Total de acessos

Teste

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Se a crise continuar, muitas imobiliárias vão fechar, diz empresário

Para os corretores, o mercado de imóveis de veraneio no litoral norte de São Paulo "desaqueceu", "desacelerou", "está mais fraco", "estabilizou".

Os adjetivos usados para caracterizar a queda nas vendas e nos preços na região variam conforme a imobiliária e a cidade, mas em geral indicam que a maré para negociar casas, terrenos ou apartamentos já não é mais a mesma.

Isso não quer dizer que os preços estão baixos nessas cidades conhecidas por abrigar praias com "casas pé na areia" (sem avenidas ou ruas as separando do mar). 

O que acontece é que, dependendo da praia, não há margem para os preços continuarem crescendo. Nos casos em que os imóveis apresentam queda nas vendas, o poder de barganha do consumidor aumenta, sobretudo em imobiliárias menores, menos resistentes à desaceleração.

O corretor Nelson Yoshimoto, que atua em Caraguatatuba, diz que precisa dar descontos porque o mercado está parado, e os preços, muito altos: "Para mim, não está nada bom".

Sem fôlego
Gilberto Amâncio, dono de uma imobiliária em São Sebastião, diz que está há cerca de cinco meses sem vender um único imóvel. "O fôlego está no limite. Se o problema persistir por muito tempo, muitas imobiliárias vão fechar as portas."

(Folha de S.Paulo - São Paulo/SP - IMÓVEIS 1 - 16/12/2012 - Pág. 1)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

Compartilhe pelas redes sociais, acessando os ícones abaixo

38 comentários:

  1. Muitas dessas imobiliárias nasceram com intenção especulativa. Então, como esse ramo esta em queda, é natural que muitas imobiliárias tendem a desaparecer.

    ResponderExcluir
  2. Muitas já estão fechando ou mudando de "mãos". Observo muito isso aqui em Brasília.

    ResponderExcluir
  3. Ironico: Estão sendo devorados pelo monstro que criaram....

    E eu aqui, sentado com um saco de pipoca e uma garrafa de coca cola assistindo de camarote...hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "sentado com um saco de pipoca e uma garrafa de coca cola assistindo de camarote..." e pagando aluguel, acertei?

      Excluir
    2. Exatamente... Pagando aluguel equivalente a 0,3% do preço praticado pelo imovel, o que meus rendimentos pagam com folga sem eu tirar nenhum tostão do bolso...

      Ainda por cima, me mudei 2 vezes nos ultimos 2 anos e atualmente estou num alto padrão pagando menos que muita gente paga pelas prestações de um MRV.

      Espertalhão deve ser voce que está preso por 30 anos a um unico "proprietario" (BANCO) que não vai ter escrupulos em coloca-lo na rua caso atrase suas prestações. Alem do mais, comprometeu 30% da sua renda por um imovel de pessima qualidade que era o que podia pagar e sua mulher infernizou sua cabeça pra entrar na roubada.

      Acertei? hauhauhauhuahu

      Excluir
    3. Melhor pagar aluguel que pagar uma valor inflado em cima de nada.

      Excluir
    4. Deve é ter comprometido muito mais de 30% da renda, como a maioria das pessoas teve que inventar um monte artimanhas para aprovar o crédito.

      Deve ter colocado a conta de a agua e luz no nome da sogra, a escola da filha no nome do pai,tudo pra ver se conseguia aprovar o crédito.

      Agora vai pagar uma fortuna para o banco por uns 5 anos até conseguir enchergar que é impossível pagar essa merda por 35 anos, só que quando for tentar vender não vai ter nínguém para pagar o dinheiro que ele já investiu e mais a sua dívida, que a essa altura é milionária, se é que vai ter alguém para pagar alguma coisa.

      Agora eu vou dormir tranquilo sabendo que tenho que pagar meus 1000 reais de aluguel, mas que não devo 1 milhão de reais. Será que você já parou para pensar, como alguém dorme tranquilo devendo 1 milhão de reais para o banco.

      Tomara que não faça como muitos por aí que se enforcam no lob do prédio para quitar a dívida.

      Excluir
    5. to amarrado a financiamento sim.... mas comprei na baixa, felizmente. alto padrão, bairro nobre, bela vista...

      e nem por isso fico torcendo pra que o pior aconteça, pra que o mercado entre em colapso nem pra que as pessoas se ferrem só pra eu "assistir de camarote"...

      Percebo que há muitos "LocaOtários" por aqui.... sem um durango no bolso, comendo hot dog e arrotando caviar....

      vai guardando os quinhentão por mês aí... que sabe um dia dê pra comprar algo....

      Excluir
    6. Se você comprou em baixa seu palacete acarpetado, de alto garbo e elegância, como você esta vomitando. O que você tem a ver com essa situação?

      Parabéns você pagou o preço justo, não os preços extorsivos que são praticados hoje em dia. O que você tem a perder se vier uma crise financeira, seu apartamento no máximo voltará a um preço justo, quem será prejudicado é quem se fez de inocente e comprou gato por lebre.

      Qual o problema de querermos que os preços voltem a um patamar real, você mesmo colocou que comprou em baixa, ou seja, agora estamos em alta de acordo com você. Quem aceitou pagar os preços extorsivos tem que arcar com consequências de ter feito um péssimo investimento.

      Não interessa se somos ricos ou pobres, o imóvel continua caro e até inacessível para ambos, da forma como estamos, o rico vai ter que morar em apartamento de classe média o classe média em aparatamento de pobre.

      Agora diz uma coisa, se você está tão cheio de si, pagando o preço de baixa para morar com o jet set, porque esta procurando sarna para se coçar neste tipo de site? Relaxa e goza, aproveita a vida, vai fica perdendo o tempo com a pobrada passa fome.

      A não ser que... Tem mutuário preocupado.

      Nos te avisamos antes de comprar, você não quis ouvir, agora vai ter que comer miojo na ceia de natal e brindar o ano novo com Cidra Cereser.





      Excluir
  4. Realmemte, também tive o mesmo pensamento, resolvi alugar, pois o que pago hoje, em dois anos são 15 mil reais.
    Agora imagina se eu compro um apartamento de 100 mil por 200 mil. Arrancaria os poucos cabelos que já tenho. Sem falar nos juros e saber que só acabaria de pagar com 58 anos. Quase com o pé na cóva, hoje Junto meu dinheirinho e sei que daqui a uns dois anos se bobiar compro à vista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tô dizendo que esperar pra comprar é errado não... os preços vão cair... já estão.... Agora, comprar à vista,por 100 mil, pagando 625,00 por mês de aluguel. Quer juntar 100 mil em dois anos... é....teria que juntar 50 mil por ano, 4 mil por mês. Tem que ganhar uns 8mil brutos prá, fazendo milagre, chegar a 4 mil de poupança por mês... como eu disse, muita gente comendo hot dog e arrotando caviar....

      Excluir
    2. Amigo cada um tem um orçamento, realmente você acertou, 15 mil que tinha comprei um
      Terreno que por sorte valorizou 150 %, por melhorias que a prefeitura fez, com relação a juntar 4 mil, não, ja estou juntando 3500. Por mês, mesmo vivendo da mesma forma.
      Agora imagina se entro em um financiamento doido desses ai, ia trabalhar muito para pagar esses juros e esse valor absurdo que é cobrado hoje. E em dois anos ia ver a besteira que fiz, pela matemática tenho certeza que fiz a melhor escolha. É só ter objetivo, E assim bater a meta mensal. No meu caso vou conseguir sim, mas alguns amigos passam os pés pelas mãos e sempre estão no vermelho.

      Excluir
    3. kkkkk certissimo Anônimo se fosse você venderia seu apartamento de luxo e viveria de aluguel certamente a coisa certa hoje!!!!!

      Excluir
  5. As teorias por aqui seriam perfeitas, se economia e mercado imobiliário fossem ciências exatas. Acho muito otimismo pensar que todos os preços vão voltar aos patamares de 2008…

    Os preços já parecem apresentar queda em algumas capitais.

    E merecem cair mesmo, votando a números mais racionais, que expressem a realidade do mercado brasileiro.

    Quanto vão cair? Só o tempo dirá.

    Qualquer afirmação diferente desta, ao menos que fundamentada de forma técnica, não passa de exercício de futurologia ou de mero sofisma.

    Até porque há alguns pontos que precisam ser considerados:

    Há muitos investidores de peso no mercado. Só pra dar um exemplo, conheço um empreendimento em Curitiba em que o dono do terreno
    recebeu, como pagamento da construtora, 11 unidades (de um total de 64 apartamentos). Ele é o dono do maior restaurante da América Latina e tem mais de 100 imóveis no seu portfólio. Você acha que este cidadão está perdendo os cabelos por causa da “bolha”. Ele tá cag@#do pra ela. Assim como ele, há mais 3 ou quatro investidores, gente do dinheiro, com dois ou três e até quatro aptos e que também estão cag@#do pra tal “bolha”. Investem neste mercado há muito, muito tempo.

    As construtoras que trabalharam corretamente se capitalizaram muito, muito mesmo, explorando a alta de preços do mercado entre 2008 e 2011. A ponto de “desprezarem” recursos de bancos ou compradores que queriam negociar preço;

    Há aqueles que compraram pra morar e em vez de pagar 1.200,00 em aluguel, preferem pagar 1.600,00 num imóvel que será de sua propriedade, mesmo que para isso tenham que alienar 30 ou 40 anos de seu trabalho. Não dá pra condenar nem criticar, é a opção da pessoa. Se poupasse a diferença, conseguiria juntar 4.800,00 em um ano, quase 10 anos pra juntar 48.000…!!! se é que juntaria…

    E finalmete há os que cairam no “conto do corretor”, fechando o imóvel na planta na esperança de vender o “velhinho” para pagar os balões ou mesmo para realizar o lucro, especulando e se aventurando no mercado.

    Nos três primeiros casos, não vejo muito problema. já no último…. acho que as “devoluções” de imóveis para construtoras já refletem a realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anonimo

      Sua visão mercadologica é simplista e pobre. Voce não cita nenhum argumento válido para que sua teoria pare em pé. Além do mais abusa do (muito, muito mesmo) para tentar uma aprovação forçada do seu ponto de vista miope.

      Tudo no mercado está interligado. A bolha imobiliaria é apenas UMA das várias consequencias nefastas que enfrentaremos em 2013 devido a politica economica irresponsavel e populista dessa gente incompetente que nos governa.

      Outro ponto importante a destacar é que, embora pareça, não torço para que as pessoas sofram; Quando escrevo que estou com meu saco de pipoca e colca cola assistindo a derrocada de camarote, para bom entendedor, digo que não caí no conto do vigario para entrar na modinha de uerer ganhar dinheiro facil especulando ou me esbanjando no crédito facil...

      Sou muito pé no chão e acredito que só pelo trabalho se conquista as coias na vida ao mesmo tempo que contribuimos para o desenvolvimento da sociedade. Mas brasileiro se acha espertalhão quando na verdade é vagabundo, oportunista e malandro, por isso elegeu e ama seu maior retrato na atualidade - O Lula.

      Portanto, ler comentarios como aquele do anonimo energumeno que postou lá em cima tirando sarro que estou pagando aluguel é ter a certeza que o rapaz está com o orçamento comprometido e escravo de um banco por longos anos num ambiente economico instavel e inseguro.

      Além do mais, bela vista, apesar de ser um bairro central de SP, é um lugar onde em sua grande maioria os aptos são da década de 60, 70 ou 80. São imoveis velhos e ultrapassados. Dizer que é alto padrão não diz nada nesse caso porque alto padrão na bela vista está longe de ser comparavel com o "alto padrão" dos imoveis mais novos. Bela vista é predominantemente composta por imoveis pequenos e velhos, portanto alto padrao ali é qualquer coisa que se possa chamar de razoavel.

      Anonimo caiu no papo de corretor e fica contando vantagem.

      Pra finalizar, o espertalhão da Bela Vista diz que muita gente aqui come hot dog e arrota caviar quando na verdade ele quer se gabar por achar que tem dinheiro e somos todos uns pés rapados por não fazer a mesma cagada que o nobre cidadão. Brasileiro é uma comedia, acha que quem não entra na onde da matrix é porque nao tem condições de pagar o preço quando na verdade trata-se de usar a inteligencia para gerir seus recursos e não dispendiça-los pagando dois terços da prestação do banco em juros.

      Nem vou entrar no merito da minha profissão ou o que faço porque não lhe interessa, mas por favor não venha dizer que nós somos os idiotas enquanto estiver com a merda até o pescoço...

      Excluir
    2. bela vista (uma boa vista da sacada, da suíte, etc.) é diferente de Bela Vista (que, aliás, nem conheço)... e depois a minha visão que é a míope... mas tudo bem.

      Visão míope, penso, e radical, é aquela que não consegue aceitar pontos de vista diferentes. Talvez a diferença social seja realmente uma barreira entre neste ponto. Você, talvez, conheça mais locatários... eu conheço alguns investidores que estão literalmente c@g@$%do pra "bolha". Sabem que o preço vai cair, e não estão perdendo os cabelos, pois não vivem só de mercado imobiliário. Apenas faz parte do portfólio....

      Acompanho o mercado imobiliário pela sua importância para a economia do país e pelo seu poder multiplicador (assim como o automotivo, o naval, aeroespacial, dentre outros).

      Concordo que colheremos péssimos frutos das políticas populistas do governo anterior, e do atual. Acho que nos faltam estadistas, com projetos de longo prazo; temos políticos, que, na falta de projeto, usam MP e Decreto.

      É isso. E continuo pensando a mesma coisa sobre hot dog, caviar, locatários e os quinhentão por mês.... parece haver uma alta correlação entre eles...

      Excluir
    3. Cara vou te dizer eu nunca ouvi tanta bobagem colocada junta e com tanto soberba e pretensão como você fez. Tudo bem que você deve acreditar ser o acionista majoritário da VERDADE S.A, mas pelo menos você poderia se dar ao trabalho de fundamentar seus argumentos.

      Mas vamos conversar, vamos fazer um exercício, tudo bem que você não gosta muito. O que acontece com seu brother investidor se ele tiver que pagar condomínios dos seus maravilhosos investimento, supondo que ele fique com 50 deles parados, vamos colocar que o condomínio de cada um deles em média fique em 300 reais, só nessa brincadeira seu amigo iria gastar no mínimo 1.800.000 de condomínio por ano,você acha que ele tá cagando para 2 milhões de reais.

      Vamos continuar a brincadeira, supondo que as pessoas estejam assumindo dividas a quem de sua capacidade de paga-las o que você acha que dança primeiro, o jantar no restaurante do seu amigão ou a prestação do ap. E aí, seu amigo continua cagando 2 milhões de reais.

      Eu até acredito que um sujeito que nunca viu 2 milhões de reais e acha que tem gente que joga 2 milhões pela janela, acredita que isso deve ser normal. Mas eu posso te garantir que seu brother não vai gostar nem um pouco de perder 2 milhões por ano.

      Mudando um pouco para outra falácia exposta por você. Meu amigo em que mundo, país, cidade, que você vive na qual a prestação do imóvel é 1600 reais. Eu sou de São Paulo, e posso te garantir que com 1600 reais você não compra uma COHAB. Vou te dar um toque, se você financiar 400k, valor que não compra com folga uma Kitnet na Bela Vista, você começa pagando 4300 e depois de módicos 10 anos, tempo que passa num segundinho, você estará pagando 3300 reais e o pior ainda deve 2/3 do seu saldo devedor.

      Anônimo, se você vai tentar provar o seu ponto de vista, pelo menos use o padrão de valore atuais, se não pode parecer um exercício de futurologia ou mero sofismo.

      Excluir
    4. Miopia é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados.

      Até sua definição de miopia é deturpada, mas coincidentemente combina muito bem com a sua visão de nossa conjuntura.

      Da mesma forma que na miopia, você vê o mercado que se apresenta hoje, mais próximo, como algo intocável, dominado por pessoas bem sucedidas, que são imunes a alterações da dinâmica de mercado. Mas não consegue enxergar a distância, não percebe que no final das contas os imóveis tem que ser vendidos, se não, são apenas mais um prejuízo. Não enxerga que o brasileiro comum, consumidor final, assumiu uma quantidade de dívidas a qual não pode arcar e que isso irá corroer não só o setor imobiliário como boa parte da economia. Não vê que o quão deslocado estão os preços da realidade do brasileiro e que isso impossibilitara qualquer recuperação do mercado.

      Anônimo acho que você precisa de lentes divergentes para corrigir seu problema.Tanto de visão quanto de opinião.

      Excluir
    5. Podemos basear como exemplo o mercado dos automóveis, deram crédito para qualquer um e agora há uma “ bolha automobilistica”, leilões de veículos tomados por financeiras iniciam leilões com 500 veículos por semana. E isso sem contar os milhares que ainda estão rodando. Hoje com 20 mil reais é possível comprar um carro semi-novo, Não quer dizer que com a queda eu vá comprar uma cobertura na Barra da tijuca, mas vou poder comprar meu “semi-novo” pelos “20 mil” entende.
      Anunciei um imóvel de um tio por 210 mil, ele está com o mesmo pensamento meu, que os preços cairão, assim consegui convencê-lo a vender, então anunciamos à dois meses pelo valor que estavam oferecendo a ele no início do ano, conclusão, não vende, já vamos baixar 20 % o valor. Alguém tem dúvida que o declínio começou?

      Excluir
    6. Cidade. Curitiba.

      "50 deles parados"???? De onde você tirou essa informação? Percebe-se que você não é investidor do mercado imobiliário.... sua conta não fecha. Os 11 aptos que o cara recebeu pagamento pelo terreno sei que ainda não locou, pois e está esperando os móveis planejados ficarem prontos.

      Ou seja, vendeu o terreno por 1,650 milhão (11 x 150 mil). Hoje, tem 11 x 240mil. Se desvalorizar 30%, ainda terá 1,68 milhão. Que alugue cada unidade por 800,00 mês (0,33% ou 0,53% ao mês conforme o valor de referência... ooohhh, é menos do que a pouçança...!!! vocês vão argumentar).

      O cara realmente não deve entender nada de imóveis. Em apenas um empreendimento, tem mais de um milhão em patrimônio. E conheço outros de menor "calibre" também, (4, 5, 6 ...10 imóveis).
      Todos eles uns trouxas.

      Vocês é que são os espertos... os bem sucedidos "LocaOtários"* de imóveis....

      *Observação: Para não ser acusado de plágio, esta era a forma usada por um professor do Mestrado de Economia quando fazia piada. Uma forma mneumônica de lebrar a diferença entre locador e locatário. -"É só lembrar de otário... Locaotário... daí você não esquece mais..."

      Excluir
    7. Caro anonimo miope

      Voce deve ser filhinho de papai...
      Seus amigos investidores devem o ser tambem por isso esse papinho infantil de sardinha...
      Um dia voce vai crescer e perceber o quão limitado voce era quando se gabava de conhecer investidores e pessoas da alta sociedade...

      Juro que achei que estava falando com um homem serio e não moleque...

      Excluir
    8. Anonimo miope de curitiba.

      Cara fica até difícil de argumentar com os valores que você coloca, você relatou que se amigo vendeu um terreno por 1.650.000 e recebeu 11 aparatamentos, e levantou a hipótese de aluga-los por 800 reais, valor hoje que é ínfimo, ainda mais para Curitiba que é uma cidade rica.

      Mas tudo bem, considerando que el alugue estes 11 apartamentos e que os valores não caiam nos próximos anos, por ano ele teria um retorno 105.600 e demoraria 15.65 anos para empatar o valor da venda do terreno, para então começar a receber algum dividendo. Isso se os alugueis se mantiverem no mesmo patamar, isso se ele conseguir mante-los alugados e isso se ele não tiver qualquer gasto com impostos, taxa de corretagem, reformas, contas e entre outros muitos encargos referentes a qualquer imóvel.

      Agora se ele tivesse investido 1.650.000 na poupança antiga, que perdurou até maio deste ano, ele receberia 8250 ao mês e 101768 ao final do ano e ainda teria 1.650.000 líquidos para utilizar quando quisesse, fora que é um valor livre de impostos. Não vou nem discutir as outras possibilidades de investimento, as que são realmente visadas por um verdadeiro investidor, pois seria perda de tempo da minha parte.

      Agora eu não entendi o porque do espanto com 50 imóveis parados, o indivíduo tem 100 imóveis o que já é uma idiotice por si só, alugar imóveis, ou pior ainda vende-los, não é fácil, seria normal que mesmo em um mercado aquecido ele tivesse 20 imóveis parados, taxa que é muito maior em quase todas as imobiliárias, em um cenário de crise então, esse número pode até ser muito maior.

      O que parece é que você inventou um personagem fictício para tentar provar seu ponto de vista, uma tentativa diga-se de passagem um tanto ridícula. Agora se esse famigerado dono de restaurante e pretenso investidor existe, é um verdadeiro retardado, deve ter o pior gestor de investimentos do pais e pelo bem de seu restaurante não deveria nunca ter saído da cozinha.

      Excluir
    9. santa ignorância... e eu tinha alertado que algum gênio dos investimentos ia falar que ta rendendo menos que se aplicasse os 1,65 milões na poupança.....

      ele não tem o dinheiro do terreno Einstein. não vendeu em dinheiro, trocou por aptos na planta. Então, o discurso de que "se aplicasse o dinheiro da venda na poupança..." não se aplica.

      Excluir
    10. Não alimentem os trolls... Deixe que o Motumbo fará o serviço!

      Excluir
    11. Ele não tem o dinheiro do terreno por que foi burro o bastante para vender o terreno em troca de apartamentos. Mas para mim o burro é você mesmo que não teve a capacidade de inventar uma personagem mais plausível.

      Se tivesse vendido vendido em dinheiro mesmo que uma quantia menor teria um investimento rentável e de baixo risco, como trocou por apartamento tem um investimento de altíssimo risco, com rentabilidade a longo, muito longo prazo, se é que terá qualquer rentabilidade.

      A única possibilidade deste investimento ser rentável e é o que o investidor procura no mercado hoje, é vender estes apartamentos e teria que vende-los por pelo menos 180k em um curto espaço de tempo para ser considera um investimento rentável. A sua hipótese de aluga-los é ridícula, pensamento de pobre, aquela ideia antiga de ter uma casinha extra para complementar a renda, posso te garantir que não é o pensamento do investidor típico. Posso te apontar pelo menos 100 empresas de capital aberto, que trariam um retorno mais rápido, com menos risco e maior rentabilidade do que ficar alugando apartamento de baixa renda.

      Me diz uma coisa, seu amigo imaginário, o Chef não parou para pensar o trabalho que dá para vender 11 apartamentos, ou mesmo alugar eles, os riscos que estão envolvidos neste tipo de operação. Porque ele não investiu em um fundo imobiliário, a própria construtura, se é que existe, poderia ter lhe passado o valor em ações e toda a operação do fundo seria gerida por profissionais experientes no mercado.

      Rapaz a cada opinião tosca e sem embasamento que você emite eu tenho mais certeza de que você não tem conhecimento algum do que é um investimento, bem como não tem contato algum com pessoas de classe social elevada. Agora o que tem na cabeça de uma pessoa que tenta montar esse tipo de cenário.

      Você é o que cara? um mutuário tentando negar que fez um péssimo negócio, proprietário de imóvel a venda ou corretor. A única coisa que eu tenho certeza que você não é, é o personagem que você montou, indivíduo de classe social elevada, que mora em apartamento de alto padrão em área nobre, com bela vista. Você é tão mirim que colocou até a bela vista, isso só pode ser história de um sujeito muito tonto tentando se passar por rico, ou corretor, ou mesmo um corretor tonto.

      Excluir
  6. Que comece o jogo !!!
    Quero ver sangue.

    ResponderExcluir
  7. Anonimo Miope da Bela Vista disse:

    "eu conheço alguns investidores que estão literalmente c@g@$%do pra "bolha". Sabem que o preço vai cair, e não estão perdendo os cabelos, pois não vivem só de mercado imobiliário. Apenas faz parte do portfólio...."

    Isso que voce escreveu é de uma imbecilidade impar. Qualquer investidor, por mais idiota que seja por ser amigo seu, sabe que o prejuizo em um carteira do seu portfolio pode anular os ganhos de todos os seus investimentos conforme a intensidade da perda.

    Portanto, concluo que voce deve viver de mesada do papai e nunca precisou sair debaixo da saia da mamae e enfrentar o mundo real...

    Rapaz, além do mais as pessoas mesmo na iminente falencia continuam sustentando aparencias e status ou voce acha que seus amiguinhos vão dizer na alta roda que voce frequenta que estão preocupados com os prejuizos milionarios que terão? Sabe com é essa gente que frequenta seu meio neh, superficialidades e imbecilidades são os assuntos predominantes!

    Cara voce é uma piada... Olha só, nao fica até tarde no computador senao mamae briga heim....hauahuahua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo do dia 21 de dezembro de 2012 22:39,

      Tenho pena de você. Pelo teor dos seus comentários, vejo o seu despesero em virtude da queda dos preços dos imóveis e do fim da farra e do lucro dos investidores.

      Os investidores estão com medo sim da bolha, pois o prejuízo será muito grande, tanto em relação ao lucro que não irá se concretizar, quanto em relação ao fim da liquidez dos imóveis, pois muitos dos investidores compraram vários imóveis na planta para revender na entrega.

      E como os preços não sobem mais, não tem mais lucro.

      E o pior, como não irão financiar, nem revender, serão obrigados a devolver para as construtoras com um grande deságio, em virtude das multas contratuais de rescisão.

      Excluir
  8. Só sei de uma coisa, aqui em brasília quem é servidor público está sendo caçado, literalmente. É ligção em casa, no trbalaho, até email institucional os caras acham. A situação parece que se acalmou nos últimos meses, mas na verdade é a calmaria antes da tempestade.

    A verdade é um só, pode demorar, mas quando a bolha estourar vai ser de uma vez só. Hoje aqui em Brasília mquem tiver uns 300 mil reais guardados deve esperar, pois em breve o mercado vai estar um paraíso para quem tiver dinheiro na mão.

    ResponderExcluir
  9. No brasil vai acontecer igual nos Estados unidos ou espanha, ou japão
    Os preços vão voltar ao patamar de 10 anos antes, ou seja, aos valores de 2003.

    O que tem de nego no reclameaqui.com chorando porque fez mal negocio e quer devolver a casa não tá escrito.

    ResponderExcluir
  10. As primeiras vitimas da bolha são as imobiliarias:

    Quem comprou caro não quer vender barato
    Quem quer comprar não tem dinheiro pra pagar preços absurdos

    E os corretores ó no rabo
    bem feito pra eles

    ResponderExcluir
  11. Observem, vou acabar com o anômino metido a espertinho lá de cima ==>

    Ele escreveu exatamente assim, como copiei:

    "to amarrado a financiamento sim.... mas comprei na baixa, felizmente. alto padrão, bairro nobre, bela vista...".

    Vejam que foi tudo em caixa baixa... Além do mais ele cita bairro nobre e destaca bela vista e não referencia da maneira que seria correta "com uma bela vista". Portanto, quis claramente expor o bairro Bela Vista, e ainda finge que não conhece este bairro, mais uma mentira deslavada para alguém de alto padrão social... hahahaha...

    Depois que foi questionado, deu uma de joão-sem-braço e disse que era uma bela vista... hahahaha....

    Tchau anônimo... aqui não!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cactus

      Eu questionei o anonimo sobre o bairro. Ele é um completo desinformado metido a riquinho buscando status...

      O cara deve estar sentindo a naba entrar, e pelo desespero do rapaz a cabeça ja ta dentro...hehe

      Gente como esse mané tem em todo lugar, só nao entendo o que um energumeno desse vem fazer aqui postando bobagem...Vai ver, além de energumenos, são sado masoquistas e gostam de levar tapa na cara...

      Excluir
  12. É engraçado ver que existem pessoas que vivem numa realidade totalmente diferente da minha. eheheh
    Não moro numa grande capital, por isso os preços aqui não são tão exorbitantes. Estou financiando uma casa de 145k e vou trocar aluguel de 515 pilas por 530 de juros para o banco, e a casa financiada é nova e bem melhor que a que estou alugando. Como vocês podem ver, fazer financiamento nem sempre é um mau negócio. Está certo que o financiamento vai se estender por longos 30 anos, mas o juro que vou pagar será de 5,6%+TR ao ano, que é baixo, pois é fácil ganhar mais que isso em aplicações de médio e longo prazo. Por isso que nunca vou morar numa cidade como São Paulo. Deve ser o inferno isso aí.

    ResponderExcluir
  13. A única conclusão que cheguei com este comentário é que você não mora no Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, aqui é Brasil. É que a casa é de padrão MCMV, "crasse C", em um bairro mais ou menos novo. Mas para um primeiro imóvel, que vou usar pra morar, está ótimo. Eu poderia comprar um carro zero à vista com o valor que dei de entrada, o que um brasileiro típico provavelmente faria, mas optei pelo barraco, eheh.
      Eu também poderia esperar mais alguns anos pra me capitalizar mais e adquirir um imóvel melhor, mas os juros de 5,6% a.a foram tentadores. Eu poderia nunca mais conseguir juros baixos assim.

      Excluir
  14. mas as imobiliarias tem mesmo é que fechar e se f...#$@% mesmo!!! elas e as construtoras com a ajuda dos bancos que criaram esta situação...ou seja escravizar o povo brasileiro que paga o preço de um imovel de qualidade baixa muito mais caro que o real valor do imovel... cada dia que eu passar da minha vida e ver como s meus olhos uma construtora quebrando e imobiliarias fechando vai me fazer mais feliz....muito mais feliz.

    ResponderExcluir
  15. a historia do brasil em relaçao a bolha imobiliaria ja aconetceu antes em Portugal, Espanha, Estados unidos... o resultado é que quem comprou imoveis no brasil nos ultimos 12 meses... ficou com o pepino na mão...o caminho agora é sempre a descer pelos proximos anos... sempre a desvalorizar ate chegar onde tudo começou...preços de 2003 ... quando so preços cehgarem a esses valroesd e 2003 o real esta valendo uns 5 usd e inflaçao de 5% ao mes no minimo... brasil ja era.... sou o homem do futuro e este post fica aqui postado pra historia...ja estive la ja vivi isso ja vi o futuro.

    ResponderExcluir