Total de acessos

Teste

domingo, 23 de setembro de 2012

Folha: Especulação e irracionalidade criaram a bolha imobiliária

Os brasileiros aprendem desde pequenos que a compra de um imóvel é sinônimo de segurança e sossego. Mas será que, com o atuais preços, essa regra ainda vale?

Em primeiro lugar, deve-se verificar a taxa de aluguel, que é a divisão do valor do aluguel sobre o valor do imóvel. 

O valor do imóvel deve contemplar -além do preço pago- impostos e outros custos iniciais, como piso e acabamento, no caso de imóveis novos.

Pesquisas em sites e classificados apontam que a taxa de aluguel nas principais regiões de São Paulo gira em torno de 0,40%, valor extremamente baixo em relação aos preços. Ao mesmo tempo, a Selic paga 0,60% ao mês. Ou seja, até a poupança é melhor.

Então por que um investidor aplica seu dinheiro em um mercado arriscado e de pouca liquidez para receber um retorno menor do que conseguiria em aplicações de menor risco?

Parte dessa irracionalidade pode ser explicada pelas expectativas criadas pelo investidor quanto a possíveis aumentos dos preços. Esta forma de especulação é uma característica da formação de bolhas, nas quais os indivíduos pagam valores absurdos por ativos com a esperança de que, no futuro, outro investidor aceite pagar um preço ainda mais irreal.

Há de se considerar, ainda, que o imóvel pode ser avaliado pelos retornos futuros que vai gerar. Este retorno é o aluguel, que alguns deixam de pagar e outros recebem.

O grande problema é que os preços subiram tanto que esse retorno ficou financeiramente desinteressante. É evidente que, se todos os investidores partilhassem da mesma visão, jamais seria formada a bolha. A distância da realidade e as expectativas de valorizações são tamanhas que já não há mais um caminho próspero para os preços.

 (Folha de S. Paulo - São Paulo/SP - FOLHAINVEST- 17/09/2012 - Pág. B6) 

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

5 comentários:

  1. olha ai mais uma noticia de falencia na bahia

    http://varelanoticias.com.br/rca-e-prime-engenharia-o-adeus-ao-sonho-da-casa-propria/

    ResponderExcluir
  2. O que vocês acham destas análises de não existência de uma bolha por parte do Presidente da MRV ??

    http://blogrubensmenin.com.br/bolha-imobiliaria-2?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=bolha-imobiliaria-2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que você acha das inúmeras declarações do Lula dizendo que o mensalão nunca existiu???

      Desculpe a ironia, mas uma análise "imparcial" como esta, e no blog do próprio construtor...não merece sequer comentário...

      Fábio Martins

      Excluir
  3. CARRISCIMO FABIO MARTINS A REALIDADE E QUE EXISTE SIM UM ROLO E GRANDE DAS IMOBILIARIAS UM PAIS COM O SALARIO K TEM VENDER IMOVEIS PELO PRECO K ESTAO VENDENDO ISSO E COMPLETAMENTE INACEITAVEL ESTOU PROCURANDO IMOVEIS PARA COMPRAR E REALMENTE NAO VOU MAIS PELO MENOS ATE VER NO K VAI DAR UMA PESSOA INVESTE 150 MIL REAIS O K E UMA PEKENA FORTUNA PARA TIRAR 400 REAIS D ALUGUEL ???????????????? OI ISSO NAO DA NEM PRA COMER FORA D ETICA ROLO SIM LADROAGEM DA BRABA I O BOATO TA CORRENDO KEM FICAR INFORMADO NAO VAI COMPRAR VAO TER K BAIXAR E RAPIDO AGORA E A VEZ DO LADO DE CA FAZER BOLHA PRA BAIXAR .............OUVIU PESSOAL ESPALHEM A NOTICIA NINNNNNNNNGUEMMMMMMMMMMMMM COMPRA IMOVEL AGORA K VERGONHA O BRASIL TERRA DE LADROES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, aprende a escrever, filha...caixa alta, sem pontuação e com erros grosseiros e gramatica e concordância, é pra ninguém te entender mesmo, hein?

      Excluir