Total de acessos

Teste

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Creci-SP afirma que queda dos preços já era "esperada"


Os preços de venda e locação de imóveis despencaram 20,26% no território paulista em fevereiro deste ano, ante os 12 meses anteriores, mostrou um relatório sobre o mercado imobiliário divulgado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (CRECISP) na última semana.

Para o presidente da entidade, José Augusto Viana Neto, a queda já era esperada em 2013 devido ao comportamento do mercado internacional e ao fato de os preços dos imóveis terem subido demais nos últimos tempos, reduzindo o poder de compra das famílias.

Apesar da queda acentuada, Neto não acredita que o movimento persista ao longo do ano, e aposta inclusive em uma "evolução crescente". "A tendência agora é de estabilização do mercado", afirma.

Comparando preços de 3.901 imóveis, a pesquisa também apontou uma baixa acumulada nos valores de 11,23% nos dois primeiros meses do ano, embora em fevereiro tenha havido um aumento de 14,66% ante janeiro.

O levantamento foi feito com 1.351 imobiliárias de 37 cidades paulistas. A venda e locação residencial de imóveis usados também decepcionou no segundo mês do ano, em comparação ao mês anterior: o volume de casas e apartamentos vendidos caiu 7,34% e o de novas locações, escorregou 11,55%.

"Estoque" de desculpas
O órgão atribui o mau desempenho no mês ao feriado "esticado" do Carnaval. "Os resultados de fevereiro entram na conta das sazonalidades. É um mês em que a procura por imóveis costuma ser mais fraca em algumas regiões", explica Viana.



Nota do blog: O que houve com aquele mercado que, no auge do boom imobiliário, prometia valorização "infinita" de 30% ao ano? O que houve com os empresários e representantes do setor que agiam com sarcasmo e truculência diante dos alertas sobre a bolha, e que afirmavam que "jamais" os imóveis cairiam de preço (vide reportagens da época)? 


VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

6 comentários:

  1. leiam esta da revista exame:

    O mercado se animou demais com a Rossi?

    http://exame.abril.com.br/mercados/analises-de-acoes/noticias/o-mercado-se-animou-demais-com-a-rossi

    ResponderExcluir
  2. É muito louca estas matérias em jornais, portais, etc... vejam isso:

    http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/05/venda-de-imoveis-residenciais-novos-cresce-84-em-marco-diz-secovi.html

    Já não estou entendendo mais nada, o que vocês acham?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marcos:

      Seu questionamento é pertinente, pois se trata de uma informação que contradiz as matérias anteriores, numa clara tentativa de confundir a opinião pública.

      Em relação às quedas sucessivas, noticiadas anteriormente, os dados são dos próprios Creci e Secovi. Nesse caso, para uma análise mais crítica, seria necessário conhecer a metodologia utilizada. Porém, um fato nos parece claro: que nenhum mercado, por mais oscilante que seja, apresenta estatísticas tão díspares, num espaço de tempo tão curto.

      Além disso, existe uma outra "estatística" que não pode ser manipulada: o número cada vez maior de imóveis para venda e aluguel, muitos há mais de um ano, bem como a significativa redução dos preços, tanto anunciados quanto negociados.

      Vale também lembrar o lamentável episódio do jornal Estadão, que se desculpou pela divulgação da queda dos preços dos imóveis, numa clara manifestação de manipulação da informação (vide nosso editorial).

      Agradecemos pelo seu comentário, pois com certeza ele contribuirá muito para um debate ético e democrático sobre o assunto.

      Continue nos acompanhando.

      Um abraço,

      Observador

      Excluir
    2. Olá Observador,
      Obrigado pelos seus esclarecimentos os quais permitem a mim e aos demais leitores a ter mais clareza sobre o assunto.
      Com certeza estou acompanhando e qualquer matéria sobre o assunto estarei postando na intenção de contribuir e enriquecer ainda mais o conteúdo e discussões em seu blog.

      Abraços,
      Marcos Rogério

      Excluir
  3. Prezados Marcosrx,

    A dita subida de 80% nas vendas referem-se a venda na planta, contratos assinados+pagto de 10% de entrada.
    O 1tri 2013 teve quase 100% de aumento nos lançamentos em relação a 2012, momento de incerteza em que a bolha estava prestes a explodir. Vendas apenas 80% acima é um resultado muito ruim.

    Além da comparação recair sobre uma base fraca ela sequer tem a capacidade de esgotar os lançamentos do proprio trimestre, refletindo em aumento de estoques que já estão em sobreoferta, e por isso, os preços caem.

    É clara e nítida a intenção de confundir

    ResponderExcluir
  4. No ano passado li o livro "O mundo em queda livre" de Joseph Stiglitz, nobel de economia. Ele faz este mesmo estudo que conta no link abaixo (renda per capita x preço imóvel) para utilizar como indicador confiável, para explicar a crise de 2008 e também outras crises imobiliárias americanas como a que se iniciou na valorização excessiva no pós primeira guerra mundial (1918-1925, inicialmente somente na flórida, e depois se espalhou em toda costa leste, estourando a bolha em 1925, se não me engano.
    Pelo que me lembro o valor de equilíbrio preço/renda era de aproximadamente 4, e essas bolhas (2008 e 1925, entre outras) estouraram quando atingiam o número de 6 a 7, como mostra o estudo direcionado para a nossa realidade atual.
    Parabéns pela análise !!

    http://opequenoinvestidor.com.br/2011/05/relacao-entre-renda-per-capita-e-preco-dos-imoveis-tambem-indica-bolha/

    ResponderExcluir