Total de acessos

Teste

segunda-feira, 1 de junho de 2015

CBN - Do céu ao inferno: Mercado imobiliário tem pior abril em dez anos

O resultado são os balcões vazios, telefones que quase não tocam, e os corretores trancafiados nos escritórios [...] Edson Oliveira é corretor de imóveis há 13 anos e diz que nunca viveu um período difícil como está sendo 2015. Ele já avalia trocar de carreira

Do céu ao inferno: um dos setores mais aquecidos da economia vive agora um período de esvaziamento, silêncio e desemprego. Um levantamento feito pela CBN com base em dados do Ministério do Trabalho apontam o abril de 2015 como o pior em dez anos para o setor imobiliário. A diferença entre as vagas geradas e as demissões ficou negativa em 19 mil. Para se ter ideia, no mês de abril em 2005, há dez anos, o saldo era positivo em 35 mil vagas.

O resultado são os balcões vazios, telefones que quase não tocam, e os corretores trancafiados nos escritórios. O setor, que vinha aquecido por causa da alta demanda por moradia, mas perdeu força em meio à crise econômica, restrição no crédito e mudanças nas regras de financiamento. Edson Oliveira é corretor de imóveis há 13 anos e diz que nunca viveu um período difícil como está sendo 2015. Ele já avalia trocar de carreira.

Golpe de misericórdia
Quem trabalha no setor diz que o movimento nas imobiliárias já vinha em queda desde o início do ano; no mês passado, um golpe de misericórdia: as mudanças no financiamento da Caixa Econômica Federal para imóveis usados afastaram ainda mais os clientes das lojas. Quem tinha o sonho da casa própria, passou a vê-lo tão mais distante que nem sequer ousa pesquisar preços. O corretor Carlos Alberto diz que tem feito no máximo três visitas com clientes por semana. Um terço do que já fez um dia.

A empresária Hamde Mohhamed tem duas imobiliárias em São Paulo. Ela conta que já fechou vagas e está se desdobrando para não demitir funcionários.

As imobiliárias maiores tentam driblar as dificuldades segurando os clientes que aparecem: diversificam as opções de bancos para financiamentos, oferecem consórcios ao invés de compras diretas e tentam convencer os proprietários de imóveis a baixar preços ou aceitar permutas como carro e outros imóveis como forma de pagamento.

Mas nem isso tem sido suficiente para aplacar a crise. O presidente da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário, Marcelo Brognoli, diz a tendência se repete no país todo. Para se manter diante do baixo movimento, os empresários cortam custos, o que numa imobiliária, implica diretamente no gasto com pessoal.

O economista e comentarista da CBN Mauro Halfeld diz que o mercado imobiliário passa por um período de adequação e concorda que é preciso apertar os cintos.

Para quem estava acostumado com escritórios lotados e clientes disputando imóveis como em um leilão, o baque das vacas magras parece mais forte. E é preciso criatividade e paciência para encontrar a plantação que vai fazê-las engordar de novo.

(CBN - Editorias - Economia - 30/05/2015)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

27 comentários:

  1. Agora e so aguardar a quebradeiras,demissoes,etc.Uma coisa importantisssima: Desgoverno nao tem dinheiro pra socorrer mais ninguem.BRASIL ESTA FALIDO LITERALMENTE EM TODOS OS AMBITOS.MAS TEM UMA ESPERANÇA SIM: A CHINA.

    ResponderExcluir
  2. Porém os preços teimam em não cair. Pelo menos em Vitória -ES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa é o valor que está anunciado e outra coisa é o valor que é vendido. Outro fator tbm é verificar placa de vende-se fazendo aniversário. Quem está vendendo e não precisa de imediato do dinheiro, tem a esperança que vai melhorar. Mas quem está vendendo e não precisa do dinheiro é uma minoria.

      Excluir
  3. Que blog mais pessimista. É esse climão derrotista que gera nossa crise econômica e trava a economia.

    Ass: Dr. Brachy Rhynchos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, agora a culpa é da população que está perdendo emprego, cheia de dívidas e impostos cada vez mais escorchantes. Para você esse governo satanista, que quer ver todo mundo no inferno, não tem culpa alguma.

      Excluir
    2. O Sr. DR. deve ser do time dos PTralhas e pelo jeito já tem o seu $$$$ garantido.

      Excluir
  4. paguem meus juros seus 666, quem mandou especular tanto ??/
    aki é bolha imobiliária....kkkk

    ResponderExcluir
  5. paguem meus juros...seus 666
    aqui vai estourar a bolha imobiliária.....

    ResponderExcluir
  6. Colega aguarde faltar arroz e feijão na mesa do corretor. Esse teatro feito pelo mercado imobiliário; .... isso não é comigo, não me atinge".... faz parte da cena, pra esconder o desespero. Não termos queda dos preços imediatamente. Faça uma conta simples teremos inflação da aproximada 8% nos proximos anos, se o imovel permanecer nos preço o vendedor esta perdendo dinheiro e muito. Se o cara estiver realmente precisando de vender tera de arrumar um bobo que tenha 50%do valor do imovel, que tenha renda para financiar os 50% e que tenha disposição para arcar com juros de 11 a 12% sobre o financiamento. Olha que ainda não temos os resultados da intervenção do governo frente ao juros taxa selic e redução do percentual de financiamento.
    Tenha paciência , a crise será negada ate na hora do enterro. Em 2016 quando fecharmos o ano com retração da economia, inflação alta, taxa Selic em 14% e mais uma vez o governo não aparecer pra salvar quem segurou o imóvel pra ver o ia acontecer teremos algumas desovas. Não se apresse em fazer uma divida de 30 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeita observaçao,Esses distratos de vendas,mais as inadimplencias,mais os usados, irao gerar um "ESTOQUE MONSTRUOSO DE ENCALHADOS" igual ou maior que os carros nos patios das montadoras.

      Excluir
    2. Melhorar esperar até que ano para vender sem tomar prejuízo grande? 2018?

      Excluir
  7. http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,mercado-de-capitais-deixou-de-ser-alternativa-para-empresas,1680466

    Grupos estrangeiros querendo arrematar via ATACADO todos os imoveis encalhados aqui da banania SERA A CHINA?

    ResponderExcluir
  8. Verdade!!! Em toto o paìs a situacao da preta. Se nao baixarem os preços tambem nao vendem. Os corretores precisam saber que dinheiro é dificil de ganhar, e quem vende um imovel com valor menor,comprará outro equivalente.Nao é somente o q eles têm p vender q esta mais barato, e sim, todos os imôvei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, quem vende para comprar outro para morar é assim. Vai vender barato e comprar barato.
      Agora, o investidor não quer tomar prejuízo de jeito nenhum. E são eles é quem não estão dando o braço a torcer.

      Excluir
  9. Eles precisam saber que dinheiro quem tem agora, sao os espertos,pq os bobos ja se atolaram. Esperto sabe o quanto é dificil ganhar, nao vai pagar nesses caixotes q andam vendendo,o que nao vale

    ResponderExcluir
  10. Saudações anônimos pensantes...
    Após 4 ou 5 anos de um "banquete" propiciado pela fartura de dinheiro para se adquirir um imóvel através do financiamento com uma alienação fiduciária do bem pelo prazo máximo de 35 anos (Será que sabem conscientemente o que é isso? - passar por 8 trocas de governo, prestações indexadas pela TR, aproximadamente meia existência humana), penso que quem tinha que se "deliciar" com este processo já o fez, pois mesmo antes dos aumentos da SELIC e novas regras do financiamento as operações contratadas já mostravam sinais de estagnação.
    Agora, temos um trem desgovernado e sem freios descendo, e ninguém sabe onde vai parar...

    ResponderExcluir
  11. Aguardando uma oportunidade para comprar, mas, como disse um colega acima, os preços não caem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguardando a queda de preços também!!! É questão de tempo...

      Excluir
    2. É só não confiar em anúncio. A propanda continua ai pra enganar trouxas. Gostou do imóvel, vai pra mesa de negociação é dá o seu preço. O vendedor não aceitou? Então não fecha negócio e parte pra próxima.
      É assim que funiciona!!!!

      Excluir
  12. A crise está só começando. Tem muita bomba pela frente. É dar tempo.... Várias incertezas econômicas aparecem na hora da compra. Não é um momento adequado para comprar.

    ResponderExcluir
  13. Este site já está fazendo aniversário e ainda não vi os preços desabarem... Quero comprar imóvel com 70% de desconto como já vi gente comentando aqui, mas as notícias dizem que imóvel continua subindo... Ah tá!!! Mas é menos que a inflação que este DESGOVERNO agora quer controlar... Na região que eu quero morar, tinha várias opções que me interessavam. Fiz propostas em várias querendo desconto de ao menos 30%, já que acreditei que os preços iriam desabar. Não me venderam!!! :( Agora as opções estão mais escassas (pq já não tem mais construtora iniciando obras no meu bairro), os preços mais altos ( só um pouquinho!), meu casamento está chegando e já li no jornal que a prefeitura petista de BH quer reduzir o potencial construtivo da cidade e também reduzir p apenas uma vaga de garagem por apto... Melhor esperar, né gente?? A casa da minha sogra é grande...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, também sou de BH e a coisa aqui tá feia...tem imóvel à venda a dois, três anos, e nada! Aluguel então, basta fazer a proposta, e pronto (já estão aceitando até um fiador, ao invés de dois)...as construtoras mandam 3, 4 mensagens de SMS por dia, ligam, e nada! Eu mesmo adquiri recentemente um imóvel no bairro Luxemburgo (se você realmente é de BH deve conhecer), pagando 55% do valor de três anos atrás, com 30% de entrada (pra ele quitar os atrasados, inclusive condomínio), e o restante em 15 parcelas, via nota promissória...o dono quis pagar de especulador, pegou financiamento, e ficou desempregado. Tenho amigos que atuam no ramo, e estão todos em pânico...assim, digo com toda sinceridade que você é um tremendo mentiroso, pois o mercado de BH está totalmente travado, e despencando...como dizia minha avó: vê se vira homem ou vai contar potoca em outra freguesia...

      Excluir
    2. Não se trata de ser mentiroso, vc conseguiu um bom negócio, uma boa oportunidade e o amigo do outro comentário ainda conseguiu. Na minha opinião, e na região que moro, o mercado está começando uma tendência de baixa. Se vc achar um desesperado vc consegue um bom negócio.

      Excluir
    3. Donos de imobiliárias, corretores e investidores pensam que BH é Mônaco. Sqn!! Cidade de salário ruim, empresários sovinas. Podem baixar a bola porque mataram a galinha dos ovos de ouro na cidade. Para vender...reze.

      Excluir
  14. A baixa dos preços é gradual e em doses homeopáticas.
    Quem não precisa vender, mantém o preço e se aparecer algum desinformado de investimentos e da relidade do mercado vai fazer um financiamento suicida (35 anos - acabou a paz) e vai comprar.
    Obs: o mesmo preço mantido pelo tempo também é redução no preço.
    Quem precisa fazer dinheiro por algum motivo tem que baixar o preço ou manda fazer as alianças pro casamento com o imóvel.
    Subiu devagar...cairá devagar...
    O processo que vivemos a cinco anos é insustentável por si só.
    Paciência, inteligência e olho vivo no que te interessa...

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde! Estou aguardando o momento certo pra comprar meu tão sonhado apartamento, mas como nunca tinha me atentado pra preços, pq nunca havia podido comprar, não tenho noção se estão menores que antes ou não. Vejo pelos comentários do ano passado que agora deveriam estar mais baratos, mas como vou saber se estão se não sei quanto valiam em 2015? Estava economizando pra dar uma boa entrada e agora gostaria de arriscar, mas não sei se devo confiar na conversa dos vendedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prefira morar de aluguel e não se comprometa a pagar juros que estão altos. Pegue o valor de sua entrada e aplique em LCA(isento de IR e bem melhor que poupança). Mas caia fora dos bancos tradicionais. Vá para Daycoval, Sofisa Direto, Sicoob e outros menores.

      Excluir