Total de acessos

Teste

domingo, 27 de janeiro de 2013

Construção fechou 42,7 mil postos de trabalho só em novembro

O número de vagas no setor de construção civil no País continuou caindo em novembro ante outubro, com o fechamento de mais 42,7 mil postos de trabalho. A retração é superior à registrada em novembro de 2011, quando também houve o fechamento de 19,6 mil vagas, de acordo com pesquisa divulgada no mês de janeiro pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A queda do emprego no fim do ano já era esperada, mas a baixa mais acentuada deixou em alerta o presidente do Sinduscon-SP, Sergio Watanabe. "Isso preocupa, porque reflete um cenário de retração dos investimentos. E denota uma provável recuperação mais lenta do emprego na construção ao longo do primeiro semestre de 2013", disse Watanabe por meio de nota. "Por isso será preciso um esforço redobrado do governo para seguir estimulando a atividade econômica em estreita articulação com a iniciativa privada", defendeu o executivo.

Só no Estado de São Paulo houve, em novembro, o fechamento de 8,5 mil postos. O desempenho representa uma piora em relação a igual período do ano anterior, quando foram fechadas 5,5 mil vagas.

(DCI - São Paulo/SP - SERVIÇOS - 14/01/2013 - Pág. A9)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

Compartilhe pelas redes sociais, acessando os ícones abaixo.

13 comentários:

  1. Houve fechamento de postos de trabalho em decorrência do aumento na quantidade de apartamentos entregues ou porque o setor está desaquecendo? Faltou os dados das aberturas de postos de trabalho. Ou não houve nenhuma contratação em novembro (meio difícil de acreditar não?).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, se o próprio presidente do Sinduscon-SP, Sérgio Watanabe, disse na matéria que a queda foi mais acentuada do que eles esperavam, mostrando um cenário de retração (desaquecimento) dos investimentos, é claro que não foi somente em decorrência da quantidade de imóveis entregues.

      Quanto à sua indagação sobre contratações, é claro que elas também ocorreram, até porque todas as construtoras estão demitindo muitos para contratar poucos, com salários bem menores. Digo isso porque também fui vítima de um desses "ajustes", para que contratassem outro profissional, ganhando 1/3 do que eu ganhava. E olha que não aconteceu só comigo.

      Se é bolha ou não, não me interessa, pois o que eu quero mesmo é que o mercado volte ao normal para que eu possa voltar a trabalhar, mantendo, pelo menos, 70% dos rendimentos que eu tinha, pois as propostas salariais que tenho recebido são inferiores ao que eu ganhava quando era trainee.

      Agradeço pelo espaço e pela oportunidade de desabafar.

      Marcelo Augusto
      Engenheiro

      Excluir
    2. Que porrada hein finanças inteligentes?

      Por essa você não esperava, diz a verdade?

      Excluir
  2. As estatisticas de contratacao informan sempre o saldo liquido. Contratacoes - demissoes

    ResponderExcluir
  3. Esse sítio deveria chamar-se "torcedores do mercado". Todo mundo torcendo por uma queda forte dos imóveis. Embora não tenha minha casa própria ainda, não torço por queda, porque, na minha visão, o crescimento do PIB (principalmente PIB per capita) e preço dos imóveis estão fortemente correlacionados. Torço sempre pela melhoria da vida dos brasileiros. Se me mostrarem como os brasileiros poderiam melhorar de vida (com a esperada redução do déficit habitacional) sem que as construtoras ganhassem com isso, até poderia aceitar aderir à onda de pessimismo baixista, mas pelo que tenho lido sobre redução de juros e aumento do crédito, não creio que seja o que acontecerá em futuro próximo. abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, todos que acompanham blogs como este também torcem pela melhoria de vida dos brasileiros (onde nós nos incluímos). Torcer a favor não significa concordar com a farra em que transformaram o mercado imobiliário, fazendo com que os trabalhadores, na esperança de realizar o sonho da casa própria, e sob a falsa bandeira do "pleno emprego", torrassem seu FGTS e se endividassem por 20, 30 anos, na ilusão de que seus imóveis valorizariam infinitamente 30% ao ano. (Se você não sabe, ou finge não saber, muitas construtoras, imobiliárias, corretores e proprietários inescrupulosos ainda iludem pessoas simples com essa mentira). Se você é tão preocupado com o povo brasileiro, deveria saber que moradia, assim como saúde, educação e segurança são direitos constitucionais, e não podem ser utilizados para especulação e enriquecimento de poucos, em detrimento do endividamento e do prejuízo de muitos. Se você não sabe, o setor de construção continua sendo o maior doador de recursos para campanhas políticas, especialmente do PT. Coincidência? Acho que não. E se quiser comprovar, basta uma pesquisa na internet, ou diretamente nos sites do TSE e dos TREs. Ou seja, além de ser demagogo, esse governo é irresponsável, pois está enriquecendo a si mesmo e a seus doadores de campanha, deixando a conta para o povo. E por último, não me venha com essa tentativa de simular um comentário como se fosse apenas um "brasileiro que torce pelo seu país", pois está na cara que você é do mercado imobiliário (corretor, construtor ou investidor). Não tiro seu direito de discordar e de se manifestar aqui, mas ao menos tenha a dignidade de assumir essa posição, sem falsear comentários.

      Grato pelo espaço.

      Manfredo Linhares - Belo Horizonte

      Excluir
    2. prezado anonimo
      torcer pela queda??
      os preços ja estão caindo.

      sou otimista e acredito que com a queda de preço o mercado volta a trabalhar e o pib volta a crescer. Hoje as vendas estão paradas, o pib parou e os corretores estão desesperados. Em outro topico tem uma corretora suplicando pra que voltem a comprar pq ela tem filhos e precisa pagar a conta de agua e luz

      Investidores sardinhas como vc vão perder uns 50%, mas azar né, quem mandou apostar em imovel como se fosse cassino

      Excluir
    3. Vixi!!! Bem que a minha mãe sempre me disse: mineiro é tudo gente boa, quietinho, mas não pisa no calo deles não! Esse tal de Manfredo aí ó, é dos bão! Falou tudo e falou bonito! Se candidatar, ganha!

      Excluir
  4. Bom. o Anonimo acima disse que gostaria que lhe apresentassem uma nova visão da situação para que ele se torne um bolhista convicto.

    Entendo que sua critica é pelo alto teor de desconhecimento dos principios básicos de economia aliada à preguiça em buscar material para entender a realidade que o cerca.

    Mas vamos lá:

    - Primeiramente, não somos pessimistas e sim realistas. Estamos assistindo a quebra de um país que, após muito sofrimento, havia encontrado a estabilidade economica, apesar de ainda conviver com muita desigualdade social. Desigualdade essa que tem sua orgiem culposa no excessivo espirito de esperteza do brasileiro em querer levar vantagem em tudo, mesmo que isso cause a ruina do seu semelhante.

    - Em segundo lugar, tudo que estamos vivendo é uma situação ficticia onde um partido neo socialista usa de artimanhas para manipular a massa ignara em crer no que eles desejam a fim de se perpetuar no poder. Nunca antes na historia deste país a imagem pessoas da pessoa ocupante da cadeira do cargo presidencial foi tão desejada e buscada. Usa-se, para este fim, Empresas estatais com fins politicos, manipulação de numeros e estatisticas, elevação de milhoes de pessoas a classes sociais ascendentes com meras canetadas e decretos, terror psicologico e incitação de multidões em revoltas localizadas em estados/cidades governadas pela oposição, etc...

    - Partindo para o campo economico, vale ressaltar que o governo vem colocando o carro na frente dos bois ha 10 anos e isso um dia acaba. Baixar juros é fruto de estimulo de poupança interna que, de acordo com as leis basicas de mercado, a abundancia de dinheiro no bancos faz com que seu valor para emprestimos (juros) caiam naturalmente em decorrencia do baixo interesse das pessoas em precisar deles, afinal quem poupa nao precisa de emprestimos.
    Isso faz com que as empresas possam tomar credito barato e investir em bens de capital, barateando o custo final dos produtos. Ao existir demanda e capacidade de fabricação suficiente, consequentemente, haverão postos de trabalho, ou seja, renda para fazer a economia girar.
    Percebe como nesse modelo a economia encontra bases solidas e longevidade?
    O que criticamos é o populismo que criou uma demanda ficticia mediante evalanche de credito, que encontrou um mercado composto por empresas sem capacidade de produzir em numero suficiente para atender esses novos compradores, o que fez o preço de todos os produtos e serviços explodir. E corrigir este rumo depois que a locomotiva embalou exige medidas impopulares, coisa que o PT tem aversão.
    Hoje, a população só consegue consumir mediante endividamento devido ao elevado preço dos produtos. Os empresarios, por sua vez, resolveram surfar na onda do encarecimento dos produto em detrimento ao aumento da produção, afinal brasileiro é espertalhão e quer ficar rico com o minimo esforço possivel...

    Perceba que neste modelo Ptista a economia desaquece e tende a uma recessão à medida que o endividamento da população vai alcançando seu esgotamento. É exatamente essa fase que estamos vivendo. E isso tende a se agravar rapidamente, pois já passamos do ponto de ruptura, ou seja, de onde havia retorno.

    Não acredite no que a midia ou governo diz, pois isso tudo é fruto de uma grande ilusão plantada no Brasil para manter a massa calma diante de tanta privação, violencia, insegurança e falta de saude. Ao menos o ufanismo boboca do brasileiro dizer que é classe média, comprar Celta em 84 prestações e um MRV de 55m² em 35 anos foi mantido.

    Estamos vivendo a maior transferencia de riquezas para as maos de poucos em que haverá relatos na historia brasileira em 500 anos desde o descobrimento.

    Nossa critica é em relação a irresponsabilidade que estão cometendo em iludir pessoas simples e sem cultura, pessoas estas que mais vão sofrer com a tempestade que desponta no horizonte.

    Cabe a voce querer abrir os olhos para a realidade ou continuar sendo massa de manobra vivendo na matrix.

    Charles

    ResponderExcluir
  5. Prezados,

    Fui eu que publiquei o comentário acima e fico espantado como a paranóia de alguns em atribuir qualquer questionamento a algum corretor infiltrado. Já estudei razoavelmente economia e não vejo um cenário de manipulação absoluta por parte da mídia. Emito opinião lastreado em índices oficiais de expansão do crédito, da renda e do emprego. Assim como qualquer generalização é errônea, falar que "o preço dos imoveis está caindo/subindo" per se, constitui erro, pois o mercado é por demais grande e heterogêneo. Em alguns lugares cai e outros sobe. Em locais específicos, verifica-se maior resiliência à queda como no plano piloto de Brasília ou na zona sul do RJ por falta de espaço. Feita esta ressalva, vejo hoje estabilidade ou ligeira queda não porque sou especulador, mas porque o PIB estagnou. Meu questionamento anterior foi: É possível crescer a taxas elevadas (como os 7,5% de 2010) sem que as construtoras ganhem muito dinheiro? Acho que não.

    Em relação à crítica de governo, minha visão é de que o modelo da democracia eleita é altamente inconsistente com planejamento de longo prazo. Não culpo exclusivamente o governo atual por isso. Medidas duras que desagradam são tomadas apenas em momentos realmente críticos, vide a situação previdenciária européia. Culpo (em termos) mais a falta de "animal spirit" do empresariado do que o governo. Investir apenas quando a capacidade ociosa já está zerada é tradição por aqui...Contudo não dá p/ culpar muito o empresariado pois convivemos até hoje com altas taxas de juros. Vejamos como eles se comportam a partir de agora.

    Por fim, pelo hábito que tenho com o meio acadêmico, creio que caberia um pouco mais de espírito crítico a muitos membros desse fórum. Concordo com muitas críticas de fundo, mas quais são as reais tendências de preços para os próximos 12, 18, 36 meses? Duvido de um "estouro", pois os imóveis aqui ainda são bastante usados para moradia. Os preços desabam quando todos tentam se desfazer de seus ativos simultaneamente. Posso estar errado, mas não vejo isso no horizonte próximo. Nossos bancos são muito conservadores. Ainda não ofereceram crédito "ninja" (no income no jobs or assets) como no caso americano.

    Como estou torcendo por uma retomada do crescimento (pelo menos 4,5%), creio em um leve viés de alta até o final de 2013.
    abs
    Bruno

    ResponderExcluir
  6. Bruno

    Voce é um caso perdido....hahaha

    ResponderExcluir


  7. Os corretores que eu conheço estão torcendo em silencio pro mercado voltar ao normal, pq eles precisam trablahar pra viver e o mercado travou de tudo. Aqui em SP a venda de usados caiu 60%, o numero de lançamentos caiu 50%.

    Comentários estupidos justificando a alta eterna vem de especuladores, esses sim, estão com o c* na mão.

    Especuladores estão cada dia mais soiznhos, veja o que a revista Exame publicou: imovel é mau negócio.

    ResponderExcluir