A variação negativa do Índice FipeZap de Preços de Imóveis anunciada em
Belo Horizonte nos últimos meses, reacendeu a discussão de uma possível bolha imobiliária. Não
como aquela ocorrida nos Estados Unidos, mas por uma demanda
especulativa. A queda tem sido mais forte nos apartamentos de um quarto,
cuja desvalorização foi de 10,86% entre maio e julho.
Para Samy Dana, PhD em finanças e professor da Escola
de Economia de São Paulo (EESP-FGV), há uma diferença entre a demanda
real e a especulativa por imóveis. “O estouro da bolha está associado ao
colapso da demanda especulativa. Vai ocorrer quando aqueles que
compraram para vender depois com o objetivo de obter lucro perceberem
que os preços atingiram patamares muito elevados, e que, por isso,
sobrou pouca ou nenhuma margem para valorização”, defende. “Acredito que
uma desvalorização de 40% nos imóveis seria razoável para recolocá-los
no preço real, que está em descompasso com a realidade brasileira”,
defende.
Samy acredita que a queda já seja maior do que a divulgada pelo FipeZap. “O índice é calculado com base nos preços de imóveis anunciados em um site, onde os anúncios são com preço cheio. Ele não capta os descontos e promoções das construtoras e tende a subestimar a magnitude da desaceleração do mercado imobiliário. Os pequenos aumentos de preços, aliados aos enormes descontos, podem manter as variações positivas do índice FipeZap, evitando o sentimento de pânico por mais algum tempo. Acredito que, por trás da variação mensal do FipeZap, existe uma história a ser contada e que é muito provável: a de que a demanda especulativa tenha começado a ‘cair na real’. Esse é apenas o começo de um longo caminho em direção a preços mais razoáveis”, avalia o professor.
Roberto Zac, do comitê técnico da pesquisa, diz que o índice acompanha mensalmente a variação no preço dos imóveis em seis capitais e no Distrito Federal. “Temos verificado, de forma geral, acomodação nos preços. Talvez, e é preciso analisar caso a caso, não seja o melhor momento para o investidor comprar.”
Para Samy Dana, o aumento da demanda real atrai também investidores que visam aos lucros futuros. A demanda especulativa se dá pela crença de que os preços estão constantemente em ascensão. “A cada dia, fica mais claro que os preços atingiram níveis insustentáveis e os investidores veem dificuldades para que eles subam ainda mais. Daqui pra frente, os preços devem cair até o nível de equilíbrio entre a oferta e a demanda real, formada por quem busca casa para viver e não apenas para quem quer revendê-la mais tarde por um preço superior ao que comprou”, esclarece.
Ainda segundo ele, “uma forma interessante e viável de manter a crença de que o imóvel é sempre um bom negócio é deixar o preço no mesmo patamar anterior, ou seja, extremamente caro. E, ocasionalmente, até aumentar um pouquinho, digamos, 1%. Ao fazer isso, a construtora sabe que não terá compradores. Porém, para contornar essa situação, lança mão de tradicionais técnicas de marketing, como o desconto, feirões e promoções convidativas”, ressalta.
GORDURA
O professor do MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil da FGV/IBS, Edson Mendes, diz que o aumento do crédito aumentou a demanda por imóveis, mas que ela já chegou a um limite e existe uma gordura a ser queimada. “Certamente, não é o momento para o investidor comprar. Quem quer morar, deve negociar bastante o preço”, recomenda.
Para o diretor comercial da Gran Viver Urbanismo, Marco Túlio Silva, o mercado da construção civil em BH ainda tem que entregar 60% do que foi lançado nos últimos três anos. “Em função disso, é esperada uma acomodação dos preços para vender o que está no estoque. Isso deve durar de 12 a 24 meses.
Samy acredita que a queda já seja maior do que a divulgada pelo FipeZap. “O índice é calculado com base nos preços de imóveis anunciados em um site, onde os anúncios são com preço cheio. Ele não capta os descontos e promoções das construtoras e tende a subestimar a magnitude da desaceleração do mercado imobiliário. Os pequenos aumentos de preços, aliados aos enormes descontos, podem manter as variações positivas do índice FipeZap, evitando o sentimento de pânico por mais algum tempo. Acredito que, por trás da variação mensal do FipeZap, existe uma história a ser contada e que é muito provável: a de que a demanda especulativa tenha começado a ‘cair na real’. Esse é apenas o começo de um longo caminho em direção a preços mais razoáveis”, avalia o professor.
Roberto Zac, do comitê técnico da pesquisa, diz que o índice acompanha mensalmente a variação no preço dos imóveis em seis capitais e no Distrito Federal. “Temos verificado, de forma geral, acomodação nos preços. Talvez, e é preciso analisar caso a caso, não seja o melhor momento para o investidor comprar.”
Para Samy Dana, o aumento da demanda real atrai também investidores que visam aos lucros futuros. A demanda especulativa se dá pela crença de que os preços estão constantemente em ascensão. “A cada dia, fica mais claro que os preços atingiram níveis insustentáveis e os investidores veem dificuldades para que eles subam ainda mais. Daqui pra frente, os preços devem cair até o nível de equilíbrio entre a oferta e a demanda real, formada por quem busca casa para viver e não apenas para quem quer revendê-la mais tarde por um preço superior ao que comprou”, esclarece.
Samy concorda que ainda não há um desaquecimento acentuado. Mas essa queda pode significar muito mais do que parece à primeira vista. “Investidores e construtoras resistem ao máximo em reduzir preço e margem de lucro. Imagine o que ocorreria se eles começassem a diminuir os preços anunciados? Isso não só poderia gerar pânico e o estouro da bolha, como também deixaria todos os que pagaram preços altos, inclusive muitos que ainda nem receberam o imóvel, furiosos”, afirma. |
Ainda segundo ele, “uma forma interessante e viável de manter a crença de que o imóvel é sempre um bom negócio é deixar o preço no mesmo patamar anterior, ou seja, extremamente caro. E, ocasionalmente, até aumentar um pouquinho, digamos, 1%. Ao fazer isso, a construtora sabe que não terá compradores. Porém, para contornar essa situação, lança mão de tradicionais técnicas de marketing, como o desconto, feirões e promoções convidativas”, ressalta.
GORDURA
O professor do MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil da FGV/IBS, Edson Mendes, diz que o aumento do crédito aumentou a demanda por imóveis, mas que ela já chegou a um limite e existe uma gordura a ser queimada. “Certamente, não é o momento para o investidor comprar. Quem quer morar, deve negociar bastante o preço”, recomenda.
Para o diretor comercial da Gran Viver Urbanismo, Marco Túlio Silva, o mercado da construção civil em BH ainda tem que entregar 60% do que foi lançado nos últimos três anos. “Em função disso, é esperada uma acomodação dos preços para vender o que está no estoque. Isso deve durar de 12 a 24 meses.
VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO
LINK
É a história se repetindo.
ResponderExcluirNo final das contas, perceberemos que toda essa especulação que está com os dias contados nada mais foi do que uma grande transferência fraudulenta do esforço de muitas pessoas para bancos e empresários, com plena ajuda de um Governo, cujas campanhas políticas são pagas por eles mesmos.
No Brasil, "Para acabar com os malandros, seria necessário prender todos os otários"
Devemos lembrar que praticamente o ano já acabou. O Brasil só volta a funcionar depois do carnaval. Nesse periodo tudo para, tudo cai.
ResponderExcluirEsse cenário, impulssionado pelo endividamento da população, deve 'ajudar' ainda mais a vida dos especuladores.
E quem tem dinheiro na mão vai sempre dar a última palavra.
Parabéns pelo blog, Observador.
Fernando Costa, quando se pega a história das bolhas, principalmente as mais recentes, percebe-se claramente que estamos no mesmo caminho. Sinceramente, eu acho que tudo é arquitetado mesmo. Não é possível que não seja, as mesmas coisas e mesmas medidas são tomadas e ninguém percebe isso?
ResponderExcluirUma nata econômica e claro, também política, se beneficiam disso. Descobriram que a melhor transferência de renda hoje não é através mais do mercado de ações.
Anota aí, depois do estouro da bolha, que em minha opinião já ocorreu, porém ainda não evidenciada, o que acredito que será a partir do 2 semestre de 2013, tudo voltará ao patamar de antes, talvez até mais baixo. E tudo se repetirá. Em 2020 veremos outra formação da bolha, aguardem!
Eu acredito que estamos hoje vivendo o momento da resistência, até devido ao fato das construtoras terem que desovar o resto. Virá agora o consumo do Natal que dará uma falsa sensação de economia "voando". Na virada do ano a ficha vai começar a cair. O primeiro semestre será de queda do preço dos imóveis com mais "promoções e descontos", mas os grandes investidores com seus "trocentos" analistas de mercados já estão preparando o bote salva-vida. No segundo semestre aí eu acho que o bicho vai pegar. Vai ser quando o cara que financiou um apertamento por 250 mil recebendo propostas abaixo disso. O IPTU + condomínio + financiamento de algo que não vale o que financiou vai ser o caos e o preço vai cada vez sendo jogado para baixo para minimizar o prejuízo. É a psicologia da massa.
ResponderExcluirIsso não é um 'especialista', é uma múmia!
ResponderExcluirPara quem ainda acredita que o mercado imobiliário vive uma bolha depare-se com os verdadeiros dados:
Aquecimento imobiliário no BR. Razões:
1- Ultra-demanda reprimida. Durante anos preços ficaram congelados;
2- Demanda normal (sempre haverá procura por moradia);
3- Subida de 50 milhões de brasileiros das classes E-D para classes C-B-A;
4- Crescimento BR! Retorno de + de 400mil brasileiros do exterior. E continua. Investimentos estrangeiros no Brasil, gringos vem de carona em busca de oportunidades (pesquisa com MBAs em Harvard revela que gostariam de trabalhar na Índia, China e BRASIL);
5- Farto crédito imobiliário:
a - Crédito imobiliário nos EUA: 80% do PIB;
b - Crédito imobiliário no BR: 5% do PIB (e ñ deve chegar a 11% até 2014);
6- O crédito imobiliário na Espanha (onde também houve crise imobiliária) chegou a 60% de participação do PIB (contra 4% no Brasil, novamente como comparativo) e o tempo de financiamento atingia 50 anos, contra 30 no Brasil (máximo), sendo que para imóveis comerciais é dado um tempo menor para essa quitação (cerca de 25 anos);
7- O crédito aqui no Brasil é tratado de forma séria, o potencial comprador é submetido a uma análise rigorosa de rendimento para provar que ñ comprometerá + que 30% de sua renda. Diferentemente dos EUA onde o crédito era dado a quem já tinha dívidas. No BR você deve ter nome limpo ou NÃO tem financiamento. Principalmente, a parte financiada do imóvel no Brasil é de até 80%, enquanto nos EUA financiavam 110%, com renegociação da dívida ao longo do tempo para um valor maior;
Além das razões: SEGURANÇA, RENTABLIDADE e LIQUIDEZ.
Enfim, o mercado imobiliário onde haviam bolhas cresceram sobre areia movediça, enquanto que o Brasil cresce em largas, firmes e seguras fundações.
NÃO HÁ NEM HAVERÁ BOLHA IMOBILIÁRIA NO BRASIL! Nem recuo de preços.
(Das 10 cidades + caras para imóveis no mundo a 'mais barata' custa R$ 57mil o m². No Brasil a média é R$ 6.000.)
Acho que quem está 'especulando' são esses economistas que acham que podem dar pitaco em tudo... me poupe.
E você? É PhD em quê? Em "negação do óbvio"? Aposto que é corretor desesperado, construtor falido ou investidor endividado...diz aí, vai! Só falta dizer que o mensalão nunca existiu...
ExcluirFabio Martins
LIQUIDEZ??? Que liquidez?
ExcluirHouve aumento na classe média no Brasil? Houve. Mas está não tem dinheiro tem apenas crédito o que é muito diferente. O custo de vida que o governo quer impor à Classe Média é superior ao que ela realmente pode pagar. A classe média está financiando tudo do apartamento do tamanho de um kinder ovo à carroça que muitos insistem em chamar de automóvel. O mercado é ciclico, amigão! O preço VAI cair, isto é natural. O custo do imóvel aumento centenas de vezes o que a renda da classe média aumento. Tem uma disparidade muito grande ai...se você não é corretor és um grande comediante!
Tem-se que comparar laranja com laranja e banana com banana. Certamente o esse m2 mais barato dos mais caros não é nenhuma Bananalândia, onde não se tem saneamento básico, problemas de segurança pública, infraestrutura de telecomunicações adequada, transporte público adequado e de qualidade, etc, etc, etc...
ExcluirE não vai ser uma Copa do Mundo ou Olimpíadas que irão tornar o Brasil em uma Suécia! Essa valorização dos imóveis tem pouquíssimos fundamentos!
Sim, sou do ramo e realmente vejo o que está ocorrendo, sabe o que? As vendas nunca cairam. Não, não estou desesperado. Fico apenas pasmo que depois de tanta informação balizada e consistente pessoas como vcê ainda digam bobagens como essas. Para bom entndedor, meia palavra basta. Aí em cima está um texto inteiro. Mas se não basta digo mais. Provavelmente você mora em SP, onde a metragem subiu bastante. Primeiro: os critérios para definição das classes no Brasil estão defasadas, e os próprios especialistas ja debatem esse assunto há algum tempo. A compra de um imóvel nunca se baseou exclusivamente na renda. Muita gente que já comprou, e continua comprando, usou como pagamento ou parte dele, dinheiro de FGTS, ou vendeu carro ou outro imóvel, ou utilizou reservas de alguma aplicação (poupança..) e até mesmo um dinheiro inesperado (herança, processo ganho..etc...). São inúmeras as variáveis! Esse discurso de que qualquer imóvel em SP vale meio milhão não cola mais. A lei de mercado é clara! SP é a maior capital do país, a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano e de todo o hemisfério sul! É a 4a.maior cidade do mundo, à frente da cidade de NY, em dados atualizados (2012). Uma das cidades mais influentes do mundo: 10o.PIB e a segunda maior bolsa de valores do mundo em valor de mercado. Você queria morar em uma cidade como essa à R$ 3.000 o metro quadrado, jovem?! Claro que quem quer comprar um apto de 50m², no Leblon(RJ) ou Pinheiros (SP) por 200mil reais não vai engolir esses fatos. É realidade demais, a maioria não suporta...
ExcluirQuem está 'negando o óbvio'..? Tira a tapadeira, caro.
ExcluirAo anônimo que postou às 18:54. Pra mim o que vc falou não mudo em nada, os dados estão aí. A pouco saiu uma repotagem na Globonews, um dos canais mais respeitáveis da TV, sobre o desaquecimento do setor imobiliário. Se até a TV está noticiando isso, logo mais a crise já será um senso comum.
ExcluirSorte sua que vc continua vendendo imóveis, faça uma boa poupança pq o futuro não é nada animador pra você.
Boa Noite a todos
Benitz acredita em jornalista...
ExcluirNão me iludo. Leio, estudo e acompanho números do mercado. Dica do Machado: "..a força de embaçar os outros, embaça-se um homem a si mesmo, porque em tal caso poupa-se o vexame, que é uma sensação penosa e a hipocrisia, que é um vício hediondo." Seja honesto.
ExcluirEstá virando uma bagunça esse negócio de anônimo. Eu não me escondo. Sou o Carlos. Meus posts são os das 18:14 de 2 de outubro/ 18:52, 18:54 de 3 de outubro/ 13:12 e 13:24 de 4 de outubro.
Excluir"Nunca discuta com um idiota. Ele irá arrastá-lo até o seu nível e então o derrotará com a sua vasta experiência." Fico aqui para não me arrastar...
Caro "Anônimo Carlos": Quantos milhares de "Carlos" tem nesse país?
ExcluirSe não quer falar o nome, ok, é um direito seu. Agora, não venha aqui pagar de correto e de machão agindo como um covarde. Ou fala o nome todo, ou então fica calado!
E outra, esse negócio de ficar dando "control C + control V" em frases que você fica retirando da internet só pra parecer culto e passar a impressão de alguém "bem informado", tá por fora...basta dar uma navegadinha pelo Facebook...
Fábio Martins
classe média aumentou coisa nenhuma.
ExcluirA unica coisa que o governo fez foi alterar a classificação, agora 400 reais per captapor mês é classe média, isso dá 1.200 para uma familia média de 3 pessoas.
Com 1.200 ou 1.600 familiar mensal mal dá pra sobreviver, muito menos comprar um imovel de 200 mil que é quase o piso das grandes cidades.
Meu Deus hein sair da classe E-D para a classe C-B-A , pelo amor de deus hein.
ExcluirDificilmente 50 milhoes sairão da classe E-D pelo motivo do qual eles não conseguem se especializar em algo que façam eles ganharem mais $$$$$, imagine então irem para classe B ou A, meu é piada, nem mesmo alguem de classe B para A seria algo impossível a não ser que ganhe na mega sena.
Esse cara é PHD em corretagem de imóveis, ganha dinheiro botando as famílias brasileiras escravas de financiamento imobiliário. Aqui no Rio é nítida e clara a bolha e a cartelização formada pelas imobiliárias. As placas de vende-se estão espalhadas, os imóveis velhos (com azulejos ainda da época da vinda da família real para o Brasil) custam um fortuna, e esses corvos vivem do medo que o brasileiro tem de não conseguir a tão "sonhada" casa própria. Aqui tá assim: Não tem o que fazer para ganhar dinheiro, vai pra corretagem.
ExcluirE tem gente que acredita nessas balelas e se prende a um financiamento de 35 anos e compromete toda a vida da família.
Aguardem pela fatura, que logo irá chegar...
Acredito que as vendas ainda acontecem, mas, existem em SP muitos imóveis encalhados, há dois anos fui ver uma casa assobradada na ZN, ali existiam 4 casas com 90 m2 aproximadamente com oferta de R$ 450.000,00, passei lá recentemente e as 4 estão a venda, ridículo mercado pedindo o que quer, mas, não pago o que pedem, não valem, absurdo, e aguardem, após a copa cairá muito os valores de imóveis, cidade das faixas de ônibus , ruas esburacadas, faixas sem pintura, faróis que apagam com pouca chuva, hospitais e infra péssimos, quem esperava a copa para melhor, decepcionará.
ExcluirVOLTA LÁ DAQUI A DEZ ANOS E TÁ CARO DO MESMO JEITO. DÉFICIT IMOBILIÁRIO MUITO ALTO!!!
Excluirhoje é junho 2015 meu amigo e tudo que vc achava foi para cucuias ,mercado travou total e só não ve que não quer,ferrrrrrrrrrrrrrrrrrrrouuuuuuuuuuuuu tudo ,tem que ler o mercado sempre e agora salve-se que puder
ExcluirCadê a bolha rapaz?
ExcluirTô esperando há dois anos ela estourar pra comprar dois imóveis pelo preço de um e nada.
O fato é que no fim das contas, ambos os lados estavam corretos. Os preços estavam inflacionados, porém por conta da dinâmica da economia não houve o estouro de bolha alguma.
Haverá queda gradativa e estabilização dos preços, afinal a inflação continua na média de 6% ao ano.
Simples assim.
Pois é, se eu tivesse trocado a compra pelo aluguel (comprei em 2013) estaria rasgando dinheiro, financiei 180 e meu vizinho vendeu esses dias por 220 para vender rápido, a média aqui em 2015 foi 250 mil
Excluirhttp://almofadinhaamarrado.blogspot.com.br/2016/11/realmente-apenas-idiotas-compram-imoveis.html?m=1
com certeza o imovel no Brasil esta sendo especulado,os imoveis usados ficam mais velhos e mais caros,financiamento so para quem tem bolsa familia,contrutoras pagando agio em terrenos,levei 04 anos para vender um que no começo pedia 1 milhao,por sorte venho acompanhado o mercado e notava a especulaçao e entao passei a reajustar o mesmo consequi por sorte vende lo por 1.500 pois o comprador tinha dinheiro e preçisava dele,como valorizou tanto um imovel que ficou mais ?pura especulaçao
ResponderExcluiragora vou ficar quetinho esperando o que vai acontecer pois com certeza duas vezes isto nao vai ter consumidor
Só pra te lembrar!
ResponderExcluirPib caindo
Vendas no comércio caindo
Arrecadação do governo federal caindo
Inflação subindo
Desindustrialização subindo
Inadimplência subindo
Quantidade de seguro desemprego subindo
E... Corretoras de imóveis atoladas nos prejuízos!
Caro, "Anônimo 3 de outubro de 2012 15:10"... PIB caindo.?? Comércio caindo..? Corretoras no prejuízo..? rsrs Me leva prá conhecer, Marte? Mas só uma passadinha, depois volto aqui prá realidade...rsrs jesuismariajosé.. me pergunto o que se ganha inventando tanta asneira...
ExcluirAcho que você não sabe fazer conta (anônimo 5/10/12). Vou desenhar!!!
ExcluirPIB em 2011 = 2,7%
PIB em 2012 = 1,5% (previsão das mais otimistas)
QUEDA = 1,2% (Obs.: queda significa caindo, o ano ainda não acabou!)
Se o PIB está em queda o comércio que é a base dos cálculos do PIB do governo atual, está obviamente em queda. As corretoras estão mostrando os seus balanços com enorme queda de faturamento sendo divulgado nos pricipais impressos, como consta neste blogue.
Entendeu ou já está em Marte. Alô, Terra chamando...
Não sei em que mundo vive este anônimo acima.
ResponderExcluirAté parece que esta fazendo propaganda pro governo.
Não vou discorrer sobre todos os itens que ele citou para argumentar a não existência da bolha, mas quase todos são questionáveis.
1 - Essa história de demanda reprimida, não sei quem que inventou, algum colunista/pesquisador falou isso e todo mundo que não entende do mercado sai por aí se apropriando desta fala. É claro que no Brasil tem um monte de gente sem moradia, mas estas pessoas tem renda muito baixa. Precisam de casas populares. Nunca terão condições de comprar esses imóveis que estão encalhados no mercado (tudo que custar acima de 250.000 já é caro pra eles).
2 - Outra coisa absurda é esta história de 50 milhões de brasileiros na classe C. No Brasil, pra ser classe C tem que ter renda per capita de menos de R$400. Pessoal, com este critério até uma doméstica ou um motorista de ônibus( com todovo respeito a estas profissões) podem ser considerados classe média. Agora, eu pergunto, essas pessoas teriam condições de comprar os imóveis de 400, 500 mil reais que estão sendo oferecidos aos montes no Brasil. O que é considerado classe média aqui, é pobre em qualquer país desenvolvido.
A única coisa sã que foi dita é a respeito do Brasil ser mais criterioso na concessão de crédito que outros países que enfrentaram bolhas.
Falou bem Fábio, "É a negação do óbvio".
TÁ CERTÍSSIMO!!! EU GANHO 1700 E NÃO CONSIGO COMPRAR NADA? SÓ BARRACO NA FAVELA, MAS EU TENHO MEDO, TODO MUNDO FALA QUE EU PAREÇO POLÍCIA!!!
ExcluirEsse governo é genial
ResponderExcluirA renda parou de melhorar desde 2011 e aí, o que eles fazem pra continuar mostrando avanços???
Reduziram o critério de ClasseC para 400 reais percapta e de classe AB para 800 reais per capta. (antes era 1.600 e 5.000 familiar)
Fazem de tudo para confundir a opinião publica e manter a ilusão de que tudo vai bem, afinal é época de eleições.
Que a bolha vai estourar um dia, isso vai ...
ResponderExcluirNo momento que isso estourar, os primeiros a se livrarem dos estoques serão as contrutoras e grandes investidores, através de promoções e descontos. Com isso acontecendo, nada mais será vendido a um preço caro, mas os pequenos investidores irão teimar nos preços altos por um determinado tempo. Os preços continuarão caindo, alguns pequenos investidores irão se render, mas a maioria não. Quando tudo acabar e os pequenos abrirem os olhos, verão que perderam muito dinheiro em toda essa história. Num lado oposto, os bancos garantiram seu lucro por 30 anos, as construtoras só surfaram no "pico da onda" e o governo enganou a todos, fingindo que não sabia de nada. Tenho dó dos pequenos investidores que continuam acreditando que não existe bolha imobiliaria no Brasil.
Quero que pegue fogo e que o bombeiro esteja em greve! É covardia o que fazem com o trabalhador brasileiro, que precisa de uma casa para morar. Metem a faca mesmo, cambada de sanguessugas! Imobiliárias, construtoras e especuladores! Querem ganhar muito em pouco tempo, as custas de trabalhadores honestos. O mercado imobiliário vai parar até que os preços caiam.
ResponderExcluirConcordo com vc anõnimo 25 de dezembro, só acrescentando ao seu comentário que os brasileiros também tem uma pequena parcela de culpa, com essa sede de comprar de forma descontrolada, brasileiro não sabe esperar a hora de comprar, gosta de pagar caro, sente uma grande satisfação de falar e ostentar que comprou um apto de 500 mil que deveria custar na realidade 200 mil, sou brasileiro e desculpa minha opinião esse país é um circo habitado por mais de 200 milhões de palhaços!!!!
ExcluirConcordo com vc, mas acho q o q vc falou cabe melhor aos carros, que é outra demonstração de que os brasileiros são tapeados e parecem não se importar. Poxa, senti vergonha outro dia qdo conversava com um alemão sobre como é a relação de preços e impostos no Brasil...
ExcluirPs. meu nome é Amaury.
Acredito que os preços dos imóveis não irão despencar como foi dito anteriormente. Creio que a partir deste semestre haverá um freio no aumento do preço de venda e um travamento no mercado de imóveis. Não esperem que haja uma diminuição forte, pois isso não ocorrerá por enquanto, agora, os preços cobrados realmente não são condizentes com o poder aquisitivo do brasileiro, os sálarios não acompanharam, nem de loge, os aumentos dos imóveis. Daí, é obviu que de uma hora pra outra haverá um travamento do mercado e uma estagnação dos preços. Semana passada visitei uma corretora de imóveis e constatei que não foi vendida nos últimos 5 meses nenhuma casa de um determinado condominio no município de Gravatá/PE. Os preços continuam os mesmos e nada de venda. Promoções ainda não, mas tá tudo parado. Espere um pouco, quem sabe em 6 meses já teremos um norte. Ninguem quer perder dinheiro, primeiramente os preços sobem acompanhando a inflação, depois param de subir e aparecem ums descontos, depois os preços caem até que o mercado novamente atinja um equilibrio. Tudo isso pode demorar mesmo até 2 anos. Portanto é uma temeridade comprar imóveis agora. Eu vou esperar!
ResponderExcluirCaros, venho expor minha realidade aos que dizem que o Brasil ta todo mundo "subindo" de classe.
ExcluirRecebo liquido entre R$ 10 e 11 mil, renda facilmente muito superior aos que dizem que classe A tem uma renda de 1.600 per capita, nao tenho casa e informo que no patamar dos valores de hoje, se financiasse 450 mil, seria obrigado a uma entrada de quase 90 mil e parcelas acima
De 2500 reais. Meus custos mensais facilmente superam 5 mil.
O nosso custo de vida esta absurdo, esses precos mais ainda e nosso potencial de ganho cada vez menor.
Brother, com uma renda de 10 mil, o que encontro sao apartamentos pifios de 50m cujo valores ultrapassam 200 mil. Vc realmente acha que isso ira se sustentar?
Excluire eu que ganho 1700 reais? invado e faço uma favela? alugo um buraco desse em cortiço? vou disputar uma vaga debaixo do viaduto Santa Tereza? ou subo na favela e compro um 38 e dou um tiro na cabeça?
Excluiraliás, 1700 dá pra comprar um 38 e pelo menos uma bala? O PAISINHO FILHO DA PUTA!!! TANTO LUGAR PRA NASCER E EU VOU NASCER NESSA PORRA DE BRASIL!!!
É raro o prédio que não se vê uma placa de vende-se, aluga-se. Essa bolha já estourou mesmo, só que os jornais têm como maior anunciantes as imobiliárias e construtoras. Eles vão tentar segurar essa pelo maior tempo que conseguirem.
ResponderExcluirUm bando de imbecis!!!
ResponderExcluirIsso é o que vocês são. Ficaram esperando, achando que o preço estava muito alto e não compraram imóveis em 2006. Em 2008 acharam que havia bolha e em 2010 estavam convictos disso. Olhem bem, os preços continuam subindo e não vão parar de subir.
Comprem logo enquanto ainda conseguem obter um financiamento.
Se você acha que os imóveis estão caros, na verdade é você que está abaixo da média de renda nacional e ainda por cima é burro demais e acredita nessa conversa fiada de bolha imobiliária no Brasil. Os preços continuarão a subir e quem ganha pouco como você e não aproveitar para comprar logo agora não vai mais conseguir com os preços milionários dos próximos anos, que não vão cair, por mais que vocês torçam por isso.
Voce eh retardado? A bolha anterior a 2008 foi nos EUA que estourou a quebra do Leman Brothers. Pouco tem a ver com o Brasil. A bolha aqui ainda vai estourar, historia parecida com a dos EUA so que com uns anos de atraso. Os investidores aprenderam como ganhar dinheiro e pular fora do barco antes de afundar. Quem vai sofrer eh a populacao media.
ExcluirÉ....
ResponderExcluira previsao do Samy Dana, PhD em finanças e professor da Escola de Economia de São Paulo (EESP-FGV),
parece que foi furada...
O mercado de Lançamentos Novos, residenciais, minha casa minha vida, e comerciais está BOMBANDO, pelo menos em BH.
Os CONTRAS sempre torcem CONTRA ...
Roberval
Há, há, há...você deve ser o Roberval Taylor, personagem do saudoso Chico Anysio! Mercado de lançamentos bombando em BH??? Meu caro, moro em Belo Horizonte, e a coisa aqui tá feia. Para começar, todas as construtoras de fora, especialmente as paulistas, estão "abandonando o barco", cancelando obras, demitindo à beça e fechando suas filiais. Só no prédio onde moro, com apartamentos de 2 quartos, existem 3 unidades a venda há mais de um ano, sendo que uma delas começou a ser vendida por 480 mil, e agora já está por 320 mil, E NÃO VENDE DE JEITO NENHUM. E se você é mesmo de BH, estou falando do bairro Cidade Jardim, um dos melhores e mais tradicionais da cidade. Já leu o post deste blog chamado "Se a crise continuar, muitas imobiliárias vão fechar, diz empresário"? É um triste depoimento do dono de uma imobiliária, expondo uma verdade que vocês se recusam a aceitar. E sei da crise porque meu irmão é engenheiro civil e, infelizmente, foi demitido de uma das maiores construtoras do país, sob o argumento de "ajustes". E olha que junto com ele foi uma leva de gente que também pensava e falava como você. Respeito sua opinião, pois provavelmente você deve ser corretor, e tem mesmo que defender o seu mercado. Porém, acho que para o bem até mesmo de profissionais como você, o ideal é que essa queda que o Samy Dana previu (e que já está muito próxima em BH), aconteça logo para que todos possam ganhar (consumidores e mercado). Pense nisso...e espero que tenha senso de humor e não se zangue com a brincadeira do nome. Por fim, desejo sinceramente que o mercado fique bom para todo mundo.
ExcluirFilipe Guerra - Belo Horizonte
Felipe Guerra apontou a realidade de BH , tudo travado para vender, não vende mais nada.coincidentemente meu irmão também é engenheiro e foi demitido, fez concurso e foi trabalhar no Estado por que não arrumava emprego de forma alguma!!!Em compensação , não estou vendo queda de preço.Acho que só em 2018 para frente, ou talvez nem haja queda, o déficit imobiliário é muito grande e não se pode escolher comprar ou não como se faz com carne quando está cara, não se pode morar debaixo da ponte , ou paga prestação ou senta no aluguel.O brasileiro tem que aprender a invadir e fazer bairros urbanizados e não favelas. Quem é dono de terras me perdoe , mas sua terra também foi invadida , a não ser que você seja indígena nativo.
ExcluirO idiota aqui comprou um APT em 2008, quando estava na baixa dos preços dos imóveis e o mesmo idiota que vos fala vai comprar um outro imóvel em 2014. Quem sabe esse idiota não compre um repasse desses sabidinhos que estão comprando agora. Claro que por um valor razoável, quem sabe? Aqui em Recife as vendas caíram muito. Tem placas de venda em quase todos os edifícios, o que não ocorria no ano passado. Os preços estão altos e o mercado parado. O que houve???
ResponderExcluirAqui em Curitiba o mercado imobiliário está parado também. Os preços estão acima da realidade de compra da maioria dos brasileiros e o custo do empréstimo é tão elevado que o poder de consumo em outros produtos se vê reduzida, fazendo a economia do país girar mais lentamente. Os preços altos dos imóveis é bom para especuladores e imobiliárias, que são gananciosos. Espero que a sociedade se mobilize e não compre mais. O mesmo deveria acontecer com os automóveis. Realmente é muito difícil viver em nosso país. Lamentável...
ResponderExcluirO tal do corretor e mala
ResponderExcluirCorretor babaca
ResponderExcluirEntrevista com gerenciador de fundos imobiliarios(INFOMONEY- JAN/2013):
ResponderExcluir"Para Paulo Bilyk, CIO (Chief Investment Officer, ou diretor da área de investimentos) da Rio Bravo, gestora de recursos que possui mais de R$ 5 bilhões de patrimônio em ativos imobiliários, os fundos imobiliários chegam como uma alternativa às baixas taxas de juros no país e são uma boa opção para o investidor pessoa física. Ao mesmo tempo, ele ressalta que os investidores dos fundos estão acostumados com uma valorização constante dos imóveis nos últimos anos, o que pode não se repetir com a mesma intensidade daqui para frente.
“Estamos animados, mas também cuidadosos”, disse, em entrevista ao InfoMoney. “O brasileiro ainda não viveu um ciclo de reprecificação de ativos imobiliários em bolsa e talvez as pessoas estejam um pouco iludidas, [achando] que o imóvel não cai de preço. De fato, na vida dos fundos imobiliários, os imóveis ainda não caíram de preços. Mas isso não vai acontecer para sempre”, acredita. Para Bilyk, o mercado imobiliário já “se acalmou”. “O mercado já está bem mais sóbrio. Já não vemos o preço dos imóveis aumentando de forma tão importante”, aponta...."
Se acalmou tanto que esta quase morto! Quase mesmo. É uma questão de tempo. Enretanto, não irei repetir as certeiras e sábias explicações dos amigos acima deste deprimente mercado especulativo.Vale ressaltar, que a "especulação" é generalizada. Em todos os âmbitos tal crueldade é aplicada. O que é justo não é o bastante. A ambição virou uma chaga descontrolada, onde as pessoas não enxergam - ou sentem - as incoerencias,ou , possíveis prejuísos, que em muitos casos são "evidentemente visíveis".Não condeno a falta de informação, mas sim, a falta de acesso. E para muitos: mera negligência.
Excluirna época que fui comprar um imóvel por 180 mil (2010) achei que eu assim que comprei fosse um besta pelos aumentos constantes e na época diziam a mesma coisa....especulação imobiliária , bolha..enfim...hoje 2013..o mesmo apartamento nosso ultrapassa os 330 mil e continua a mesma história ...especulação..bolha...e o tempo passando..tudo sobe..feijão, arroz,gasolina, impostos e porque os imóveis não ter uma valorização? pelo que observei o perfil de 2010 para quem comprava na planta era mais vantajoso comparado nos usados , no caso de hoje está praticamente igual. Por outro lado o preço só sobe porque há demanda , na minha humilde opinião hoje compensa quem compra pra morar para não pagar aluguel. Em relação a estes aumentos sempre haverá e quem ficar pensando se compra agora ou depois para ficar continuando pagando aluguel não é bom negócio..pagar o que é seu é a melhor opção..pra quem tem um perfil investidor..a melhor opção acho que terrenos..bens para alugar , arrendamentos, entre outros..
ResponderExcluirTeve um maluco que comprou um apartamento por 32 milhões de dólares(64 milhões de reais)em ipanema.Também não é para menos,é filho de um corrupto Africano;ou seja,o dinheiro não foi de seu suor ! Essa especulação imobiliária é porque o Brasil tá na moda( copa e olimpiadas)..passou isso o Brasil voltará a ser uma nação sem muito importância.
ResponderExcluirComprei um AP na Vila Romana há 6 anos. Paguei exatamente 220 mil. Em janeiro recusei uma oferta: 650 mil. Isso não é normal! Não vendo pq não sou negociante. Sou medroso, confesso! Mas se eu fosse phodão acreditaria no conselho do professor Samy. Venderia agora pelos 640 paus. Colocaria a grana em algum fundo de investimento e ia morar de aluguel. Daqui há 2 anos teria uns 660 mil para comprar outro AP na bacia das almas ... Mas e se a profecia do teacher falhar?
ResponderExcluirvoce recusou esta porposta em janeiro, tenta oferecer este apartamento hoje, que voce vai perceber que a pessoa que ofereceu este valor em janeiro, ela nao paga mais este valor,, isto aconteceu comigo....tenta,,,voce vai ver que eu estou certo
Excluiragora ninguém paga tão caro, mas procuro um em preço justo e não acho nada!! não estou vendo queda nenhuma, na verdade tá voltando para o preço caro, pois existe o caro e o absurdo, o absurdo tipo esse ai de 650 conto já era, mas tá tudo caro ainda, pelo menos a qui em bh, ademais lote tá acabando, quem quer morar em bh paga os olhos da cara, senão vai morar na região metropolitana.
ExcluirEita que ninguém se entende!
ResponderExcluirEsqueceram de falar que o juros nos EUA é 1% ao ano.
ResponderExcluirentao como fica tem que espera so depois da eleicao me de uma resposta
ResponderExcluirda de compra agora
ResponderExcluirapto
Não concordo com a matéria, e se acontecer isso, os outros setores estarão muito piores e a nossa crise será enorme, já essa história de classe média é história pra grego ver, de que adianta o salário aumentar 30% e a inflação 70%?
ResponderExcluirPARA QUEM ACREDITA EM COINCIDENCIA http://www.youtube.com/watch?v=EqW9srTn7xM
ResponderExcluirAgosto de 2013 - E o sabidão com PHD , Mestrado, Doutorado , MBA , e tudo mais errou em suas previsões.
ResponderExcluirJá tem tem alguns anos que este professor Ph.D faz esta "previsão", porem ele não tem dado tanta sorte como o Roberio de Ogum e outros que tambem tentam adivinhar o futuro.
ResponderExcluirNão sou economista, nem especialista no setor, tambem acho que os preços do mercado imobiliário estão relativamente estabilizados, mas não concordo com sua previsão, e penso que os preços do m² em todo Brasil, mesmo que de forma menos acentuada, devem ter ainda algum aumento nestes próximos anos.
Eu não gostaria de ser um aluno, ou cliente deste professor.
As vezes fico pensando se é previsão ou praga, quando vejo estas declarações e previsões?
João Luiz - São Paulo
PESSOAL... FAZ O SEGUINTE : VAI NA CEF E VEJA AS FACILIDADES PRA FINANCIAR UM IMOVEL ? E OUTRA IMOVEL QUE DÁ FINANCIAMENTO VENDE SIM MAS PRA QUEM GANHA MUITO BEM , O QUE EXISTE HOJE É ESPECULAÇÃO DE PESSOAS VENDENDO IMOVEL QUE NÃO DÁ FINANCIAMENTO A PREÇOS ASTRONOMICOS E OUTRA ASSIM COM LINHAS TELEFONICAS NO PASSADO QUE HJ NÃO TEM VALOR NENHUM ... IMOVEL TAMBÉM SERIA NECESSARIO NOSSO GOVERNO ACABAR COM ESTA ESPECULAÇÃO DE MEGAS VALORIZAÇÃO , CONSTRUTORAS MONTANDO "APERTAMENTOS" E VENDENCDO A PREÇOS ABSURDOS , PESSOAS VIVENDO DE ALUGUEIS EM (VERDAEIROS CURTIÇOS DE NO MINIMO 600,00 POR MÊS ) E PESSOAS QUE DEIXAM SUAS CASAS PARA ALUGAR PRA MORAR EM "AREAS LIVRES" QUE DIGA SE DE PASSAGEM ESTA SENDO O MELHOR LUGAR PRA SE MORAR POIS NAO TEM FINANCIAMENTO , IPTU , CONDOMINIO E DEPENDENDO VC NAO PAGA AGUA NEM LUZ E AINDA DE SOBRA COLOCA UM BELO AR CONDICIONADO QUE FICA LIGADO DIRETO ; EM RESUMO : TUDO DEPENDE DO GOVERNO ACABAR COM ESTA FESTA DE SUPERVALORIZAÇÃO E TEM OUTRA ANTES DE ENTRAR NUM FINANCIAMENTO DE IMOVEL PENSE MUITO ... SAO 35 LONGOS ANOS E MAIS IPTU .... CONDOMINIO ...TAXAS ... E ALTO COMPROMETIMENTO DOS SALARIOS E AS CONSTRUTORAS AINDA DIZENDO QUE ESTAÕ VENDENDO MUITO ....SERÁ QUE ESTAO MESMO ????
ResponderExcluirA CEF quer que eu comprometa somente 30% da minha renda e passe 35 anos da minha vida pagando um apartamento pra eles? Não é a toa que é a instituição mais rica do mundo ou seja preciso estar proximo de morrer pra deixar uma herança de imovél para meus enti queridos? Que País é este ? e outra tem muito imovél sobrando por ai culpa da especulação de muitos que compraram a preços baixos e agora querem ter lucros com altos aluguéis e vendendo a três ou cinco vezes mais caros. Visitem Osasco - SP e vejam a quantidade de imovéis que tem por lá pra vender ou alugar ...Porque será ?????
ExcluirParece que agosto se tornou o mês do desgosto para os corvos. Como disse o colega acima, espero que tenham uma boa poupança, porque a coisa vai ficar feia daqui pra frente. A farra da especulação está com os dias contados. E a farra do corretagem com dinheiro fácil de futuros otários endividados também. E não adianta vir com esse choro de playboy filho de pai falido, é melhor se acostumar com a nova realidade. Chegou a hora do preço justo e não precisa ser professor da FGV pra prever o que acontecerá. Quem sobreviver verá... e além de ver poderá comprar o apto. que o corvo vendia por R$ 800.000 a justos R$ 300.000. Fica a dica: comecem a fazer a poupança enquanto é tempo...
ResponderExcluirPRA QUEM COMPROU IMOVEL A PREÇO BAIXO E AGORA ESTA QUERENDO GANHAR CINCO A DEZ VEZES MAIS CHEGOU A HORA DE VENDER IMEDIATAMENTE POIS DINHEIRO NÃO NASCE EM ARVORE E MUITA GENTE VAI CHORAR FALANDO QUE PERDEU DE NAO TER VENDIDO ANTES. ABRAÇO A TODOS E SAIBAM QUE ACOMPANHAR O VALOR DE MERCADO É PRA ' BANCO QUE FINANCIA' O BEM E NÃO PARA PESSOAS QUE TEM BENS E NÃO TEM QUEM COMPRE POIS É FORA DA REALIDADE DIZER COMO CONSGUIR EMPRESTIMO NA FAIXA DE 100.000,00 NOS DIAS ATUAIS SEM TER GARANTIA ALGUMA PRA DAR E DINHEIRO NÃO NASCE EM ARVORE MESMO!
ResponderExcluirA REALIDADE ESTA AI PRA QUEM QUIZER VER AOS SEUS OLHOS , OU SEJA CHEGOU A HORA DE CAIR OS PREÇOS DE TUDO E NÃO SÓ IMÓVEIS COMO ESTA OCORRENDO JÁ (imóveis de alto padrão com 35% a 40%) de desconto como saiu na reportagem do ESTADÃO DE DOMINGO, A ESPECULAÇÃO CAIU ,JÁ NAO EXISTEM TANTOS COMPRADORES E A REALIDADE É OUTRA , NAO ADIANTA A CAIXA EXPANDIR POR MAIS ANOS OS PAGAMENTOS PRA 50 OU 100 ANOS PRA PAGAR .RESTA AGORA O MERCADO DIZER O QUE ACONTECERÁ ?CHEGA DE TANTA ESPECULAÇÃO POIS IMOVÉL É ALGO NECESSARIO PRA MUITOS QUE AINDA SONHAM EM TER E TEM MUITA GENTE SEGURANDO PRA NÃO VENDER MAIS BARATO "ACHANDO QUE AINDA VAI SUBIR MAIS" LEIAM QUE IMÓVEL É NESSECIDADE E NÃO ESPECULAÇÃO , QUE DESABEM OS PREÇOS "IMEDIATAMENTE" POIS "TUDO QUE SOBE...DESCE E COMO DESCE...) PARABÉNS AO OBSERVADOR;
ResponderExcluirO bb me empresta no maximo 35.000,00 de emprestimo pessoal , onde mensalmente terei que pagar em media durante 48 meses de R$830,00 sendo que recebo mensalmente R$2.000,00 pois sou assalariado , se alguém sabe a "Magica" me diz como faço para comprar um imóvel? acho melhor invadir um terreno da PREFEITURA e ir morar na COMUNIDADE ! Chega de tanta especulação e achar que o BRASIL VIVE UM MOMENTO MARAVILHOSO EM QUE A ECONOMIA ESTA MARAVILHOSA E QUE TODO MUNDO TÁ PODENDO COMPRAR DE TUDO , a coisa tá feia e tem muita gente dizendo que está tudo MIL MARAVILHAS (SÒ se for em BRASILIA OU para alguns POLITICOS ), Alguém sabe prever que esta chegando as proximas eleições e que irão aparecer muitas "oportunidades POLITICAS" pra dizer que vai ter distribuição de muitos imóveis populares (GANHADOS QUE DEPOIS SÃO VENDIDOD POR CERCA DE 50.000,OO ONDE SE ENTRA EM NEGOCIAÇÃO CARROS , GELADEIRAS E ATÉ PS3 ) IMPORTANTE É TALVEZ TROCAR PARA SE TER UM APARTAMENTOZINHO OU SENÃO IR MORAR EM CIMA DE UMA CASA QUE ESTA ALUGADA QUE ESTA EM CIMA DE OUTRA QUE TAMBÉM ESTA E OUTRA QUE TAMMBÉM ESTA E ESTA ALUGADA TAMBÉM POR NO MINIMO 600,00 POR MÊS , É A festa da especulação que faz o mercado ter preços incontrolavéis , onde nem governo nem população se entendem claro que até chegar a COPA DO MUNDO ;
ResponderExcluirtenho 10.000,00 pra comprar um terreno e estão me oferecendo na favela (comunidade) que garantia tenho de que vou permanecer lá ?
Excluiramanhã...27-09-2013..um ano após o observador do mercado acreditar que os preços irão cair..40%...sonha..sonha....
ResponderExcluir2014..2015..2016....2080...
Acho que o divisor de águas é a copa do mundo. Vamos aguardar! Se vai cair 40% eu não sei, mas que vai cair vai.
ExcluirHoje, julho/ 2014, vejo preços caindo em torno de 5% em lançamentos aqui no interior de SP, promoções, construtoras abrindo mão da correção do INCC, e mais lançamentos prestes a serem lançados nesta situação, aumentando a oferta. O "longo caminho" citado no texto para se chegar a diminuição de preços já está sendo percorrido. A bolha começou a murchar.
ExcluirPessoal, pense nisso essa bolha é regional, tem lugar que aumentou demais e vai sofrer queda, mas em regiões que tem muitas obras, aqui em BH imóvel ta muito caro, mas na região metropolitana ainda de lançamentos em torno de 140 mil dentro do pmcmv com juros baixo, sou corretor e para vc q quer comprar seu imóvel e tem pouco dinheiro ainda vale a pena comprar na rmbh e se vc vai comprar um imóvel usado pode pedir um desconto que cai
ResponderExcluirFora de BH o preço melhora, mas em BH dos imóveis a venda menos de 1% possuem esse valor.
Excluiré so esperar a copa do mundo passar !!!!!!!
ResponderExcluirParece que aconteceu o contrario...subiram 40%...
ResponderExcluirMuito interessantes todos os comentários. Eu na minha humilde opinião, acredito em bolha imobiliária, por alguns motivos que meio que obvio.
ResponderExcluir1 - em 10 anos aproximadamente o preço dos imóveis subiram absurdamente.(claro, o país cresceu, pessoas subiram de classe etc... mas na minha opinião, o preço aumentou devido ao fácil ganho de dinheiro em curto prazo, e sabem quem inflou ou ganhou muito com isso? Governo, minha casa minha vida foi um golpe gigante para o Governo ganhar grana em cima das construtoras, que por sua vez, em um país de oportunistas, entraram de cabeça. em Campinas, várias construtoras apareceram, ergueram prédios, e agora correram daqui. E outra coisa, a construtora ergue um imóvel e vende por 100k por exemplo, compramos e pagamos uns 20k para a construtora e financiamos o restante na entrega das chaves. Perfeito, prazo de 3 anos tudo certinho. com 1,5 anos, embarga a obra, e fica meses ou ano parado, o comprador não aguenta, vende a cota dele por 30k para não perder grana e a construtora volta com as obras vendendo o imóvel por 130k +- e cobra 40k os custos da construção. É o mercado capitalista, não esta errado, quem tem dinheiro se deu bem, quem não tem paga o finaciamento, é simples, esse é o nosso mundo.
Desde 2009 que já falava para amigos e conhecidos que desconfiava de bolha no setor imobiliário. Quando em 2010 o instituto mises publicou um artigo falando sobre a bolha imobiliária brasileira eu passei a ter certeza, já que o artigo do mises apontava claramente a causa da bolha.
ResponderExcluirApesar de acredita que está bolha já está murchando, duvido que os preços caiam 40%. O que deve acontecer é uma queda média na faixa de 10 a 15% e uma longa estagnação nos preços. Isso com a inflação a 6% a.a.. O dinheiro continuará se desvalorizando, todos os preços subindo e os imóveis com preços estagnados.
A bolha imobiliária aqui não terá o mesmo impacto que teve nos EUA. Agora quem comprou pra revender, terá um grande prejuízo.
Tenho um colega que comprou um apartamento em 2008 por R$ 470 mil, recebeu em 2012. Hoje no prédio dele estão vendendo a R$ 900 mil, mas está tudo encalhado. Ele alugou por R$ 2.500, sendo que o condomínio é R$ 650. Metade do prédio está vazio. Ele disse que uns investidores italianos compraram algumas unidades, mas não estão pagando condomínio.
O bicho vai pegar. O problema da bolha imobiliária estourar é que vai afetar o nível de emprego e isso pode revelar outras bolhas na economia, como no crédito automotivo, que vendeu carro a 80 prestações.
No médio prazo teremos sérios problemas na economia brasileira. Melhor o PT se reeleger, se não a bomba exploda na mão de quem assumir o desgoverno.
B noite srs belas opnioes e muitos dados ...mas fatos sao ..brasil republica de bananas filiao da africa...nao produz nada ...somente agricultura ...resumindo vendemos hum navio de soja e compramos uma cx de ipads...EUA e zona do EURO quebradas por 5 anos ai mandaram as migalhas pra ca construtoras com capital externo e muito lob .liberam credito ...o coitado pega o credito tai feito a merda 30 anos num ap safado com emprego de quinta mais bolsa familia ...agora europa crescendo e EUA tambem levam o dinheiro empresas quebram...aquele coitado que comprou o ap em 30 anos tem que voltar pa casa dos pais e viver com bolsa familia....uma triste historia que esta acontecendo com a classe c d e f g ...a que vc quiser ...estamos em crise amigo ...todo dia um corretor me liga pra vender apt ...fazem planfetagem na rua...os preços vao cair...por motivos claros e simples o dinheiro que estava aqui nao e nosso nao o produzimos ...pegamos emprestado... a detalhe petrobras ta quebrada tbm b noite..
ResponderExcluirTalvez seja em 2017 com os bancos dando a cartada final e as construtoras dançando conforme a musica.
ResponderExcluire eu tomei no c.... nessa historia, mais em toda desgraça a um portãozinho de esperança..
preços vão cair em meados de 2018. pessoas que não aguentarem pagar , vão repassar mais barato.
ResponderExcluirmas essa história de bolha é farsa mesmo. 5% do pib não dá bolha em lugar nenhum.quando imóvel não for mais rentável , as construtoras investem em outro ramo, as ofertas na praça caem e o preço se mantém. lei da procura e da oferta.
MEU MARIDO TEM 200 IMOVEIS. ELE NAO ACHA JUSTO OS PREÇOS SEREM TAO ALTOS NUM PAIS QUE A RENDA DE UM TRABALHADOR, NAO DA NEM PRO SUSTENTO
ResponderExcluirE aí? Já caiu 40%? Estou esperando deitado.
ResponderExcluir