESERVAS EM POUPANCA P/ APOSENTADORIA NO FUTURO. O RESTO TA NO VERMELHO.

    ResponderExcluir
  2. PLOC, JA ERA ESSA BANANIA.

    ResponderExcluir
  3. O índice FIPE/Zap não serve pra nada. Como alguma instituição de pesquisa que se diz séria pode se basear em preços anunciados pra fazer uma estatística de valorização (ou desvalorização) de imóveis?
    Quem conhece o brasileiro sabe que ele bota pelo menos 30% a mais no valor do imóvel pra ver se passa a perna em algum otário, já que o espertão comprou na planta em 2011 pra vender com ágil em 2014.

    ResponderExcluir
  4. as quedas já começaram, agora é só esperar

    ResponderExcluir
  5. FIPE zap não é prrciso mas considerando que o valor de lá é superestimado, uma queda real já é um bom sintoma do que acontece de fato

    ResponderExcluir
  6. Aqui em Recife as imobiliárias estão iludindo os proprietários. Estão segurando os preços ABUSIVOS e extremamente expeculatorios, afim de encontrar otarios. Mas a bolha vai estourar em 2015 o governo já ordenou ao BNDS que não empreste dinheiro por 3 anos, e é só o começo.....Aguardem especuladores....

    ResponderExcluir