“As grandes obras não estão ocorrendo. Começando esse ano, só vai ter impacto para acabamento, pisos e portas no ano que vem”
A crise na construção civil acirrou a disputa por market share entre os
fabricantes de materiais. Para sair na frente, o investimento em novos produtos
é uma das principais apostas das empresas.
“Estamos buscando mais espaço, uma parcela de mercado maior. O varejo está
melhor que em 2017 e a expectativa é grande. Estamos preparados para investir
na produção e ter mais mix”, afirma o coordenador de marketing da Condor,
Daniel Coutinho, que fabrica materiais para pintura imobiliária.
Segundo empresas do setor ouvidas pela reportagem do DCI, a construção de
novos empreendimentos só deve gerar demanda a partir de 2019. “As grandes obras
não estão ocorrendo. Começando esse ano, só vai ter impacto para acabamento,
pisos e portas no ano que vem”, explica o diretor da Tecnoportas, Marcos
Favaretto.
Essa estagnação fez com que a indústria de materiais de construção desse
maior atenção ao varejo. Pequenas reformas, adiadas durante a crise, agora
começam a gerar demanda. “Nós nos voltamos ao varejo e ao exterior, exportando
para a América Latina. A projeção de crescimento do varejo é superior ao do
setor como um todo, mas não chega aos dois dígitos”, conta o diretor comercial
da Roca Brasil, Sergio Melfi.
A expectativa da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de
Construção (Abramat) é de crescimento de 1,5% das vendas em 2018, interrompendo
uma sequência de três anos de quedas. Já a entidade que reúne os varejistas do
setor, a Anamaco, prevê avanço de 8,5%, em 2018 sobre o resultado do ano
passado.
“As reformas estão andando mais do que os novos empreendimentos. O varejo
está melhorando e esperamos crescer em 2018”, avalia o subgerente de marketing
da fabricante de ferramentas Makita, Khalyl Streich.
Vacas magras
Em meio a esse cenário de vacas magras, fabricantes apostam em novos
produtos e soluções para se sobressair à concorrência e entrar em novos
mercados.
“É uma estratégia para sobreviver diante da crise. As empresas conseguem
passar pelo momento de instabilidade ao investir em inovação e na ampliação de
seus portfólios. É preciso diversificar para não ter todos os ovos na mesma
cesta”, explana a coordenadora de marketing da Pilkington e Blindex no Brasil,
Glória Cardoso.
(Portal DCI - Impresso - 04/05/2018)
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Brasil é um piada, quem viaja para exterior sabe, duchas europeias dão de milhão em qualquer ducha nacional, assentos sanitarios japoneses tem mais de 10 ajustes de duchinha, fora o preço infinitamente inferior com renda per capita muito superior a nossa.
ResponderExcluirBrincadeira esta tal de DECA, quere vender ducha por 5 mil reais, torneira de cozinha por 2 mil, vaso sanitario por 5 mil reais, e o pior tudo LIXOOOOOOOOOOOOOOOOO
Acho um crime nosso governo sobretaxar a importação para proteger estas empresas vampiras, que exploram o consumidor. E so liberar a importação sem impostos que obrigatoriamente nossas empresas irão melhorar a produtividade, ajustar preços a realidade do mercado e melhorar a qualidade.
ResponderExcluirem 2013 ia ao telha norte dava fila, uma loucura, fui a uma semana atras e uma hiper loja na zona sul de BH ( Belvedere) estava as moscas, tinha apenas 5 pessoas no interior da big loja.
ResponderExcluirE a midia comprada anunciando a recuperação do mercado. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Essa loja do belvedere tem o pior atendimento do mercado. Os vendedores estão tão acostumados a ficarem o dia todo sem nada pra fazer que, no dia que vai um cliente, os dez vendedores à toa brigam pra não atenderem.
ExcluirAgora, o varejo é importante! Tempos atrás, você entrava numa loja dessas de construção é os vendedores nem olhavam pra sua cara. Esnobavam mesmo
ExcluirMídia mente mesmo, e descaradamente..induzindo a comprar o que não vale aqui na terra do paga 5 leva 1
ExcluirBoa notícia: Dólar despencando.
ResponderExcluirEssa boa notícia durou pouco. Despenca um dia, mas em compensação sobe a semana inteira.
ExcluirVoce é um comedia KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk
ExcluirComo esta seus dolares hoje KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
E o indice do cimento como fica?
ResponderExcluirAmorin deve estar surtando
https://g1.globo.com/economia/noticia/real-e-a-4-moeda-do-mundo-que-mais-perdeu-valor-este-mes.ghtml
ResponderExcluirTrecho da notícia acima:
“Real é a 4ª moeda do mundo que mais perdeu valor este mês
Levantamento com 122 moedas estrangeiras mostra que o real só ficou à frente de cotações na Argentina, Turquia e México na comparação com o dólar.”