Total de acessos

Teste

domingo, 7 de julho de 2013

Especialistas falam em pesadelo, pânico e medo no mercado imobiliário


O Índice de Fundos Imobiliários (Ifix), que reúne as 55 cotas mais negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo, apresentou queda de 7,25% em junho para 1.437 pontos, acumulando perda de 8,66% no primeiro semestre de 2013.

"A deterioração de fatores macroeconômicos em junho levou alguns investidores a um momento de pânico e de medo de uma bolha imobiliária, e a desvalorização foi provocada pela venda das cotas", argumentou o especialista em fundos imobiliários da corretora Um Investimentos, Fabrício Campanille.

Outro fator que pode afetar o valor das cotas de fundos imobiliários até meados do próximo ano é o aumento das taxas de juros das aplicações de renda fixa. "Com a alta dos juros ficará menos atrativa a compra de cotas de fundos imobiliários ou de imóveis para alugar. A tendência é de queda no preços dos imóveis e nos preços dos aluguéis, que estão muito altos", aponta o professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP-FGV), Samy Dana.

O especialista da Um Investimentos também concorda que a alta dos juros pode prejudicar o valor dos imóveis e consecutivamente das cotas de fundos imobiliários. "Não podemos desconsiderar o fator juros, a renda fixa fica mais atrativa, ao mesmo tempo abre oportunidades para quem pretende comprar cotas de fundos imobiliários com preços menores. No curto prazo, as cotas ainda podem sofrer um pouco mais de queda", diz Campanille.

Já para o professor da FGV, o risco de investir em imóveis para alugar ou em cotas de fundos imobiliários segue alto, sobretudo pela ilusão de valorização até a Copa do Mundo de 2014. A ilusão de valorização pode tornar-se em pesadelo depois da Copa", alerta Samy Dana.

Entre os dez principais fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa todos apresentaram perdas no mês de junho. "Quem vendeu a cota é aquele investidor que entrou na euforia dos fundos imobiliários e não fazia contas do rendimento mensal, é o especulador que só olhava para o valor da cota", identificou Fabrício Campanille.

No desempenho individual, alguns fundos apresentaram desvalorização de 23,9% no valor de suas cotas.

(DCI - São Paulo/SP - FINANÇAS - 01/07/2013 - Pág. B2)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

5 comentários:

  1. Como eu escrevi no começo de Abril, a CAPITALAÇÃO estaria estabelecida agora no começo de Julho.

    Anonymous 8 de abril de 2013 at 20:28
    "www.bolhaimobiliaria.com"

    É uma simples estimativa, mas segundo o famoso gráfico dos principais estágios de uma bolha (Dr. Jean-Paul Rodrigue), o tempo desde o ápice dos preços até o ponto de capitulação, ou seja, quando ninguém mais duvida da existência da bolha, é cerca de 0.1 do tempo contado desde o início da bolha até o ápice dos preços. Supondo que o início da bolha imobiliária bananense ocorreu no final de 2007 e o ápice dos preços no final de 2012 (de acordo com relatório do FMI, World Economic outlook 2012), resulta que desse ápice até a fase que ninguém duvida mais, é cerca de 0.5 anos. Portanto, é de se esperar que a capitulação esteja estabelecida no início de julho de 2013, ou seja daqui a TRES MESES. De maneira semelhante, uma estimativa para a fase do DESESPERO é final de Outubro de 2013.

    Bubblenomics, Dr. Jean-Paul Rodrigue
    "http://people.hofstra.edu/jean-paul_rodrigue/jpr_blogs.html"

    Main Stages in a Bubble
    "http://people.hofstra.edu/jean-paul_rodrigue/images/Manias%20Bubbles.pdf"

    World Economic outlook, veja figura na página 13
    "http://www.imf.org/external/pubs/ft/weo/2012/02/pdf/text.pdf"

    ResponderExcluir
  2. IFIx corre paralelamente com renda de aluguéis (me abstenho de me aprofundar na questão causa/efeito).

    Se os alugues rendiam na média 0,3% desde o ano passado, segundo fontes das próprias imobiliárias,
    Queda de 15% em 2013 na renda de aluguel é uma bela duma porrada no mercado que já estava esgarçado.

    Somando com aumento de Selic e TR + fuga de investidores do BR e em direção ao dólar temos um cenário completo de efeito manada.

    Pânico é o termo correto.
    Começou.

    ResponderExcluir
  3. Estou assustado!!!

    Hoje pago aluguel,R$700,00 prestação de uma casa fica em torno de R$1100,00.
    Compro agora out espero explodir essa bolha, lembrando que vou usar financiamento da caixa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pede pra renegociar o aluguel com o proprietario
      ajusta isso aí em 15% tbm.

      Excluir
  4. Conselho gratis ou pagos sao conselhos, tudo deve ser apurado. Se fosse eu tivesse pagando aluguel de 700rs pesquisaria mais, aguardaria mais um pouco, porque o mercado esta um pouco parado. quanto mais proximos dos grandes centros urbanos mais caro o imovel, se possivel um pouco fora do local ou das grandes capitais ou fora das cidades que prometem grande investimento especulativo seja por descoberta de ouro ou de petroleo, no caso da minha regiao Santos/SP ate agora nehuma gota, esta parecendo o caso do grupo X que ate agora nao saiu uma gota de oleo do tal de Pre-Sal ate parece que foi 171 pro Lula ganhar reeleiçao, mas nao tem nada a ver.
    Aguarde mais um pouco pois os preçoes tendem a se estabilizar para baixo, lembrando que a economia esta patinando e principalmente nos grandes centros a queda eh mais dificil. Pesquise e pesquise muito e saiba aproveitar a carnificina. Um bom investimento em imovel eh comprar na baixa.....

    ResponderExcluir