Total de acessos

Teste

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Pesquisa FGV/BC: confiança na construção continua despencando

Os empresários da construção civil continuaram a mostrar humor negativo no final do ano passado. Nova pesquisa lançada em dezembro pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Banco Central (BC), mostra que o Índice de Confiança da Construção (ICST) registrou queda de 9,9% na média móvel trimestral até dezembro de 2011, contra recuo de 10,2% no desempenho anterior, referente à média trimestral até novembro.

Para as instituições, o recuo do indicador reflete quadro atual de desaceleração da economia, que diminui ritmo de investimentos no setor.

Avaliações ruins sobre o momento presente e perspectivas negativas para o futuro conduziram à queda. Nos dois sub-índices componentes do ICST, o Índice da Situação Atual (ISA-CST) caiu 12,8% em dezembro do ano passado, contra declínio de 13,5% em novembro de 2011. Já o Índice de Expectativa (IE-CST) apresentou queda de 7,1% ante recuo de 6,9% em novembro.

Segundo a FGV, das 704 empresas consultadas, a parcela de empresas que classificam como boa a situação atual dos negócios no setor caiu de 49,6% no quarto trimestre de 2010 para 34,8% em igual período de 2011. Na mesma comparação, subiu de 5,4% para 9,7% a fatia de entrevistadas que a consideram como ruim.

Nas respostas relacionadas ao futuro, a parcela de empresas que aguarda melhora nos negócios nos próximos seis meses caiu de 51,4% no trimestre finalizado em dezembro de 2010 para 42,9% em igual período de 2011. No mesmo período de comparação, o porcentual de pesquisadas que projetam piora subiu de 2,3% para 5,4%.

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia%20geral,confianca-na-construcao-despenca-no-4-trimestre-de-2011,99274,0.htm

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK
 http://www.youtube.com/results?search_query=verumspectator&aq=f

6 comentários:

  1. De fato este ano não será muito bom para as construtoras mesmo não. Houve um boom muito grande no mercado imobiliário, que parece estar ficando saturado. Com a previsão de conclusão de muitas obras para este ano fica claro que teremos excesso de oferta em relação à demananda.

    Com o senário externo cada vez pior devido às crises em nações desenvolvidaas não vejo muito espeço para investimentos (ou gastos) de longo prazo por aqui. Acredido que é só o começo da queda.

    ResponderExcluir
  2. No programa "Estudio i" do Canal Globo News, que é exibido ao vivo (sexta-feira, dia 20.01), o "Sr. Dinheiro", contratado da Globo, falou com todas as letras que o país está em uma bolha e que não recomenda a compra de imóveis no momento.
    Agora vá lá na página da Globo News para ver se essa parte do vídeo não foi censurada...

    ResponderExcluir
  3. Caro Leitor:

    Infelizmente, até a Rede Globo - uma emissora que sempre foi referência em jornalismo - vem, desde o final de 2011, produzindo matérias falaciosas sobre o mercado imobiliário.

    Recebemos algumas denúncias contra a Rede Globo Minas, por exemplo, que chegou a produzir uma série de matérias, inclusive com entrevitas de estúdio, com representantes do setor, onde se mostrava um mercado próspero e de infinito crescimento, apresentando números e dados que somente eles possuiam.

    Um detalhe: Essa série de matérias teve início quando uma das mais respeitadas instituições de Minas Gerais, a Fundação João Pinheiro, em parceria com o Dieese, apresentou os resultados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), onde se constatou um corte de 16 mil vagas na construção, só na capital mineira.

    Além disso, a mesma matéria trouxe o resultado do estudo "Construção e Comercialização" realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), que constatou uma queda de 73% de novos empreendimentos, e queda nas vendas de imóveis de 42,2%.
    (http://observadordomercado.blogspot.com/2011/12/bh-tem-queda-de-42-nas-vendas-e-corte.html)

    Por outro lado, hoje contamos com espaços autônomos como este, que permitem aos leitores execerem seu próprio juízo de valor.

    Agradecemos pela contribuição, e continue nos acompanhando.

    Um abraço,

    Observador

    ResponderExcluir
  4. O Sr. Dinheiro também acredita que a bolha vai estourar.

    Veja blog da expomoney:

    http://blogexpomoney.blogspot.com/2011/10/senhor-dinheiro-da-dicas-para-o.html

    ResponderExcluir
  5. Todo mundo torcendo, torcendo, torcendo, torcendo... um dia, UM DIA, cai. Até la....

    ResponderExcluir