Total de acessos

Teste

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Agência Brasil: Pessimismo da construção atinge seu maior nível

“Depois de anos lidando com a falta de mão de obra qualificada, o empresário da construção agora vê como maior problema a demanda fraca em todos os seus segmentos. Assim, a forte retração do emprego observada no último trimestre de 2014, não deve ser compensada nos próximos meses.

O Índice de Confiança da Construção (ICST) apresentou queda de 6,1%, em janeiro sobre dezembro último e atingiu 90,8 pontos, o mais baixo nível da série histórica iniciada em julho de 2010. De acordo com a pesquisa, a avaliação vai de 0 a 200 pontos: acima de 100 pontos indicam otimismo, abaixo de 100 significam pessimismo.

O levantamento, feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), indica piora na avaliação dos empresários tanto em relação ao momento atual quanto aos rumos esperados na economia no curto prazo.

O resultado é formado por outros dois índices: Índice da Situação Atual (ISA-CST) com recuo de 7,5% em comparação a variação também negativa, em dezembro,  de 1,8%, atingindo 81,9 pontos; e o Índice de Expectativas (IE-CST) com queda de 5,0%, atingindo 99,6 pontos em comparação a 104,8 pontos, em dezembro. Em ambos os casos as pontuações foram as menores da série pesquisada.

Para essa pesquisa, foram ouvidos representantes de 670 empresas ente os dias 5 e 23 deste mês de janeiro.

A coordenadora de projetos da construção do Ibre-FGV, Ana Maria Castelo, prevê um aumento no desemprego do setor. “Depois de anos lidando com a falta de mão de obra qualificada, o empresário da construção agora vê como maior problema a demanda fraca em todos os seus segmentos. Assim, a forte retração do emprego observada no último trimestre de 2014, não deve ser compensada nos próximos meses. O maior pessimismo indica uma continuidade do movimento de redução da atividade e do emprego”, disse ela por meio de nota.

O ICST é um indicador que constitui a base da pesquisa Sondagem da Construção. A sondagem é uma pesquisa que gera, mensalmente, um conjunto de informações usadas no monitoramento e antecipação de tendências econômicas do setor.

Tendo como referência as  melhores práticas internacionais para pesquisas do gênero, a Sondagem da Construção tem como um de seus principais atributos a rapidez com que é produzida e divulgada, tornando-se uma ferramenta essencial à análise de conjuntura e à tomada de decisão nos âmbitos público e privado.

Quatro quesitos compõem o Índice de Confiança da Construção (ICST): volume de demanda atual, situação atual dos negócios, expectativa para o volume de demanda (três meses) e para a situação dos negócios (seis meses).


VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

3 comentários:

  1. SE O PESSIMISMO IMPERA NAS DESTUTORAS IMAGINEM NOS MUTUARIOAS COM 30 ANOS DE PARCELAS....E BOLHA , E BOLHA, E BOLHA DE INADINPLENTES.....

    ResponderExcluir
  2. Não entendo esse lance do emprego: a reportagem diz que existe muito desemprego mas ontem saiu na midia que o nivel de desemprego chegou no menor nivel da historia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor:

      Sugerimos a leitura do artigo https://www.epochtimes.com.br/governo-manipula-para-baixo-taxa-desemprego-brasil/#.VMt3FNLF-So

      Um abraço.

      Observador

      Excluir