Total de acessos

Teste

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Editorial: Estadão cria matéria falsa sobre alta dos imóveis

Nesta sexta-feira, 05 de julho, fomos mais uma vez surpreendidos (negativamente) pelo Estadão. Em seu portal, no caderno de Economia, o jornal trouxe o seguinte destaque: "ALTA DOS IMÓVEIS", muito bem composto com uma clássica foto sobre o tema (imagem abaixo), numa suposta matéria sobre a valorização dos imóveis.



Porém, para nosso espanto, ao acessar o conteúdo, nos deparamos com a seguinte matéria:


Nela, o jornal informa sobre a divulgação do último ICVM - Índice do Custo de Vida da Classe Média, na cidade de São Paulo, onde a única informação sobre imóveis (destacada na manchete como "alta dos imóveis")  refere-se ao indicador "Habitação", que mostra como este item vem comprometendo o endividamento das famílias e, consequentemente, o custo de vida dos paulistanos. 

Ou seja, não há na matéria qualquer informação, qualquer vestígio que pudesse justificar o título. Nesse caso, o referido jornalista aproveita-se de uma triste estatística: a de que a maioria dos leitores ainda lê somente a manchete.

Lembramos que esta não é a primeira vez que o Estadão age em favor do mercado imobiliário, pois no dia 08 de maio deste ano, publicamos um editorial  intitulado "Estadão pede desculpas por divulgar queda dos preços", denunciando uma clara e manifesta atitude de censura e retaliação do jornal contra uma de suas melhores jornalistas, Márcia Chiara, que havia publicado matéria anterior que comprovava (a partir de dados do próprio Secovi) uma queda generalizada nos preços dos imóveis. Três dias depois o jornal publicou uma matéria onde se desculpava pela divulgação dos dados (mas sem desmenti-los).

O blog do Observador do Mercado lamenta e repudia o fato, que demonstra, de forma inequívoca, a força político-econômica que o setor de construção exerce sobre muitos segmentos da mídia, bem como ratifica a necessidade da existência de espaços de informação independentes.

Esta é a opinião do blog do Observador do Mercado.

Nota: um de nossos leitores fez um oportuno e atento comentário, levantando a possibilidade de um "erro de direcionamento do link", fato muito comum no mundo digital. Porém, essa possibilidade está completamente descartada, visto que podemos verificar na primeira imagem, logo abaixo do título "ALTA DOS IMÓVEIS", o subtítulo "CUSTO DE VIDA DA CLASSE MÉDIA PAULISTANA SOBE 0,21%", informação referente ao conteúdo real da matéria, que fala sobre o aumento do custo de vida na capital paulista, e sobre como o índice Habitação o influenciou.

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

11 comentários:

  1. Isso pode ser apenas um erro de link, de vez em quando isso acontece em vários portais (a manchete diz uma coisa, mas o link é para outra notícia).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Paulo:

      Agradecemos pela sua contribuição e concordamos que, com frequência, ocorrem os erros de link muito bem relatados por você.

      Porém, nesse caso, podemos verificar na primeira imagem, logo abaixo do título "ALTA DOS IMÓVEIS", o subtítulo "CUSTO DE VIDA DA CLASSE MÉDIA PAULISTANA SOBE 0,21%", informação referente ao conteúdo real da matéria, que fala sobre o aumento do custo de vida na capital paulista, e sobre como o índice Habitação o influenciou.

      Além disso, a foto utilizada também demonstra a intenção de confundir os leitores desavisados.

      Sendo assim, reiteramos nossa opinião em relação a este fato, deixando o espaço aberto para quaisquer críticas e/ou questionamentos.

      Continue nos acompanhando.

      Um abraço,

      Observador

      Excluir
    2. Erros de link existem, porém muitos deles são propositais. E o que é pior, usam todo tipo de manobras como: usar um português bem estúpido parecendo índio falando, outras idiotices como o "banco central disse...", o banco central não diz nada, quem diz é alguma pessoa, ou, ainda, este título que diz "alta dos imóveis" e aparecem na foto uns imóveis altos...
      .
      Onde estão os revisores da página principal da internet destes "elevadíssimos" jornais? Foram tomar uma bhraminha na esquina?

      Excluir
  2. Esse blog não tem propósito. Apenas divulgar matérias sobre quedas de valores dos imóveis, questionamento sobre conteúdos de jornais. Estou cansado de ver tantos "negativistas" na internet que não contribuem em nada, mas apenas reclamar de tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sete vacas gordas e sete magras.

      Se você acha que não há motivo para pessimismo, boa sorte! Eu estou esperando as notícias sobre a(s) próxima(s) Encol (óis) para comprar meu imóvel baratinho.

      Meu amigo, realiza! Energia baixou, transporte baixou, bolsa caiu, o movimento é para BAIXO!

      "O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol". Ec 1:9

      Excluir
    2. Você é burro ou ignorante, ou ambos? Ser positivo então é torcer para que os preços dos imóveis não parem de subir? Acho que vc deve limitar-se a fazer comentários que realmente sejam úteis. Informe-se mais sobre o assunto e não perca tempo opinando sobre coisas que vc não entende, mesmo. Sem dúvida, sem propósito foi o seu comentário. Parabéns ao blog pela seriedade das informaçoes e por querer um país mais acessível e "justo ".

      Excluir
  3. Então esse blog apenas divulga comentários aprovados? voltamos a época da censura? Primeiro e último acesso. Adios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado leitor:

      Quanto ao primeiro comentário (das 19:45), respeitamos sua opinião, apesar de discordar dela.

      Quanto ao segundo comentário (das 19:47), que insinua a prática da censura em nosso blog, informamos que assim como qualquer veículo de comunicação ou perfil pessoal na internet, estamos sujeitos às normas vigentes no País, que punem mensagens que desrespeitem a lei, que apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, que façam apologia a qualquer ato ilícito, ou que divulguem, direcionem ou façam link com qualquer outro site que viole estas mesmas leis.

      Assim, o que você chama de censura, o mundo da informação (pautado na responsabilidade, em princípios éticos e morais, e no respeito às leis vigentes) chama de MODERAÇÃO.

      Sinta-se à vontade para externar suas críticas, pois este é sim um espaço democrático.

      Continue nos acompanhando.

      Um abraço.

      Observador

      Excluir
    2. Pessoal do Observador, parabéns pelo editorial e pela resposta. Tá na cara que esse aí em cima é mais um daqueles que está vendo seus sonho de especulador imobiliário se transformando em pesadelo. Tem toda pinta também de que é petista, pois eles ainda pensam que enganam o povo com esse discurso dos anos 60. Tudo para eles é "negativismo", censura, torcida contra, imprensa golpista. Graças a trabalhos como este o Brasil está acordando.

      Excluir
  4. Bom, quando leio essas coisas fico primeiramente chocado com a matéria em si (é simplesmente ridículo). Mas depois, com os comentários vejo coisas mais chocantes ainda! Leitores que, sem argumentos, fingem nao entender o propósito do blog. Tudo bem que é democrático e todos tem direito de discordar. Mas sugiro a qualquer um passar de ponta a ponta por qualquer rua (pelo menos aqui em SP) e contar as placas de vende-se ou aluga-se. E se outros leitores não entenderam, o blog tem o propósito de mostrar como aos poucos a mídia vai mudando de lado e noticiando ainda que discretamente a queda dos preços dos imóveis. Corrijam se eu estiver errado, mas desculpa, dizer que o blog é "sem propósito" é um atestado de burrice. Pessimismo? A alta dos imóveis seria boa pra quem? Para os especuladores e só! Os imóveis acima do bolso dos brasileiros é um lindo sinal de felicidade do país?? Acorda!!

    ResponderExcluir
  5. É uma pena, mas o estadão perdeu o rumo faz tempo. Hoje não é mais gerido por repórteres ou jornalistas, e sim por empresários burocratas visando exclusivamente a comercialização de matérias. Como a grana de anúncios supera e muito a grana das vendas de jornal (que aliás vem caindo feito um míssil russo experimental), é óbvio que só serão publicadas "matérias" a favor dos anunciantes. Mas é uma pena que eles não percebem que isso irá decretar sua própria morte.

    ResponderExcluir