Total de acessos

Teste

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Valor: Aumentam os estoques, os distratos e os descontos na construção

A gestão de estoques, principalmente de unidades prontas, ainda é uma das prioridades das incorporadoras. Para reduzir estoques, acelerar a entrada de recursos no caixa e evitar custos adicionais, as empresas ainda apostam em abatimentos de preços ou campanhas de descontos.

A fase atual, de grande volume de entregas, resulta em elevação dos distratos (cancelamentos de vendas), que contribuem para aumentar o volume de unidades que as incorporadoras precisam comercializar.

"O volume de entregas de empreendimentos aumentou, mas como o cancelamento de vendas cresceu, a geração de caixa foi adiada um pouco", afirma o analista de construção civil da BES Securities, Eduardo Silveira.

A Gafisa registrou prejuízo líquido no segundo trimestre. Em junho, fechou a venda de 70% da Alphaville Urbanismo para as gestoras de "private equity" Pátria e Blackstone. O ativo foi contabilizado como "operação descontinuada" no balanço do trimestre. Quando a operação for finalizada, os recursos darão fôlego para a Gafisa reduzir seu endividamento e comprar terrenos, mas a incorporadora deixará de controlar seu ativo mais rentável.

No trimestre, a PDG Realty cancelou ou renegociou 24 projetos não alinhados com suas novas diretrizes e informou que a revisão de outros 19 será concluída até o fim do ano. A empresa teve prejuízo líquido de R$ 104,9 milhões e elevou o consumo de caixa. No mercado, há quem tenha considerado positivo o cancelamento de projetos, por ter sido concentrado em empreendimentos com problemas.

Entre as incorporadoras de maior porte, a principal surpresa negativa nos resultados do segundo trimestre ficou por conta Brookfield Incorporações, conforme analistas. A companhia registrou prejuízo líquido de R$ 160,5 milhões, resultante da revisão de orçamentos e de baixas não recorrentes de projetos. "Brookfield e PDG têm alavancagem muito alta", diz Silveira, da BES.


(Valor Econômico - EMPRESAS - 19/08/2013 - Pág.B6)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

3 comentários:

  1. Engraçado que li hoje sobre isso. E dizia o contrário: http://www.calper.com.br/blog/35/mercado-de-imoveis-no-rio-continua-aquecido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo:

      Agradecemos pelo contato e, com relação ao seu comentário, o referido link pertence ao site da Construtora Calper, do Rio de Janeiro.

      Nesse caso, considerando o teor e a fonte da informação, não se faz necessário qualquer comentário a respeito (eles falam por si só).

      Continue nos acompanhando, e sinta-se à vontade para fazer suas críticas e sugestões.

      Um abraço.

      Observador

      Excluir