As promoções oferecidas pelas
incorporadoras não se limitam a descontos (que já chegam a 36%), mas podem abranger benefícios como
entrega de unidades com armários, ou até mesmo com o pagamento da escritura e do condomínio.
Incorporadoras de capital aberto estão apostando na
concessão de descontos nas vendas de estoques, principalmente de imóveis
prontos e a serem concluídos neste ano, quando as entregas de empreendimentos
imobiliários devem atingir volumes sem precedentes. O crescimento dos
distratos, ou seja, da ruptura de contratos de venda de imóveis, principalmente
no período próximo à entrega das chaves, contribui para engrossar o volume de
estoques prontos e estimula a segunda rodada de concessão de descontos pelo
setor de incorporação no ano.
Unidades concluídas e não vendidas significam
despesas para as incorporadoras, o que ganha ainda mais peso num momento em que
caixa é a palavra da vez, no mercado imobiliário.
"Os estoques cresceram muito. Este é um ano de ajustes, em que as empresas precisam de caixa e não querem custos adicionais", diz o presidente da Brasil Brokers, Sergio Freire. A empresa divide com a Lopes o posto de maior imobiliária do país. Segundo Freire, as promoções oferecidas pelas incorporadoras não se limitam a descontos, mas podem abranger benefícios como entregas de unidades com armários ou até mesmo com um ano de condomínio pago.
No último domingo, a Even realizou o Even Day.
Conforme campanha veiculada na mídia, a promoção incluiu mais de mil
apartamentos e salas com descontos de 36%. A Gafisa está com a campanha
"2ª Chance" em curso, a Trisul anunciou o "Mês Premiado", e
a Viver Incorporadora e a João Fortes Engenharia estão oferecendo abatimentos
em unidades em estoque.
A campanha da Trisul, a segunda de 2012, abrange
550 apartamentos prontos ou que serão entregues ainda neste ano. A incorporadora oferece
descontos de 20% sobre essas unidades, além do pagamento das respectivas
escrituras.
"Estoques prontos custam caro devido às
despesas de condomínio, IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano] e
manutenção. Quanto mais rápido conseguirmos vender o imóvel melhor, pois
reduzimos seu custo, o que leva à geração de caixa", conta o diretor
comercial e de marketing da Trisul, Ricardo Stella. Parte dos estoques da
companhia resulta de imóveis que voltaram à sua carteira por causa de
distratos.
Unidades concluídas e não vendidas significam
despesas, o que tem peso maior quando caixa é a palavra da vez.
A Viver, que não lançou empreendimentos no segundo
trimestre, está oferecendo, desde o primeiro semestre, descontos em unidades
prontas. A parcela do abatimento depende da data de conclusão da unidade.
"O estoque mais antigo tem desconto maior", conta o diretor de
Relações com Investidores da Viver, Guido Lemos.
Construtoras despistam sobre descontos
Segundo fontes, a PDG Realty está concedendo
descontos na venda de unidades, mas a companhia não confirma a
informação. A PDG veicula, no momento, a campanha "Agarre seu
Imóvel", que começou no dia 11 e vai até 26 de agosto.
De acordo com a companhia, não estão sendo concedidos descontos, mas divulgados os estoques de empreendimentos e as respectivas condições de pagamento desses imóveis, semelhantes às dos demais.
Na divulgação dos resultados do segundo trimestre,
a Cyrela informou que está adotando o que chama de "marketing de
guerrilha" para vender estoques de imóveis prontos, concedendo descontos, relançando produtos e incentivando sua força de vendas.
Procurada pelo Valor, a Cyrela disse, em nota, que não trabalha com descontos de forma generalizada, "deixando a cargo da negociação com cada cliente o melhor desfecho para seu fluxo de pagamento".
Parte das incorporadoras listadas em bolsa está
realizando ações promocionais, nesta semana, também por meio da Realton. Sem
revelar o nome das empresas, o presidente da outlet imobiliária, Rogério
Santos, conta que as iniciativas abrangem descontos e oferta de facilidades de
pagamento aos clientes.
No último fim de semana, a Rossi Residencial fez, em Porto Alegre, ação de marketing nos módulos de uma outlet de imóveis prontos, conforme fonte do mercado. Segundo a assessoria de imprensa da Rossi, não foi encontrado porta-voz para comentar o assunto.
(Valor Econômico - São Paulo/SP -
EMPRESAS - 24/08/2012 - Pág. B12)
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Parece que os corretores, nao conseguem mais, fisgar sardinhas.
ResponderExcluirEstao indo, da fartura , para a pindura.
Quando a situação estava no auge, sempre tinha um porta-vóz de peito estufado pra falar das vendas, da valorização e de que os imóveis iriam sempre valorizar 30% ao ano e bla bla bla....agora, onde estão esses porta-vozes ???
ResponderExcluirE isso?
ResponderExcluirhttp://www.infomoney.com.br/minhas-financas/imoveis/noticia/2540574/Precos-dos-imoveis-vao-cair-forte-apos-Copa-diz-professor
Pode ser um sintoma deste momento do mercado imobiliário. Com a grande influência das ações de marketing ( que figuram para quase todos os setores das empresas nos dias atuais), pode ser uma forma de atrair compradores e reaquecer o mercado e assim movimentar a indústria da construção e materiais.
ResponderExcluirI read this pieсe of ωгiting complеtelу about the
ResponderExcluirdifferenсe of hоttest and preνiouѕ
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