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quinta-feira, 10 de maio de 2018

Portal DCI: Crise na construção civil acirra disputa entre os fabricantes


“As grandes obras não estão ocorrendo. Começando esse ano, só vai ter impacto para acabamento, pisos e portas no ano que vem”

A crise na construção civil acirrou a disputa por market share entre os fabricantes de materiais. Para sair na frente, o investimento em novos produtos é uma das principais apostas das empresas.

“Estamos buscando mais espaço, uma parcela de mercado maior. O varejo está melhor que em 2017 e a expectativa é grande. Estamos preparados para investir na produção e ter mais mix”, afirma o coordenador de marketing da Condor, Daniel Coutinho, que fabrica materiais para pintura imobiliária.

Segundo empresas do setor ouvidas pela reportagem do DCI, a construção de novos empreendimentos só deve gerar demanda a partir de 2019. “As grandes obras não estão ocorrendo. Começando esse ano, só vai ter impacto para acabamento, pisos e portas no ano que vem”, explica o diretor da Tecnoportas, Marcos Favaretto.

Essa estagnação fez com que a indústria de materiais de construção desse maior atenção ao varejo. Pequenas reformas, adiadas durante a crise, agora começam a gerar demanda. “Nós nos voltamos ao varejo e ao exterior, exportando para a América Latina. A projeção de crescimento do varejo é superior ao do setor como um todo, mas não chega aos dois dígitos”, conta o diretor comercial da Roca Brasil, Sergio Melfi.

A expectativa da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) é de crescimento de 1,5% das vendas em 2018, interrompendo uma sequência de três anos de quedas. Já a entidade que reúne os varejistas do setor, a Anamaco, prevê avanço de 8,5%, em 2018 sobre o resultado do ano passado.

“As reformas estão andando mais do que os novos empreendimentos. O varejo está melhorando e esperamos crescer em 2018”, avalia o subgerente de marketing da fabricante de ferramentas Makita, Khalyl Streich.

Vacas magras
Em meio a esse cenário de vacas magras, fabricantes apostam em novos produtos e soluções para se sobressair à concorrência e entrar em novos mercados.

“É uma estratégia para sobreviver diante da crise. As empresas conseguem passar pelo momento de instabilidade ao investir em inovação e na ampliação de seus portfólios. É preciso diversificar para não ter todos os ovos na mesma cesta”, explana a coordenadora de marketing da Pilkington e Blindex no Brasil, Glória Cardoso.

(Portal DCI - Impresso - 04/05/2018)

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11 comentários:

  1. Brasil é um piada, quem viaja para exterior sabe, duchas europeias dão de milhão em qualquer ducha nacional, assentos sanitarios japoneses tem mais de 10 ajustes de duchinha, fora o preço infinitamente inferior com renda per capita muito superior a nossa.
    Brincadeira esta tal de DECA, quere vender ducha por 5 mil reais, torneira de cozinha por 2 mil, vaso sanitario por 5 mil reais, e o pior tudo LIXOOOOOOOOOOOOOOOOO

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  2. Acho um crime nosso governo sobretaxar a importação para proteger estas empresas vampiras, que exploram o consumidor. E so liberar a importação sem impostos que obrigatoriamente nossas empresas irão melhorar a produtividade, ajustar preços a realidade do mercado e melhorar a qualidade.

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  3. em 2013 ia ao telha norte dava fila, uma loucura, fui a uma semana atras e uma hiper loja na zona sul de BH ( Belvedere) estava as moscas, tinha apenas 5 pessoas no interior da big loja.
    E a midia comprada anunciando a recuperação do mercado. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

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    1. Essa loja do belvedere tem o pior atendimento do mercado. Os vendedores estão tão acostumados a ficarem o dia todo sem nada pra fazer que, no dia que vai um cliente, os dez vendedores à toa brigam pra não atenderem.

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    2. Agora, o varejo é importante! Tempos atrás, você entrava numa loja dessas de construção é os vendedores nem olhavam pra sua cara. Esnobavam mesmo

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    3. Mídia mente mesmo, e descaradamente..induzindo a comprar o que não vale aqui na terra do paga 5 leva 1

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  4. Boa notícia: Dólar despencando.

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    1. Essa boa notícia durou pouco. Despenca um dia, mas em compensação sobe a semana inteira.

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    2. Voce é um comedia KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk
      Como esta seus dolares hoje KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

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  5. E o indice do cimento como fica?
    Amorin deve estar surtando

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  6. https://g1.globo.com/economia/noticia/real-e-a-4-moeda-do-mundo-que-mais-perdeu-valor-este-mes.ghtml
    Trecho da notícia acima:
    “Real é a 4ª moeda do mundo que mais perdeu valor este mês
    Levantamento com 122 moedas estrangeiras mostra que o real só ficou à frente de cotações na Argentina, Turquia e México na comparação com o dólar.”

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