Total de acessos

Teste

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Folha: Estoque de imóveis em SP bate recorde

Construtoras ouvidas pela reportagem preveem um período de promoções para equilibrar o estoque e a venda, com descontos

Como reflexo da queda nas vendas em São Paulo, o estoque de imóveis residenciais também aumentou. Em outubro, segundo o Secovi-SP (sindicato do mercado imobiliário), havia 23.652 unidades lançadas e não vendidas. Este é o maior número registrado desde o início da série, em 2004. É considerado estoque o que não é vendido em um período de até três anos após o lançamento.

Até a semana passada, a expectativa de venda de imóveis novos em 2014 em São Paulo era de 24 mil. Agora, esse número está entre 20 mil e 22 mil, segundo o Secovi.
Em outubro, foram negociadas 963 unidades na capital paulista, queda de 65,4% ante setembro. Considerando a média vendida no ano, 1.534 unidades, o estoque equivale a 15 meses de vendas.

"Apesar de essa equivalência ter sido de seis meses no ano passado, o alto estoque de 2014 ainda não assusta", diz Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP.

Para o presidente do Sinduscon (que reúne a indústria da construção civil), José Romeu Ferraz Neto, um estoque que demande 15 meses para vendas é alto, mas pode ser absorvido pelo mercado.

"O desempenho no setor em 2015 dependerá dessas respostas da equipe econômica. A demanda por imóveis existe, mas é preciso que as pessoas se sintam seguras para investir", acredita Neto.

Das 23 mil unidades ainda à venda, a maior parte nem começou a ser construída, pois foi lançada nos últimos seis meses. O Secovi estima que a parcela de apartamentos prontos equivaleria a 10% desse total.

Na opinião de João da Rocha Lima Jr., professor da Escola Politécnica da USP, se o imóvel na planta leva mais tempo para ser vendido, não é tão grave. "Mas as construtoras devem pensar duas vezes antes de lançar empreendimentos em 2015."

Promoções e descontos vão continuar
Com o mercado mais fraco, as incorporadoras optaram por segurar projetos - no acumulado dos dez primeiros meses, o volume de lançamentos é 16% menor que igual período de 2013.

Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP, estima 26 mil unidades novas ao todo no ano.
Em outubro, os lançamentos residenciais somaram 2.336 unidades, segundo a Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio). A queda é de 41,9% na comparação com setembro e de 20,9% ante 2013.

Construtoras ouvidas pela reportagem preveem um período de promoções para equilibrar o estoque e a venda, com descontos.

Na perspectiva de acomodação dos preços, é preciso saber garimpar oportunidades, recomendam as construtoras.

(Folha de São Paulo - Mercado - 13/12/2014)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

4 comentários:

  1. RRELAMENTE NAO ASSUSTA, POIS JA E ESTARRECEDORA, PAIS ESTA FALIDO. BOLHA IMOBILIARIA. AUTOMOTIVA, SEM AGUA,SEM SAUDE, SEM SEGURANCA,OU SEJA ,O PAIS ESTA LARGADO AS TRACAS.

    ResponderExcluir
  2. E NAO E ACOMODACAO NAO, E BOLHA MESMO. TEM ESTOQUE AI PRA 24 ANOS OU MAIS, SE VENDER.
    FORA PT.

    ResponderExcluir
  3. Mercado ? Que Mercado ? Eu comecei a poupar já tem um bom tempo, tem 3 anos , tenho 250 mil Reais, com esse dinheiro querem me vender apartamentos em conjuntos dotados de parqueamento, vizinhança de muito baixo nível, construções velhas e próximo a comunidade carentes; quando novos são apertadíssimos, por volta de 45m², mal construídos, tudo de 5º categoria, condomínio caro sem ter absolumente a não ser uma caixa d'agua que chamam de piscina e estacionamento de parqueamento que eu detesto.

    Quem nunca morou num lugar dotado de parqueamento não sabe o quanto isso é ruim.
    Como as vagas são apertadas, a maioria das pessoas abrem a porta do carro com força e rapidez, isso provoca diversas morsas na lataria, quando está chovendo você fica inteiramente molhado para entrar e sair do veículo, tem que dar sorte de ter a vaga próximo ao bloco que você mora do contrário terá que deixar o carro bem longe e ficar todo molhado, pior ainda se tiver compras do mês. O sol acaba com a pintura do carro, os faróis ficam amarelados, a pintura desgastada, painel desgastado....Outro inconveniente são fezes de aves, também acabam com a pintura do veículo...um dos problemas mais graves que existe são moradores que tem direito a apenas 1 vaga, mas colocam 2 a 3 carros, então fica entupido de veículos o que acaba gerando batidas e o condomínio nunca assume.

    Fujam disso, pois é incrivelmente detestável morar em condomínio dotados de parqueamento, minha primeira exigência é em relação a isso.

    ResponderExcluir
  4. isso ,e culpa do governo LULA,fora PT e isso que da para um povinho que nem do Brasil e assim mesmo votaram novamente no PT .mais 4 anos para aguentar Dilma .estamos quebrados e ainda outros problema por vir como aumetos de iptu,ipva,gasolina ,inflacao ,seguranca ,educacao,grato nao da para aguentar.

    ResponderExcluir