Total de acessos

Teste

domingo, 21 de outubro de 2012

Economistas confirmam bolha e mostram suas causas

Os economistas Mário Jorge Mendonça e Adolfo Sachsida, pesquisadores da Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), publicaram recentemente um estudo cravando que existe uma bolha imobiliária e que ela vai estourar, pois os juros da economia, hoje em 7,25% ao ano, voltarão a subir, e as famílias estão se endividando muito. Para chegar a esse veredicto, eles consideraram que os imóveis subiram muito acima da inflação nos últimos três anos e estão com preços artificialmente elevados devido à oferta abundante de crédito, acima do seu valor justo.

Quando os juros básicos da economia – a taxa Selic – voltarem a subir, o que os economistas do Ipea acreditam que acontecerá em breve, o financiamento se tornará caro, com a consequente elevação da TR, que atualiza o saldo devedor. Com isso, os mutuários poderão ter dificuldade de pagar suas prestações, que, por sua vez, levará os bancos a controlar a concessão do crédito. A dificuldade de obter financiamento faz a demanda cair, provocando a redução dos preços, com a redução no número de compradores.

O economista Eduardo Zylberstajn, coordenador do índice de preços de imóveis da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) da Universidade de São Paulo, admite que o problema de uma possível bolha está ligado às condições de crédito, se são sustentáveis ou não. Mas o cerne da questão, diz, é se as famílias que contrataram os financiamentos terão condições ou não de honrar os pagamentos. Se, por algum motivo, houver aumento da inadimplência, os bancos ficarão com receio de emprestar e apertarão as condições, como a diminuição do prazo. “Tudo isso faz com que a demanda diminua e, portanto, o mercado se ajusta e os preços tendem a cair”, observa. Para ele, algumas cidades e bairros sofrerão algum tipo de correção dos preços dos imóveis por conta de exageros recentes. “Mas isso já vem ocorrendo”, afirma. 


VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK
http://www.youtube.com/results?search_query=verumspectator&aq=f

Compartilhe pelas redes sociais, acessando os ícones abaixo. 

13 comentários:

  1. Olha a farra acabando !!!!
    http://www.jornalopcao.com.br/posts/bastidores/bolha-imobiliaria-abala-construtoras-goianas-

    ResponderExcluir
  2. Bolha em Goiania
    http://www.jornalopcao.com.br/posts/bastidores/bolha-imobiliaria-abala-construtoras-goianas-

    ResponderExcluir
  3. Sinto muito mas isso é uma desinformação. Reajuste de preços está longe de se configurar em bolha. Bolha é crise sistemica que envolve todas as áreas da economia. O mercado brasileiro é diferente do americano. Lá titulos podres foram usados n vezes como garantia, coisa que aqui não é permitido.
    Se os preços cairem, isso é acomodação das expectativas.
    Jogar o pãnico com base em informações distorcidas é crime. Quem disse que os juros vão subir? Duvido que o IPEA tenha dito isto. Isso são lorotas do mercado financeiro saudoso de lucro fácil com base em juros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. anonimo, contra fatos não há argumentos
      Olha o indice fipe-zap, os preços estão derretendo, em Brasilia caiu em BH caiu, os preços desabaram pro nível de 2010 e ninguém garante que não vão cair muito mais

      Agora absurdo mesmo é vc dizer que rolava maracutaia nos EUA, País dos advogados, e aqui no BR tudo ocorre na mais perfeita lisura e honestidade. Olhaí qunatos bancos já faliram esse ano, Panamericano, BVA, Tupi

      Excluir
    2. Concordo em genêro numero e grau ao nosso saudoso e amigo Anônimo (2)...salvo ao amigo Anônimo (1) respeitosa base.
      Abraços.

      Excluir
  4. Sr.(a) Anônimo, também sinto muito, mas foi a desinformação que criou a bolha imobiliária. Ela existe sim, e já está, literalmente, derretendo o mercado de imóveis, deixando imobiliárias, construtoras e "investidores" em pânico. Crime é o que o governo do PT fez, fazendo o povão pagar 100, 150 mil em imóveis que valem 30 mil. Quem se utilizou de terrorismo para sustentar preços altos, alegando que a valorização seria infinita, foi o próprio mercado imobiliário. Então, meu caro Anônimo, agora é tarde para tentar desmentir ou desqualificar o que todo mundo já sabe e já está vendo.

    De qualquer forma, valeu pela tentativa.

    Fábio Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, sou outro anônimo rs mas que vejo a bolha, claramente.

      Ela já estourou, pois praticamente já nao se vende mais imóveis em BH, comparativamente ao que acontecia até 2010, e sei de quedas de mais de 70% em cidade do interior paulista. Nao há nenhum banco quebrando, como o Lehman Brothers, mas bolha havia aqui no Brasil, sim, e já estourou.

      E nem precisou de alta de juros. Foi somente excesso de oferta para a classe média (e os muito pobres e miseráveis continuam nas favelas e que tais).

      O estouro da nossa bolha vai causar desemprego em algum tempo, difícil de precisar, mas a Dilma deve estar torcendo para que seja depois de sua reeleição. Nao muito diferente do que aconteceu com o Grande Irmão do Norte.

      E se a inflação disparar, nossos juros também aumentarão, piorando as coisas.

      Fora que estamos chegando a 50% das famílias com quase 50% de seus salários comprometidos com dívidas e financiamentos.

      E há as dívidas federais com Copa, Olimpíadas, Minha Casa Minha Vida, desoneraçao de IPI, etc...

      Todas estas dívidas levarão a um tranco na economia.

      Sobre a nossa bolha imobiliária, ela já nao existe mais, estourou.

      Excluir
    2. Sou formado em Economia, mas não é necessária esta formação para saber que não se trata de uma ciência exata.

      Cada país tem suas particularidades e algumas variáveis econômicas que podem ser determinantes para análise de um mercado, podem não representar tanto para outros, ou até mesmo, podem ter efeitos diferenciados.

      Não podemos esquecer que este meio de comunicação não é filantrópico, e existe um produto em nosso país que vende muito, por ter ampla aceitação na mídia: notícia sobre tragédias.

      O próprio tópico da discussão é um tanto tendencioso (O estouro da Bolha Imobiliária. Mais de 350 mil acessos).

      O que venho observando nas postagens é um certo entusiasmo, que até beira do fanatismo em alguns casos, acerca de uma possível bolha no mercado imobiliário.

      Muitas vezes, são pessoas “torcendo” para um hipotético cenário catastrófico sem ter a menor noção do que escrevem e, pior, das conseqüências da “tão desejada quebradeira” para a economia nacional.

      Não sejamos manipulados.

      Se há bolha, ou não, só o futuro dirá.

      Reflitamos.

      Excluir
    3. prezado anônimo, a bolha já estourou, isto é fato, em algumas cidades o preço voltou ao valor real de 2010 (real = considerando a inflação)

      Sinto muito pelas suas esperanças perdidas, mas já estamos discutindo as consequencias do estouro da Bolha.

      Entre as medidas para frear o estouro podemos listar a atitude desesperada do governo em frear o estouro com medidas imprudentes como o juros negativo, o descontrole da inflação, a intervenção em 5 bancos médios que faliram esse ano (veja coluna do Celso Ming no estadão).

      Os próximos passos serão explosão de inadimplencia, recorde de leilões judiciais, retração no consumo, desemprego no setor da construção, Pib minguado, queda da renda per capita

      Excluir
  5. Concordo com o Fábio, a especulação e o medo geram bolhas e não precisam ser dimensionadas ao dos EUA.
    Incentivo de compra com baixa de juros pela Selic, programas habitacionais supervalorizados que diminuem a oferta demasiadamente e informações de que comprar imóvel é o mais rentável, valorizaram desproporcionalmente e descolando o preço do m² da inflaçao.
    Não precisa ser um genio em deduzir que o Copom tende a subir a Selic, ou acha que esse incentivo infundado ao consumo fará com que permaneça a mesma oferta? Os produtos serão mais procurados e teremos aumentos deles, aumentando a inflação. Tendo o governo a aumentar a Selic novamente.

    ResponderExcluir
  6. a bolha bombando no mundo
    "http://www.google.com/trends/explore#q=housing%20bubble%20market%22%2C%20bolha%20imobiliaria%2C%20%22burbuja%20inmobiliaria%22&cmpt=q

    ResponderExcluir
  7. LEAIM ISTO! Moro no interior de SP e estou procurando uma casa para comprar para meu filho que esta para casar em Janeiro de 2013. Olhei muito pela internet, consultei algumas empresas e esta procura ja esta me cansando pois se alastra a 3 meses. Tem muito imovel a venda que e praticamente uma porcaria! Sujo, mal cuidado, escuro, desatualizado, sem nenhuma reforma e que os vendedores pedem 250, 350, 380 mil reais. Acredito com ou sem bolha, te gente querendo morar, assim como meu filho. Se existisse um IMOVEL BOM por um preco correto de 10/2012, ai sim acredito que venderia. Mas tem muita porcaria no mercado. Se estivessem pintados, arrumados, limpos, amplos com grande metragem (e nao os 50m2 de varios) e estivessem em uma rua boa com um comercio perto, tudo bem, MAS TODO MUNDO QUE ESTA VENDENDO ESTA ACHANDO QUE O IMOVEL VALE OURO MESMO EM UM ESTADO DEPREDANTE.

    ResponderExcluir
  8. Nada mais é do que a velha regra da oferta e demanda. Isso acontece a todo momento nos mais variados mercados.

    ResponderExcluir