Total de acessos

Teste

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Diário do Comércio: Especialista não descarta desvalorização dos imóveis

"Em 2015 pode ter uma queda real dos imóveis, ou seja, os preços devem crescer menos que a inflação. Mas, não é descartada ainda a chance de desvalorização mesmo, queda nominal, com variação negativa no índice", afirma

Os imóveis em Belo Horizonte tiveram em 2014 a menor alta verificada no município desde 2012, reflexo de um desaquecimento das vendas na capital mineira no ultimo exercício. Os dados compõem o Índice Fipezap, divulgado ontem pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Para o economista da Fipe Bruno Oliva, a alta um pouco menor em 2014 já era esperada diante de um cenário econômico pouco animador, com baixo crescimento econômico.

"O ano não foi bom em se tratando de mercado de trabalho. As pessoas estão perdendo seus empregos ou temendo perder, portanto, não estão planejando comprar imóveis", afirma.

Outro fator que, na visão do economista, afetou o desempenho do mercado imobiliário foi a alta das taxas de juros. Com a inflação em escala crescente, o governo teve que elevar a taxa básica de juros, com reflexo no credito imobiliário. Isso sem contar que a inadimplência em alta também reduziu o número de pessoas aptas a conseguirem um financiamento.

Pelos mesmos motivos, o preço do imóvel nacionalmente também apresentou a alta menos significativa da serie histórica. 

Perspectivas pessimistas
Para 2015, as projeções são de altas moderadas nos preços dos imóveis no pais. "Em 2015 pode ter uma queda real dos imóveis, ou seja, os preços devem crescer menos que a inflação. Mas, não e descartada ainda a chance de desvalorização mesmo, queda nominal, com variação negativa no índice", afirma.

Para o economista, esse resultado vai depender do desempenho da economia neste exercício. Caso as perspectivas pessimistas se concretizem, o mercado imobiliário devera sentir com queda nas vendas. Com a demanda em baixa, o caminho natural e queda nos preços em todo o País.

(Diário do Comércio - Belo Horizonte/MG - Notícias - 06/01/2015)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

8 comentários:

  1. VAI TER QUEDA REAL DE 70% NO MINIMO.TEMOS BOLHA DE OFERTAS E NENHUM COMPRADOR.EMBORA EXISTA DEMANDA AINDA.

    ResponderExcluir
  2. HOJE,IMOVEL E MOEDA FRAQUINHA......E ALGUM PREJUIZO TAMBEM.

    ResponderExcluir
  3. É muita desinformação pensar numa possível alta daquilo que não consegue-se manter nem mesmo os valores atuais que já estão absurdamente inflados. Uma corretora me ligou oferecendo um imóvel no valor de 300 mil Reais que se deve a um distrato, eu já sabia que tinha várias unidades a venda neste condomínio até mesmo por valores bem menores, ela me disse que só tinha 2 unidades e que eu deveria correr rapidamente se quisesse garantir a unidade. Vai contar mentira no inferno.

    ResponderExcluir
  4. Minha dica: nao compre nenhum imovel em BH! Se comprar agora, voce ta dando bobeira! O metro quadrado vai cair abaixo de dois mil reais nos locais nobres breve! Pode acreditar·

    ResponderExcluir
  5. Enquanto existirem pessoas que pagam os preços inflacionados o mercado vai retardando a baixa dos preços. Estou procurando na região de Perdizes em SP a mais de 1 ano. Pretendo pagar 6K o m2. Porem presenciei uma compra de um conhecido em 12/14 no valor de 13K na mesma região. Ai complica...

    ResponderExcluir
  6. Sempre vejo aqui falando na queda de preços em Belo Horizonte, mas o estranho é que imóveis que estavam a venda no início de 2014 ainda estão no mercado só que mais caros agora e os proprietários estão cada vez mais duros para conceder qualquer desconto por menor que seja. Mesmo sem vendas estão aumentando os preços. Estão preferindo deixar os imóveis fechados a abaixarem os preços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espere 1 ano que eles não aguentam.
      O que vai ter de imobiliária fechando as portas.

      Excluir
  7. O mercado de imoveis virou jogo de truco. Blefe em cima dos endinheirados. Veja que o Aluguel não acompanhou a bolha. Se fosse bom negocio, o aluguel teria acompanhado no mesmo ritmo.

    ResponderExcluir