Contribuição do leitor Eduardo Mazzini
Nos anos recentes, quem estava empregado tinha receio de embarcar em uma dívida que pode se estender por mais de 30 anos. Quem perdeu o emprego não conseguia mais financiar
O volume de crédito destinado ao financiamento de imóveis com dinheiro da
poupança caiu pela metade no último ano, na comparação com 2014, antes da crise
econômica e quando esses recursos atingiram patamar recorde.
O montante acumulado para financiar a compra e a construção da casa
própria em 2017 foi de R$ 83 bilhões, ante os R$ 168 bilhões de três anos
antes, segundo dados do Banco Central, em valores reais, já considerado o IPCA
(índice oficial de inflação). Os números de 2017 representam a terceira queda
seguida do volume de financiamento.
“Com a queda recente dos juros, seria razoável que começasse a ter uma
recuperação do crédito imobiliário em 2017, em relação a 2016. É surpreendente
que tenha continuado caindo”, analisa o economista Armando Castelar,
coordenador de economia aplicada do Instituto Brasileiro de Economia, da
Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).
O consumidor só deve recuperar aos poucos a disposição para comprar um
imóvel, e a tendência, segundo analistas ouvidos pelo jornal O Estado de S.
Paulo, é que os bancos fiquem menos retraídos para emprestar em 2018 do que
estavam no ano passado.
Parte importante da explicação para o recuo do crédito imobiliário está na
situação da Caixa Econômica, o banco da habitação. Sem capital para cumprir
regras internacionais de proteção, o banco estatal reduziu os financiamentos e
aumentou os juros. “Ela tem 70% do mercado, mas não tem capital para continuar
no ritmo pré-crise”, diz José Carlos Martins, da Câmara Brasileira da Indústria
da Construção (Cbic). Para Miguel Oliveira, da Anefac (associação de executivos
de finanças), as dificuldades pelas quais a Caixa tem passado devem limitar a oferta
de juros menores para o consumidor.
Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e
Poupança (Abecip), o banco estatal foi ultrapassado pelos concorrentes na
concessão de crédito com recursos da poupança. Em nota, a Caixa diz que estuda
diminuir a taxa de juros do financiamento.
Lenta recuperação
O desemprego, ainda em dois dígitos, é apontado como um dos fatores que
mais atrapalham a alta do crédito. A desaceleração do financiamento acompanhou
a alta do desemprego, que subiu da casa dos 6% para mais de 13%.
Nos anos recentes, quem estava empregado tinha receio de embarcar em uma
dívida que pode se estender por mais de 30 anos. Quem perdeu o emprego não
conseguia mais financiar.
O veterinário Erick Almeida, de 32 anos, teve de morar com a mãe por mais
tempo. Ele havia começado a pagar um imóvel na planta, até perder o trabalho,
em março do ano passado.
“Depois de dois meses procurando uma outra vaga, desisti do imóvel. Sabia
que quando o edifício ficasse pronto e o financiamento fosse repassado para o
banco, não me aceitariam.”
Também pesou a perda de recursos da caderneta de poupança, que havia
ficado menos atrativa para o investidor com a alta dos juros no fim do governo
Dilma Rousseff, diz Martins, da Cbic. Para analistas, porém, a tendência é que
muitas famílias que não conseguiam contratar um financiamento agora sejam
atraídas pelos juros básicos em seu nível mais baixo.
(Portal Revista Veja - Economia - 02/04/2018)
VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK
Hoje em dia a caixa está mais seletiva, financiando para quem realmente pode pagar,daí a queda dos financiamentos.Vemos também muitas vendas senda realizadas a vista, talvez com medo da turbulência que está passando o nosso país.
ResponderExcluirÁ vista???200,300,400,500 e por ai vai.No seu país vai bem,aqui no Brasil muitas vendas á vista acho meio difícil,mas se o senhor está falando das muitas vendas á vista vou acreditar senhor corvo.
ExcluirDisponibilizar de 800k, 1.200k a vista Humm mmmm mmmmmmm
ExcluirEstraaaanho
Realmente, são muitas vendas à vista! Kkk
ExcluirBrasileiro tá cheio de dinheiro pra comprar à vista. Brasileiro tá tirando 500 mil fácil, pra comprar imóvel à vista!
Conta uma de português?
É uma do papagaio?
As vendas à vista são mais recorrentes no mercado imobiliário, já que o proprietário vende um imóvel , ou ganha herança, algum dinheiro e posteriormente compra a vista.
ExcluirAs vendas mais certas são a vistas, pelos motivos citados acima, mas mesmo assim estão muito RARAS já que o mercado esta travado. Não se enganem com fipe zap, as vendas estão sendo feitas com um desconto de 30%-40% dependendo do caso - quando tem venda. Financiamento imobiliário o pessoal não tem renda e nem estão atras disso , a não ser o MCMV que ainda ta respirando.
O mercado precisa corrigir para baixo(muitos vão assumir prejuízos cedo ou tarde) para que o setor da construção volte a ser a mola para o Brasil voltar a crescer, ele puxa com ele a industria da tinta, revestimentos, petroquimica, serviços de engenharia , contratação de pessoal menos qualificado, imobiliário dentre outros. O mercado vai ajustar isso mais facilmente, a propria Caixa que detem 80% do mercado ja vem "forçando" para que os preços caiam, disponibilizando menos crédito na praça.
Estamos juntos nessa para passar a informação as pessoas
Abraços
Eng Avaliador
Essa turbulência será breve,imóvel sempre foi ótimo investimento quem tiver dinheiro para comprar a vista poderá ter excelente oportunidade de fazer bons negócios ,porque acredito que os preços subirão bastante .
ResponderExcluirA vista tá doido
ExcluirKkk
ExcluirMais kkk
Breve? Desde 2014!
Os preços subirão? Baseado em qual economia o expert está concluindo isso?
Eu entendo que vc só está querendo trolar!
A piada até que foi engraçada!
Ei corretor desesperado, já que os preços vão subir bastante, então te vendo minha casa pela bagatela de R$ 600 mil. Aproveita que no mês que vem vou subir para R$ 700 mil
Excluirvcs estão falando que a crise será breve desde 2015, e antes disso falavam que não ia ter crise desde 2012, e antes disso espetaculo do crescimento desde 2009.
Excluiro Fato é o BR ficou pra trás, quando cresceu foi abaixo do resto do mundo e agora coms a crise estamos ostentando pib per capita a valores reais de 10 anos atrás e pelo que vejo não vai melhorar tão cedo
Aaaaa vista, só se for para comprar casinha de cachorro...é cada louco que me aparece...
ResponderExcluirAté de cattchhoorro tamo fugindo pra não gastar com a casinha nem ração .... imagine imóvel ... slk... to fora...
ExcluirInteressante, os argumentos sem fundamentos dos amantes de tijolos, se esta em crise é o momento de comprar porque na crise surgem boas oportunidades, se não tem credito é momento de comprar a vista para não arriscar em outros investimentos, se o mercado esta em euforia é hora de comprar porque voce não pode perder as oportunidades, se não comprar agora vai acabar.
ResponderExcluirEntão não tem momento ruim para setor imobiliario, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Valorização eterna KKKKKKKKKKKKKKKKK
Agora basta fazer contas basicas, em um pais que remunera seu capital em sua aplicação mais conservadora que é o Tesouro Direto, a 9,80% ao ano, porque vou empatar meu capital na compra de um imovel a vista, acordaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
ja perceberam que todo mundo se acha milionario hoje, o cara tem um lixo com bide rosa, janelas e portas de metalon enferrujada, telhado com telha francesa cheio de infiltrações, garagem apertada para um carro, apenas um banheiro, e acha que seu casebre vale um milhão kkkkkkkkkkkkk
sendo que ele mesmo não tem renda para comprar e nunca na vida com sua renda ira juntar um milhão kkkkkkkkkkkkkk
Acorda gente, com um milhão voce compra um bom terreno por no maximo 200 mil e com oitocentos mil voce constroi uma mansão , com piscina natural de areia compactada ( 80 mil ) com nanoglass ( piso relamente de luxo) com esquadrilhas de aluminio suprema e vidros de 12 mm acusticos, 0
Isto sim é LUXO, mas financeiramente sera um suicidio , porque voce deixara de ganhar todo ano 100 mil reais sem trabalhaar, e com 100 mil ano voce aluga algo melhor
Somente pessoas que trabalham em bancos com aplicações financeiras sabem que existem milhares de pessoas com aplicações de 500.000,00 , 1.000.000,00, 5.0000.0000,00 , etc.
ResponderExcluir“Com a queda recente dos juros, seria razoável que começasse a ter uma recuperação do crédito imobiliário em 2017, em relação a 2016. É surpreendente que tenha continuado caindo”, analisa o economista Armando Castelar, coordenador de economia aplicada do Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV)."
ResponderExcluirFaz sentido oque o nosso amigo economista falou, a selic menor se olharmos as séries temporais do BACEN e cruzar os gráficos com outros indicadores, se mostra como um "estimulador" da economia em seus mais diversos setores. A questão principal é que a caixa agora tem que adotar as novas regras de basileia. A população está endividada - mais de 60 milhões no SPC Serasa, desemprego e ainda o banco vem parando com as medidas anti cíclicas. O crédito "barato" pode distorcer a viabilidade dos empreendimentos já que a taxa de juros =i é uma variável importante para um valuation, onde: FV = PV . (1 + i)n, então isso pode até fazer sair projetos do papel na teoria, mas na pratica a demanda está fraca, o empreendedor que se deixar levar pode ter um prejuízo alto tendo várias unidades "mofando".
Bom pessoal essa é minha opinião a respeito , com vivencia de mercado e alguns dados para nós refletirmos. É claro que outros amigos vão vir com outros argumentos falando que esse crédito e os juros baixos vai ajudar na retomada, mas em minha opinião não vai. Estou aberto para outros argumentos a respeito.
Por enquanto é só
Abraços
Engenheiro avaliador
André Carlos seu maconheiro kkk
ResponderExcluirRealmente fumou uma maconha estragada kkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirEste engenheiro avaliador é um comedia, tambem sou engenheiro, e se fosse dos bons voce estaria construindo e não avaliando terceirizado para CAIXA, ou seja , sua opinião é baseada em opinião pessoal, apresente dados concretos, pesquisas, para de querer iludir as pessoas.
ResponderExcluirVoce deve estar recebendo por fora das imobiliarias, toma vergonha na cara.
Sei como a CAIXA conseguiu o maior lucro historico, deixando de aportar o valor devido ao seu plano de saude SAUDE CAIXA, e tambem do Plano REG REPLAN de aposentadoria, obrigando os empregados a fazerem aportes . Outro dado verdadeiro é que a SELIC esta baixa, mas as taxas de juros de emprestismo habitacionais não reduziu praticamente nada, pesquisa mais amigo. Quanto a volume de liquidez no mercado, voce tambem esta desinformado, , a metade mais pobre da população brasileira controlava apenas 2% da riqueza nacional. A poucas vendas que acontecem envolvem troca, do tipo, eu te vendo meu fusca por 50 mil e troca de sua kombi por 52 mil, então toma ai 2 mil KKKKKKKKKKKKKKK
eu saio dizendo prar todo mundo que vendi meu fusca por 50 k e voce sai latindo que vendeu por 52 K e ambos estamos iludidos. Acorda Zé, uma , quem tem dinheiro a vista ja tem imovel proprio, outra não vai comprar pronto, se tem capital ele constroi como quer onde quer, o mercado imobiliario mundial esta fadado ao que é, prejuizo certo, não é invetimento. A população mundial e brasileira esta diminuindo, ninguem esta casando mais com 18 anos e tendo 3 filhos, estão morando com os pais ate os 30, não querem ter filhos e com certeza nem imoveis.
Engenheiro eu mi divirto com vc
Caro amigo, vou manter a educação com você, aliás isso é um debate e não um comício dogmático.
Excluir"Este engenheiro avaliador é um comedia, também sou engenheiro, e se fosse dos bons você estaria construindo e não avaliando terceirizado para CAIXA, ou seja , sua opinião é baseada em opinião pessoal, apresente dados concretos, pesquisas, para de querer iludir as pessoas."
Eu não avalio imoveis para a CEF, meu trabalho é voltado a bens de base imobiliária, base industrial(avaliação patrimonial), periodicamente a atuação minha em imóveis urbanos é na esfera judicial ou extra judicial, através de ações renovatórias de alugueis, partilha de bens, ações de lucros cessantes(incorporador faliu e deixou de entregar), além de ter amigos e sempre ta em contato com o pessoal do front do mercado que são os corretores, incorporadores etc. Eu não investiria agora no mercado imobiliário, não é meu foco ser incorporador, não é um investimento viável hoje dada a conjuntura econômica do país.
Sobre as opiniões minhas é claro que são opiniões pessoais, através de minha vivencia de mercado. Não estou iludindo ninguém , eu estou afirmando que o mercado está ruim e os preços PRECISAM CAIR, porque mesmo com mais financiamentos a roda não vai girar. Não há renda para suportar o preço inflado dos imóveis.
Sobre a Selic eu disse que ela representa sim um termômetro para a economia, se você esta duvidando de mim , vou te mostar um passo a passo para você ver como ela influencia
entre nesse link do Bacen
www.bcb.gov.br/pt-br/#!/n/SERIESTEMPORAIS
Depois clique em "Acesso ao SGS (Sistema Gerenciador de Séries Temporais)".
Aí, na coluna da esquerda, em "Por código", apenas digite os números de cada série (que você encontra na parte inferior de cada gráfico).
Exemplo: o código dos depósitos à vista (conta-corrente) é 1826.
Agora da para você deduzir se há correlação ou não, experimenta plotar dados como:
Selic x ipca, Selic x IPA ; Selic x produção de bens industriais x bens de consumo, Selic x FBCF, pode cruzar os dados até mesmo com o famigerado fipe-zap . Depois de analisar é inegável que ela afeta toda a cadeia produtiva do país, entrando como a taxa livre de risco no valuation do empresario, fazendo ele ir investir em outros setores, como o imobiliario por exemplo, soma-se isso com todo o crédito direcionado para o setor. Nesse próprio site do Bacen , procure por rentabilidade dos alugueis, e observe que vem caindo ano após ano, que significa que o preço esta e estava inflado.
"Voce deve estar recebendo por fora das imobiliárias, toma vergonha na cara."
É, realmente elas amam que eu peça para baixar o preço dos imóveis, seria um sadomasoquismo por parte delas e ainda pagar para mim.
Pergunte para qualquer profissional do mercado imobiliário quais são/eram as formas mais recorrentes de venda, não se surpreenderá que quase sempre era com uma boa parte em dinheiro, decorrido de uma venda de outro bem. Talvez ali no comentario ficou explicito que só são vendas à vista com cash na mão, aqui reconheço talvez a má interpretação e corrigo. Tem muita permuta, o cliente comprador esta hoje na ponta vendedora, assim que ele vender o dele , ele vai comprar outro (mais barato ou mais caro) com uma boa parte no ato da venda.
continuação:
Excluir"Quanto a volume de liquidez no mercado, você também esta desinformado, , a metade mais pobre da população brasileira controlava apenas 2% da riqueza nacional. A poucas vendas que acontecem envolvem troca, do tipo, eu te vendo meu fusca por 50 mil e troca de sua kombi por 52 mil, então toma ai 2 mil KKKKKKKKKKKKKKK"
Sim voce está certo, a renda da população é uma piada, é muito baixa. E eu não achei onde eu falei do volume de liquidez.
"Acorda Zé, uma , quem tem dinheiro a vista ja tem imovel proprio, outra não vai comprar pronto, se tem capital ele constroi como quer onde quer, o mercado imobiliario mundial esta fadado ao que é, prejuizo certo, não é invetimento."
Quem tem o dinheiro a vista é quem vendeu o imóvel ou recebeu parte dele, isso era comum na década passada que tinham muitos compradores. Você esta certo ninguem quer se endividar, eu só não entendo o ar de superioridade ou até mesmo deboche por sua parte amigo. Eu nao estou defendendo o mercado permaneca nos preços que estão, eu defendo que caia, então com oque você se diverte se temos opiniões parecidas e que o mercado esta inflado e caro?
Você falou também que quer ver estudos do mercado e tal, aqui tem muita coisa boa, é do nucleo de real estate da poli : http://www.realestate.br/site/conteudo/pagina/1,86+Publicacoes.html
Interprete melhor as informações, não existe dogmatismo
Ass eng avaliador
Prezado Dr Engenheiro,
ResponderExcluirPrimeiro eu não preciso de titlulo para conquistar qualquer credibilidade, e sinceramente ser engenheiro hoje no Brasil não é grandes coisas, a não ser um Engenheiro Quimico da Vale, um Engenheiro Nuclear, Engenheiro Aeronautico. Enfim cada um curte como pode....
Segundo o Dr Engenheiro:
Sobre a Selic eu disse que ela representa sim um termômetro para a economia, se você esta duvidando de mim , Selic x ipca, Selic x IPA ; Selic x produção de bens industriais x bens de consumo, Selic x FBCF, pode cruzar os dados até mesmo com o famigerado fipe-zap . Depois de analisar é inegável que ela afeta toda a cadeia produtiva do país, entrando como a taxa livre de risco no valuation do empresario, fazendo ele ir investir em outros setores, como o imobiliario por exemplo
Vai ai para voce uma analise de quem conhece:
Sardemberg (rádio CBN) sempre fez comentários otimistas sobre a retomada da economia.
No comentário de hj até mesmo ele sucumbiu: comparou a inflação baixa com a queda no índice de varejo e concluiu que uma coisa tem relação com a outra.
kkkkk
ISTO SE CHAMA CRISEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
ResponderExcluir