Total de acessos

Teste

quarta-feira, 20 de março de 2013

Estouro da bolha: "Efeito Encol" deixa compradores no prejuízo

Comprar um imóvel não é garantia de ter um lugar para morar. É preciso ter paciência, já que o tempo médio de atraso é de dois anos. E as reclamações vêm crescendo, segundo o presidente da Associação de Mutuários e Moradores de Minas Gerais (AMMMG), Silvio Saldanha. "No primeiro bimestre deste ano, o número de pessoas que procuraram a associação dobrou em relação ao mesmo período do ano passado", diz.

Ele explica que 80% dos problemas relativos às construtoras são de atrasos na entrega do imóvel. O dirigente observa que antes de 2009, quando o cenário da construção civil era diferente, o tempo médio de atraso era de um ano. 

A gerente financeira Elizabeth Aparecida Paz espera seu apartamento, que deveria ter ficado pronto em dezembro do ano passado, mas cuja obra foi paralisada na fase de fundação. Ela comprou da Habitare, em abril de 2010. "Eu vendi o meu apartamento para comprar outro. Estou pagando aluguel e o dono do imóvel me pediu o apartamento. Ele até me ofereceu o imóvel, só que não tenho dinheiro para comprar outro", diz.

Elizabeth decidiu adquirir um apartamento do condomínio Castel del Monte, no bairro Gutierrez, região Oeste de Belo Horizonte, por causa do pai, que tem 90 anos e está com dificuldades de locomoção. "O meu prédio tinha escada. Assim, decidi comprar em outro com elevador, e que fosse no mesmo bairro", diz.

Ela explica que telefona sempre para a empresa, mandou e-mails e foi ao Procon, mas não conseguiu uma solução. A Habitare, segundo ela, chegou a cogitar uma permuta, mas isso ficou só na promessa. "E o apartamento já foi quitado em março de 2011", diz. Por meio de nota enviada à reportagem, a construtora informa apenas que está "realizando uma reorganização interna" para "ganhar eficiência, em especial, na execução das obras".

Dois anos de espera
O bancário A.T, que pediu para que seu nome não fosse divulgado, recorreu à Justiça para tentar solucionar o problema com a construtora Tenda. "Comprei o apartamento em novembro de 2009. A entrega estava prevista para novembro de 2011, mas até agora nada".

Cansado de esperar, procurou ajuda na Associação de Mutuários e entrou na Justiça. "A sentença foi favorável para os aluguéis. Pedimos também o congelamento do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que é o índice de reajuste", diz.

A construtora Tenda informou, em nota, que o empreendimento de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, está com as obras em andamento. "Os atrasos foram decorrentes da espera por licenciamentos técnicos necessários e hoje estão 100% regularizados", diz a nota. Conforme a companhia, as unidades devem ser entregues em janeiro de 2014.
 

Os eufemismos de sempre
O atraso na entrega das obras, segundo nota divulgada pela Habitare Construtora e Incorporadora S.A, é considerado um desafio para o setor, em razão das conjunturas do mercado. A empresa frisou que está realizando uma reorganização interna com o objetivo de implementar ações para ganhar eficiência, em especial, na execução das obras.

O engenheiro Felipe Wagner Abreu pensa que, se as construtoras alegam dificuldades para entregar no prazo, não deveriam lançar mais empreendimentos. Ele comprou um apartamento do condomínio Bora Bora, da construtora Viver (ex-Inpar), na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, em 2010. A previsão era que as obras estariam concluídas neste ano. "Só que a empresa não concluiu sequer a terraplenagem. Sou recém-casado e estou morando num imóvel do meu sogro", ressalta.

Abreu entrou na Justiça, assim como o cabeleireiro Juracy Corrêa. No caso dele, a construtora foi a Dínamo e o condomínio, o The Place, no bairro Castelo, região da Pampulha, em Belo Horizonte. "Pedi a rescisão contratual", diz. 

O advogado Kênio Pereira, especialista em direito imobiliário, afirma que a saída, na maioria dos casos, é mesmo a via judicial. "Comprar imóvel na planta requer o triplo de cuidado", frisa. 

(Jornal O Tempo - Belo Horizonte - 18/03/2013)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

14 comentários:

  1. Hoje comprar imóvel não vale a pena!! Definitivamente o pior negócio que uma pessoa possa fazer. O grande problema é que muitas gente sofre uma lavagem cerebral dos corvetores, se iludam, compram preços bolhudos e ainda não tem garantia real de que o ovo será entregue.

    ResponderExcluir
  2. Chegamos ao absurdo de ter que torcer para que uma construtora quebre para que as pessoas abram os olhos para a realidade dos preços dos imóveis no país. Infelizmente muitas pessoas honestas, que queriam apenas comprar um lar para si, também terão prejuízos irreparáveis, enquanto os verdadeiros causadores dessa bolha ja embolsaram os lucros há muito tempo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta besteira, meu amigo. Provavelmente comprastes de uma construtora fundo de quintal.

      Excluir
  3. Esta matéria só exemplifica como a situação estava completamente distorcida no mercado imobiliário de Brasília. NUNCA vai fazer sentido um imóvel na planta ser mais caro que o imóvel novo pronto, NUNCA. Mas aqui na cidade nos últimos 4 anos isso foi a regra: imóvel na planta, com todos os riscos associados que nós conhecemos, mais caros que imóveis novos prontos...

    ResponderExcluir
  4. A ganancia e a mentira, sou de Santos, litoral de SP, aqui os que estavam e estao no poder deram um migue que iriam descobrir petroleo no pre sal bla bla bla, ganharam a eleiçao e nossa cidade ficou iludida que iriam abrir milhares de postos de trabalho, e a coisa ficou louca, imoveis subiram muito, muito mesmo. Tanto que para quem eh jovem e ta começando agora ta fudid..um imovel de um dormitorio, peguei um panfleto na rua outro dia, eles nem colocam preço final pois eh assustador, ai voce usa a maquininha e chega a uns 385 mil um imovel novo, qual eh o jovem trabalhando num serviço de 1500 para cima pode pagar , nem gerente....
    entao as imobiliarias com seus corretores fura-olho eh que alimentam a ganancia das pessoas, quem tem um lote, um terreninho vende pelo olho da cara porque o pilantra do corretor inicitou...
    MAS A GRANDE VERDADE EH QUE NAO SE DESESPEREM E NAO COMPRE SE ESTIVER CARO, O MERCADO SE ACERTA E VOLTA AO NORMAL SEJA ELE ATRAVES DA NAO COMERCIALIZAÇAO, OU QUEBRADEIRA GERAL.
    IMOVEL EH O MELHOR NEGOCIO DO MUNDO DESDE QUE SEJA COMPRADO NA BAIXA E VENDIDO NA MATURAÇAO..
    FORA ISSO DEIXE O MERCADO QUEBRAR..
    Quanto a quem compra realmente eh complicado a compra, meu conselho eh, prefiro trocar o valor do aluguel por uma prestaçao,
    se a casa cair, digo se a renda faltar voce vende e provavelmente pegue de volta o que pagou enquanto que dinheiro de aluguel nao tem volta para quem eh inquilino....

    ResponderExcluir
  5. E os sinais de que está cada vez mais difícil segurar a situação só vem aumentando e cada vez mais sendo noticiados nas maiores midias do país.

    "Saldões de imóveis em SP têm descontos de até 25%; veja dicas"

    http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/03/22/saldoes-de-imoveis-tem-descontos-de-ate-25-veja-dicas-para-comprar.htm

    ResponderExcluir
  6. Acho o propósito deste site fundamental para o futuro imobiliário nacional. Infelizmente a mídia, o governo e imobiliárias e construtora tem se mostrado touros muito fortes. A mídia, alimentada por interesses ligados à publicidade (a quantidade de anúncios de lançamentos na folha de sao Paulo, oglobo e valor é impressionante), bem comp visando a manter receitas de serviços como o zap (o qual o jornal o Globo e o estadão são proprietários), presta um desfavor à sociedade. O governo se vê obrigado a alimentar o ciclo, com desonerações e outros instrumentos, visando a postergar a bomba relógio. Imobiliárias e construtores mantém o discurso, conscientes de sua ilógica mas temendo os efeitos da realidade. O sistema financeiro imobiliário brasileiro até apresenta certa solidez, mas crises internacionais e o pós copa e olimpíadas nos esperam. A resseca será grande e longa, que abramos os olhos e nos preparemos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só um detalhe: A globo comprou a metade do estadão no ZAP, agora ele é 100% da globo. E repare que mesmo a globo já está dando indícios de que tem algo errado com os preços dos imóveis, sempre na base do eufemismo e panos quentes.

      Pobre Paulista

      Excluir
  7. Meu nome é Humberto meu apartamento era pra ser o 1104 do Ed. Cortina D' Ampezo no Gutierrez, era pra ser entregue em fevereiro deste ano, ainda esta no mato.
    Como é o lema da Habitare, "é tão bom morar aqui" vixi esqueci de pedir a barraca quando assinei o contrato.
    Choro ou dou risada??? kkkkkkkkkkkkkkkkkk snif snif snif snifsnifsnifsnif snif snif kkkkkkkkkkkkkkkkkk snif snif snif snif

    ResponderExcluir
  8. Tudo isso acontece devido a impunidade que reina neste maldito "país". Qualquer ladrão que se mostra como construtor sabe que pode ficar enganando as pessoas e ganhando dinheiro até onde a bolha vai....sem que nada aconteça com ele. Sinceramente.....é preferível fazer justiça com as próprias mãos...já que aqui neste maldito país chamado brasil...é muito comum ganhar a ação na justiça mas não levar o que é de direito, porque o construtor "escondeu" toda a sua riqueza pessoal...e nome de laranjas ou por outros meios...possíveis...
    no brasil todo mundo rouba de todo mundo....começando pelo governo...

    ResponderExcluir
  9. SE HOUVESSE CADEIA E CONFISCO DE BENS PARA OS DONOS DE CONSTRUTORA, GARANTO QUE A COISA,
    SERIA DIFERENTE, ONDE ESTA NOSSA JUSTIÇA.

    ResponderExcluir
  10. Nem toda construtora é de "fundo de quintal", veja o caso da Habitare.

    ResponderExcluir
  11. A construtora Habitare de BH, não foi questão de bolha imobiliária, mas sim de calote, como vcs explicam o sumiço de milhões de reais???? ela recebeu a vista os apartamentos, isso foi o meu caso, muitos foram financiados por bancos, eles pagam a vista.
    Eu entrei com a ação na justiça 1023202-26.2013.8.13.0024 , 1659229-56.2013.8.13.0024 processos da comarca de Belo Horizonte, é só entrar e conferir no site do TJMG, consegui arrestar meros 25 mil reais, sendo que não construiram inúmeros prédios mas venderam os apartamentos e o dinheiro sumiu?????
    A divida era tão astronômica assim??? que o dinheiro dos edifícios não deu para cobrir??? nas constas esse dinheiro não estava guardado, como já dito acima.
    Oras, não é bolha imobiliária, tenha santa paciência, é puro estelionato, os donos estão vivendo de caviar e lagosta, os empregados que se ferrem, os clientes que se fodam, sabe que nome que se da a isso, PAÍS FRACO, MINISTÉRIO PUBLICO INDOLENTE, JUDICIÁRIO FRACO, se estivéssemos em um país sério, esta turma estaria na cadeia, veja o caso do mensalão, veja o caso da PETROBRAS, tenha santa paciência.

    ResponderExcluir