Total de acessos

Teste

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Queda real dos preços dos imóveis é destaque na imprensa

Para aqueles que duvidavam, eis a prova definitiva do estouro da bolha imobiliária:  A QUEDA DOS PREÇOS DOS IMÓVEIS! E não estamos falando aqui dos generosos descontos (de até 40%) que vinham sendo praticados informalmente, enquanto o mercado imobiliário tentava, artificialmente, conter o barulho do estouro promovendo pequenos e pontuais aumentos. 

Agora, estamos falando da QUEDA REAL DOS PREÇOS! O post de hoje traz duas matérias, de dois dos principais jornais do País (Valor Econômico e Estadão), cujos destaques (de muita coragem, diga-se de passagem) mostram apenas o início de uma longa crise...


Índice FipeZap mostra queda de até 6,1% nos preços dos imóveis
(O Estado de S. Paulo - São Paulo/SP - ECONOMIA - 05/02/2013 - Pág. B5)

Na capital paranaense, o metro quadrado teve queda real de 6,1% no período (de acordo com a inflação pelo IPCA). As informações são do índice FipeZap, que a partir desse mês acompanhará informações sobre mais nove cidades, totalizando 16.

Além de Curitiba, outras seis cidades tiveram queda real do preço anunciado dos imóveis desde junho de 2012, início da série histórica do FipeZap Ampliado, lançado ontem. São elas: Brasília (-5,8%), Florianópolis (-4,4%), Vila Velha (-3,5%), Vitória e Belo Horizonte (-1,1%) e Recife (-0,6%). 


Pesquisa mostra início de redução nos preços dos imóveis
(Valor Econômico - São Paulo/SP - EMPRESAS - 05/02/2013 - Pág. B17)  

Num cenário de crescimento econômico menor e de estoques elevados de imóveis, já se começa a falar, no mercado, da queda de preços das unidades. Até o fim do ano, a avaliação recorrente era que os valores ficariam estáveis, em 2013, acompanhando a inflação. Segundo o diretor-geral do portal Zap Imóveis, Eduardo Schaeffer, os preços dos imóveis terão queda real nos próximos meses.

"Os preços não vão acompanhar a inflação. Vai haver uma pequena queda real nos próximos meses. Está havendo uma acomodação", afirmou Schaeffer. Conforme Schaeffer, o crescimento e o investimento do país abaixo do que se esperava resultam na perspectiva de queda real. "Isso gera um compasso de espera no consumidor. Há um freio no frenesi da compra de imóveis, com queda no ritmo e pequeno recuo real dos preços", afirmou.

Diretor da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), Luiz Paulo Pompéia espera queda nominal no preço por m2 dos lançamentos da cidade de São Paulo de até 10% em 2013. Conforme Pompéia, "esses valores estão altos demais", diz, ressaltando a concessão de descontos por várias incorporadoras desde o ano passado e os estoques elevados de imóveis.

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

Compartilhe pelas redes sociais, acessando os ícones abaixo.

34 comentários:

  1. É...parece que a bolha está prestes a estourar

    ResponderExcluir
  2. A bolha vai estourar e desestourar, pq a inflação vai comer solta em breve. 20% aa, pra começar. Os imóveis irão no mínimo acompanhar.

    ResponderExcluir
  3. Concordo, vem uma longa crise por ai. E o melhor a fazer é deixar de comprar supérfluos, cuidando do cheque especial e cartões. Carro novo e imóvel nem pensar.

    ResponderExcluir
  4. Análise da FGV: http://portalibre.fgv.br/main.jsp?lumPageId=402880811D8E34B9011D9CD2729604BD&lumItemId=8A7C82C53C8B7FEE013CABAEF79D6DD2

    Acho que pode haver leve alta/baixa dos preços (+- 4%), dependendo do resultados dos índices do PIB, emprego e renda. Esses alarmistas que veem inflação em 20%a.a. estão delirando...Não há nenhuma evidência de que isso se confirme. abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alarmista??? Delirando???

      IPCA -> 0,86%! = 10,82% a.a.

      E vc acha que ele vai subir ou descer até o final do ano?

      isso sem contar que essa é a inflação "oficial", a "de verdade" já deve ser bem maior que isso.

      Vc pode achar o que quiser. A realidade é que a inflação tá comendo solta.

      Excluir
    2. Prezado,

      Pela série histórica do IPCA, vemos que o comportamento da inflação segue um "U", ou seja, tem picos no início e no final do ano, apresentando em contrapartida um vale no meio do ano com taxas sensivelmente mais baixas. É, portanto, um erro estimar a inflação anual com base no valor de pico do mês de janeiro. Ab

      Excluir
    3. Sei... A inflação tem um comportamento em "U".... Uuuuuuuuuh, quanta bobagem...

      A inflação chegou ao ponto do governo Dilma pedir encarecidamente ao governo do P. S. D. B., mais especificamente ao governador Alckmin, seu adversário, para não proceder aumento nas tarifas de ônibus, imagina se não houvesse inflação.

      Logo, logo, teremos congelamento de preços como na Argentina, cujo governo sempre disse que a inflação era baixa...

      Excluir
    4. Prezados,
      Escrevo em 08/03.
      Primeiro as palavras do anônimo do dia 07/02 (13:56):
      "E vc acha que ele vai subir ou descer até o final do ano?"

      O IPCA acabou de ser divulgado: 0,60% em fevereiro contra 0,86% em janeiro, o que nos leva a uma inflação projetada (erradamente, pois não considera a sazonalidade) de 7,72% [= 1,0086 x 1,006^11]. Já bem menor do que os 10,82% anunciados pelos profetas do apocalipse. E vai cair mais até o meio do ano e depois subir para fechar pouco abaixo de 6%, ouçam o que digo. Agora, se vocês duvidam da metologia do IBGE, aí vira papo de boteco....
      Agora quero ver quem se arrisca e faz alguma projeção VERIFICÁVEL sobre inflação ou preço dos imóveis (apresentem números! percentagens!)

      Continuo com minha projeção de +-4%.

      Congelamento de preços é bobagem. Não será aplicado.

      abs
      Bruno

      Excluir
  5. Veja notícia da Gazeta do Povo de hoje (06/12/13)

    Preços de imóveis começam a se estabilizar em Curitiba

    http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?tl=1&id=1342590&tit=Indicadores-do-mercado-imobiliario-apontam-para-estabilidade-de-precos

    ResponderExcluir
  6. Se vier crise e hiperinflação aí que o preço do imovel desaba, vide década de 80.

    Além do mais, os contratos de financiamento são reajsutados por juros + TR, se a inflação explodir a dívida explode junto, inclusive os comprados na planta, os quais o saldo devedor se torna maior nas chaves do que era no dia do contrato.

    Sem falar que na crise, a parcela da renda livre para consumo/investimento diminui e todos sabemso que 60% dos imoveis vendidos são para investimento de sobras.

    Pior ainda: na década de 80 os salarios eram indexados a um gatilho que recuperava poder de compra. Hoje não.

    Pior mais ainda: Hoje os imoveis são financiados por alienação fiduciaria, ou seja, o dono é o banco, diferente do BNH da decada de 80. Em 90 dias o imovel do caloteiro esta na banca do leilão

    ResponderExcluir
  7. Precisa avisar o jornalista Ricardo Boechat (da Band News), que deve ter bolha no cérebro, pois o mesmo disse que quem fala de bolha imobiliária deve estar com bolha no pé de tanto procurar.

    ResponderExcluir
  8. Caro Cactus, durante algum tempo fui um grande admirador do jornalista Ricardo Boechat. Porém, há muito que deixei de ouvir até a rádio BandNews por não concordar com algumas atitudes e posições deste Sr.

    Para quem não sabe (ou não se lembra, no caso dos mais jovens), o referido jornalista - que posa de paladino da moral e da ética - era, até 2001, o mais respeitado e o mais bem pago colunista do país, quando foi sumariamente demitido do jornal O Globo por falta de ética jornalística, num dos maiores e mais emblemáticos escândalos da história de nossa imprensa, por conta de sua "estreita relação de amizade" com um conhecido lobista carioca. Esta relação - que resultou em uma bombástica denúncia na revista Veja (por quê você acha que o Boechat foi para o grupo Bandeirantes, e hoje escreve para a revista Isto É?) é apenas uma, das muitas "relações perigosas" deste jornalista, cujo seleto círculo de amizade inclui políticos, juristas e muitos, muitos empresários do setor de construção.

    Quem quiser conhecer mais detalhes sobre esta história, basta pesquisar na internet.

    Grato pelo espaço.

    Manfredo Linhares - Belo Horizonte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo, caro Manfredo. O que se pode esperar um sujeito que se diz ateu? Ou seja uma pessoa fraquíssima de lógica. Se não acredita nem no nosso Pai Celestial, criador de tudo que podemos ver, não pode mesmo ver algo que está bem no seu nariz, que é esta bolha, onde observamos quedas e mais quedas de vendas e de novos empreendimentos, sem falar nas crescentes taxas de inadimplências.

      Excluir
    2. Qual a relação da religião com inteligência? Nada. Mas religião e pobreza, tudo. Os países mais religiosos, Brasil e os do oriente médio, são os mais pobres. Assiste a um vídeo do Rodrigo Constantino no YouTube sobre isso.

      Excluir
    3. Exatamente. Na verdade tem relação sim, mas é exatamente oposta à visão do nosso caro Cactus.

      Excluir
    4. Claro que tem relação. Leiam direito o que escrevi. É a óbvia lógica. Uma pessoa que acha que o mundo foi gerado por geração espontânea, só pode estar no mundo da lua, dizendo asneiras o tempo todo, além de ser metido a intelectual, se achando maior que o próprio Pai ao ignorá-lo. Quer maiores detalhes?

      Excluir
    5. Errado. EUA e Japão também são países muito religiosos e são desenvolvidos.

      Não há relação nenhuma entre religião e desenvolvimento. Mas há sim relação entre inteligência e desenvolvimento.

      Excluir
    6. Caro Cactus, vejo coerência no que você disse exceto ao citar religião. Não vou nem querer argumentar pois daí a discussão iria longe e fugiria do escopo desse blog. Portanto fico por aqui.
      Samuel

      Excluir
    7. Socorro... qual o sentido de discussão religiosa aqui? Tenham dó...

      Excluir
  9. SEGURAR AUMENTO (Tarifas, gasolina etc) = CONGELAMENTO DE PREÇOS.

    O que é tão lesivo em congelar preços?

    Segundo os fundamento economicos, inflação é o aumento da base monetaria circulante no país, logo, o valor unitario da moeda cai em relação ao seu lastro. O aumento dos preços é apenas a correção da quantidade de papel moeda necessário para adquirir tal produto.

    Pois bem, imagine agora os preços congelados num cenario de desvalorização da moeda. Torna-se custoso e dá prejuizo produzir. Investir em bens de capital, mão de obra e produção: nem pensar!

    O pior de tudo é que essa politica com viés de segurar a inflação dos preços cria um elástico entre a realidade do mercado e o mundo maravilhoso que se deseja alcançar. O desequilibrio torna-se mais evidente a medida que a economia desaquece e os investimentos somem…

    O resultado é que em determinado momento as amarras terão que ser soltas e isso vai dar uma “estilingada” no custo de vida. O povo vai ver seu poder de compra evaporar, ao mesmo tempo os juros vão subir encarecendo os financiamentos pós fixados e o cambio vai disparar para alinhar os produtos ao preço do mercado externo.

    Essas são as chamadas correções recessivas… Já foi dada a largada e as coisas estão acontecendo, só não vê quem não quer!

    PS: Não esperem um evento que defina o estouro das bolhas especulativas cucarachas, pois isso acontece na surdina e poucas pessoas percebem, o resto é maquiagem para dar sobrevida ao moribundo… A bolha ja estourou quando a expectativa de valorização e lucro facil cessou, o que estamos vivendo são suas consequencias.

    Charles

    ResponderExcluir
  10. Procurar imovel ???
    O Boechat não tem e-mail?
    Todo dia recebemos dezenas de spams com ofertas, descontos, liquidações

    O Boechat não deve ter carro?
    Todo dia aquele monte de ofertas fantasiadas de jornalzinho no farol

    O Boechat também não vai na padaria?
    O Boechat não vai no barbeiro, nem na banca?

    Tambem coitado, saiu da Globo, segundo dizem por falta de ética, purga o resto dos seus dias numa radio popularesca. Meodeus, o que será preciso fazer pra ser expulso da Globo por falta de ética? O ultimo que soube foi expulso da globo por tentar estuprar uma mulher bebada. Boechat conta como vc conseguiu ? conta vai? Manda um e-mail contando, se tiver.

    ResponderExcluir
  11. BTG Fundo de fundos despenca 7% após aprovação de nova emissão de cotas
    Serão emitidas 4.769.173 novas cotas, com valor de R$ 104,84

    http://www.infomoney.com.br/onde-investir/fundos-imobiliarios/noticia/2677175/btg-fundo-fundos-despenca-apos-aprovacao-nova-emissao-cotas

    Fundo imobiliário mais antigo da bolsa não distribui rendimento por inadimplência
    Um dos locatários do imóvel CDA (Centro de Distribuição Anhanguera) não efetuou o pagamento do aluguel no mês passado

    http://www.infomoney.com.br/onde-investir/fundos-imobiliarios/noticia/2675335/fundo-imobiliario-mais-antigo-bolsa-nao-distribui-rendimento-por-inadimplencia

    Caixa anuncia inadimplência em fundo imobiliário e rendimento menor
    A Caixa, informou que, junto com a consultora Imobiliária, está tomando "todas as medidas cabíveis" para a regularização dos pagamentos

    http://www.infomoney.com.br/onde-investir/fundos-imobiliarios/noticia/2673008/caixa-anuncia-inadimplencia-fundo-imobiliario-rendimento-menor

    ResponderExcluir
  12. Mais dois fundos imobiliários anunciam que não irão distribuir rendimentos
    Os fundos imobiliários Panamby (PABY11) e RSB 1 não vão pagar rendimentos no mês de fevereiro

    http://www.infomoney.com.br/onde-investir/fundos-imobiliarios/noticia/2677670/mais-dois-fundos-imobiliarios-anunciam-que-nao-irao-distribuir-rendimentos

    ResponderExcluir
  13. Gostaria da opinião dos participantes do blog: Nesse cenário econômico que se apresenta aonde você investiria suas economias? Apenas em poupança? CDB e títulos públicos atrelados a inflação podem ser boa opção? Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. 11 de fevereiro de 2013 01:35:50:

    EL CABLONG!
    E penso em 50% de deságio até 2014!

    Mercado imobiliário tem retração nas principais cidades do país em 2012
    < http://tools.folha.com.br/print?url=http://classificados.folha.uol.com.br/imoveis/1228412-mercado-imobiliario-tem-retracao-nas-principais-cidades-do-pais-em-2012.shtml&site=classificados/imoveis >

    e

    Queda no preço dos imóveis em SP entra no cenário de 2013

    < http://tools.folha.com.br/print?url=http://classificados.folha.uol.com.br/imoveis/1228376-queda-no-preco-dos-imoveis-em-sp-entra-no-cenario-de-2013.shtml&site=classificados/imoveis >

    ResponderExcluir
  15. Nonada Submit on segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 01:35:50:

    EL CABLONG!
    E penso em 50% de deságio até 2014!

    Mercado imobiliário tem retração nas principais cidades do país em 2012
    < http://tools.folha.com.br/print?url=http://classificados.folha.uol.com.br/imoveis/1228412-mercado-imobiliario-tem-retracao-nas-principais-cidades-do-pais-em-2012.shtml&site=classificados/imoveis >

    e

    Queda no preço dos imóveis em SP entra no cenário de 2013

    < http://tools.folha.com.br/print?url=http://classificados.folha.uol.com.br/imoveis/1228376-queda-no-preco-dos-imoveis-em-sp-entra-no-cenario-de-2013.shtml&site=classificados/imoveis >

    ResponderExcluir
  16. Novo tópico, Observador?


    http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/73308/Setor-Noroeste-a-bolha-se-desfaz.htm?ls-acm0=30&acid=121587

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado leitor (a):

      Analisamos o link enviado e, ao nosso ver, apesar de importante, o texto não tem relação direta com a temática de nosso blog, pois se trata de uma crítica à exploração imobiliária em Brasília (sob a ótica ambiental) e à relação entre o governo do DF e as construtoras.

      Seu autor, o professor de arquitetura e urbanismo Frederico Flósculo, é um grande crítico do atual modelo de ocupação urbana.

      Assim, agradecemos pela informação e, sempre que quiser, envie-nos outras contribuições.

      Um abraço.

      Observador




      Excluir
    2. Pessoal do Observador, também tive a curiosidade de de acessar o link enviado pelo Anônimo (12 de fevereiro, 18:55) e sinceramente, também achei que o assunto tem pouco a ver com o tema "bolha imobiliária", além de se tratar de um texto muito mal escrito e confuso, típico dos acadêmicos. Posso também estar enganado, mas acho que a intenção do Anônimo não era a de informar, mas a de provocar, pois o título da matéria é "Setor Noroeste: a bolha se desfaz" nos remete, em um primeiro momento, a um texto que desmente a bolha, sendo que o mesmo trata é da ocupação urbana, das mentiras usadas pelos construtores e da promíscua relação entre o Governo do DF e estas empresas. Enfim, acho que como a maioria das pessoas, ele leu apenas o título e acabou se dando mal. Além disso, trata-se de um texto desatualizado, de agosto de 2012.

      Se estiver errado, peço desculpas, mas como acho que não, creio que vocês foram até educados demais na resposta.

      Parabéns pelo trabalho.

      Excluir
    3. Parabéns. Muito Interessante esse artigo.

      "Para aqueles que duvidavam, eis a prova definitiva do estouro da bolha imobiliária: A QUEDA DOS PREÇOS DOS IMÓVEIS! E não estamos falando aqui dos generosos descontos (de até 40%) que vinham sendo praticados informalmente, enquanto o mercado imobiliário tentava, artificialmente, conter o barulho do estouro promovendo pequenos e pontuais aumentos."

      Vi recentemente um site de Minas Gerais que atua mais especificamente com Imóveis no Bairro de Lourdes em BH, que falava da queda dos preços e do momento ideal para se investir em imóveis.

      O que acontece na Capital paranaense ocorre também em Minas. É o momento para se investir.

      Excluir
  17. Interesssante o indíce FipeZap, que divulga números sobre o mercado imobiliário de Vitória-ES, porém, não há 1 anúncio de imóvel nesta cidade, sendo que a base do índice são os anúncios. Será que estão extrapolando os valores de Vila Velha para Vitória? Caso sim, um ato falho! Pelo menos para mim. Ademais, não converge para o divulgado no agenteimovel.com.br . Enfim, enquanto não tivermos estatísticas confiáveis - salvo alguma exceção - , qualquer análise será mera especulação - claro, onde há fumaça, muitas vezes, há fogo. Aguardemos. Apesar que até a copa/eleição o dj ainda não parou de tocar..rs

    ResponderExcluir
  18. De uma coisa eu tenho certeza, o dinheiro manda, quem tem poder de compra dita as regras, quem precisa vender tem que baixar os preços, ou assiste a concorrência tirar proveito, se por um lado o imóvel não é perecível, por outro lado precisa pagar os encargos, conhece um empreendimento enorme que estão com os apartamentos alugados kkkk eu nunca vi isso em minha vida... Construir 600 apartamentos e alugarem todos por falta de compradores, mas se está ocorrendo é porque está dando certo.kkkk

    ResponderExcluir
  19. Antes de mais nada, quero dizer que não sou corretor, dono de construtora, investidor imobiliário e sequer tenho apartamento próprio. Acompanho este blog há algum tempo , mas somente hoje resolvi escrever minha opinião sobre o que acho da famigerada "bolha".

    Percebo que muita gente que fala na bolha imobiliária brasileira e a compara à bolha norte americana sequer sabe o que caracteriza uma. É uma expressão muito mal utilizada por alguns veículos de imprensa e pessoas que se julgam conhecedoras de algo simplesmente por ouvirem falar. Vejo por aqui muita gente profetizando o apocalipse e projetando estatísticas e índices estapafúrdios, baseando-se no achismo ou em um pessimismo que, ao que me parece, chega muito perto da inveja ou da vontade de que outras pessoas simplesmente se dêem mal.

    Concordo que há, sim, uma supervalorização dos imóveis, que ocorreu por vários motivos, entre eles a facilidade de crédito, dinheiro mais barato, prazos mais dilatados para pagamento e incentivos governamentais. Porém, sou obrigado a discordar daqueles que afirmam "que a bolha está pra estourar" ou "já estourou". Quem se dá ao mínimo trabalho de pesquisar o que aconteceu nos EUA em 2008 percebe que foi algo muito diferente do que ocorre por aqui atualmente.

    Estamos, sim, vivendo um período de declínio dos preços por conta da alta oferta e pelo aumento da inadimplência, mas é um movimento natural da economia. Houve e ainda há muita especulação em torno dos preços, mas acho pouco provável que eles retornem a patamares de 2009 ou 2010, como muitos afirmam.

    É certo que quem comprou imóveis há 1 ou 2 anos para investir está empatando ou perdendo capital, mas isso não significa que o patrimônio adquirido corre o risco de desaparecer do dia pra noite, como ocorreria em uma bolha que se estoura. Perdas ocasionais podem ocorrer na maioria dos investimentos, principalmente aqueles com chances de maiores rendimentos , mas a longo prazo eles tendem a se mostrar acertados. O que não se pode é deixar de analisar com cuidado os acontecimentos e, de forma simplista, caracterizá-los de forma simplista como uma bolha.

    Porém, é fundamental que o país esteja em constante alerta e crie mecanismos para um maior controle do crédito imobiliário em relação ao PIB e do capital especulativo dos fundos de investimento imobiliário. Se isso não acontecer, em 10 anos, aí sim, estaremos falando de bolha imobiliária brasileira.

    ResponderExcluir
  20. Mas no segundo semestre de 2013 os imóveis voltaram a se valorizar, parece que conseguiram tapar o buraco por enquanto, e a bolha continua fechada, digamos assim.

    ResponderExcluir