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domingo, 26 de agosto de 2012

Valor: Construtoras já oferecem até escritura e condomínio pagos


As promoções oferecidas pelas incorporadoras não se limitam a descontos (que já chegam a 36%), mas podem abranger benefícios como entrega de unidades com armários, ou até mesmo com o pagamento da escritura e do condomínio.

Incorporadoras de capital aberto estão apostando na concessão de descontos nas vendas de estoques, principalmente de imóveis prontos e a serem concluídos neste ano, quando as entregas de empreendimentos imobiliários devem atingir volumes sem precedentes. O crescimento dos distratos, ou seja, da ruptura de contratos de venda de imóveis, principalmente no período próximo à entrega das chaves, contribui para engrossar o volume de estoques prontos e estimula a segunda rodada de concessão de descontos pelo setor de incorporação no ano.

Unidades concluídas e não vendidas significam despesas para as incorporadoras, o que ganha ainda mais peso num momento em que caixa é a palavra da vez, no mercado imobiliário.

"Os estoques cresceram muito. Este é um ano de ajustes, em que as empresas precisam de caixa e não querem custos adicionais", diz o presidente da Brasil Brokers, Sergio Freire. A empresa divide com a Lopes o posto de maior imobiliária do país. Segundo Freire, as promoções oferecidas pelas incorporadoras não se limitam a descontos, mas podem abranger benefícios como entregas de unidades com armários ou até mesmo com um ano de condomínio pago.

No último domingo, a Even realizou o Even Day. Conforme campanha veiculada na mídia, a promoção incluiu mais de mil apartamentos e salas com descontos de 36%. A Gafisa está com a campanha "2ª Chance" em curso, a Trisul anunciou o "Mês Premiado", e a Viver Incorporadora e a João Fortes Engenharia estão oferecendo abatimentos em unidades em estoque.

A campanha da Trisul, a segunda de 2012, abrange 550 apartamentos prontos ou que serão entregues ainda neste ano. A incorporadora oferece descontos de 20% sobre essas unidades, além do pagamento das respectivas escrituras.

"Estoques prontos custam caro devido às despesas de condomínio, IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano] e manutenção. Quanto mais rápido conseguirmos vender o imóvel melhor, pois reduzimos seu custo, o que leva à geração de caixa", conta o diretor comercial e de marketing da Trisul, Ricardo Stella. Parte dos estoques da companhia resulta de imóveis que voltaram à sua carteira por causa de distratos. 

Unidades concluídas e não vendidas significam despesas, o que tem peso maior quando caixa é a palavra da vez.

A Viver, que não lançou empreendimentos no segundo trimestre, está oferecendo, desde o primeiro semestre, descontos em unidades prontas. A parcela do abatimento depende da data de conclusão da unidade. "O estoque mais antigo tem desconto maior", conta o diretor de Relações com Investidores da Viver, Guido Lemos.

Construtoras despistam sobre descontos
Segundo fontes, a PDG Realty está concedendo descontos na venda de unidades, mas a companhia não confirma a informação. A PDG veicula, no momento, a campanha "Agarre seu Imóvel", que começou no dia 11 e vai até 26 de agosto.

De acordo com a companhia, não estão sendo concedidos descontos, mas divulgados os estoques de empreendimentos e as respectivas condições de pagamento desses imóveis, semelhantes às dos demais.

Na divulgação dos resultados do segundo trimestre, a Cyrela informou que está adotando o que chama de "marketing de guerrilha" para vender estoques de imóveis prontos, concedendo descontos, relançando produtos e incentivando sua força de vendas.

Procurada pelo Valor, a Cyrela disse, em nota, que não trabalha com descontos de forma generalizada, "deixando a cargo da negociação com cada cliente o melhor desfecho para seu fluxo de pagamento".

Parte das incorporadoras listadas em bolsa está realizando ações promocionais, nesta semana, também por meio da Realton. Sem revelar o nome das empresas, o presidente da outlet imobiliária, Rogério Santos, conta que as iniciativas abrangem descontos e oferta de facilidades de pagamento aos clientes.

No último fim de semana, a Rossi Residencial fez, em Porto Alegre, ação de marketing nos módulos de uma outlet de imóveis prontos, conforme fonte do mercado. Segundo a assessoria de imprensa da Rossi, não foi encontrado porta-voz para comentar o assunto.

(Valor Econômico - São Paulo/SP - EMPRESAS - 24/08/2012 - Pág. B12)

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5 comentários:

  1. Parece que os corretores, nao conseguem mais, fisgar sardinhas.
    Estao indo, da fartura , para a pindura.

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  2. Quando a situação estava no auge, sempre tinha um porta-vóz de peito estufado pra falar das vendas, da valorização e de que os imóveis iriam sempre valorizar 30% ao ano e bla bla bla....agora, onde estão esses porta-vozes ???

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  3. E isso?
    http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/imoveis/noticia/2540574/Precos-dos-imoveis-vao-cair-forte-apos-Copa-diz-professor

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  4. Pode ser um sintoma deste momento do mercado imobiliário. Com a grande influência das ações de marketing ( que figuram para quase todos os setores das empresas nos dias atuais), pode ser uma forma de atrair compradores e reaquecer o mercado e assim movimentar a indústria da construção e materiais.

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