Total de acessos

Teste

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Folha: Preços para venda e locação já caíram 20% somente em 2013


Redução de preço de mais de 20% somente neste ano reflete demanda desacelerada.

Em mais um sinal do desaquecimento imobiliário, dados do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo) mostram que os preços de venda e locação de imóveis paulistas caíram mais de 20% desde o começo de 2013.

Os números chamam a atenção principalmente na cidade de São Paulo, onde pequenos imóveis já estão sendo negociados com 8,5% a 15% de redução no valor total. Construtoras e corretoras não deixam de tratar a queda como "desconto", mas já notam a dificuldade em vender ou alugar, que persiste pelo quarto mês seguido.

Consumidores mais precavidos, que aguardaram a estabilização dos preços, já conseguem comprar por valores bem abaixo dos encontrados há cerca de seis meses.

Suponha um restaurante que aluga um imóvel na região central de São Paulo, no valor de R$ 3 milhões. Considerando uma taxa de aluguel de 0,4%, o dono do estabelecimento deve pagar R$ 12 mil por mês por um espaço de tamanho adequado a suas necessidades --um custo, muitas vezes, insustentável.

Dessa forma, com o exagero dos preço imobiliários, comércios ficam restritos pelo alto custo e muitos acabam fechando as portas.

Empresas que não dependem de exposição, mas necessitam de um espaço físico, têm optado por alternativas mais baratas, como escritórios compartilhados.

SAMY DANA é Ph.D em business, professor da FGV e coordenador do núcleo GV Cult

(Folha de S. Paulo - São Paulo/SP - Folhainvest - 05/08/2013 - Pág. B8)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário