Total de acessos

Teste

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Portal Uol: O perigo da bolha imobiliária

Contribuição do leitor Dalmo Nogueira
O aquecimento do mercado imobiliário em cidades como São Paulo e Rio, com aumento nos preços e na oferta de imóveis, levanta preocupações de que exista uma eventual "bolha imobiliária" em cidades brasileiras.
É possível que haja uma sobrevalorização nos preços, que poderiam cair repentinamente se a eventual bolha "estourar"?

Autoridades e especialistas brasileiros descartam a hipótese, mas um economista americano que previu a bolha imobiliária dos Estados Unidos acha preocupante o fato de os preços dos imóveis terem dobrado nos últimos cinco anos nas maiores cidades brasileiras.

"O fato de os preços terem dobrado nos últimos cinco anos não soa bem. Se os preços caírem, isso pode criar problemas", afirmou o economista Robert Shiller, professor da Universidade de Yale (Estados Unidos) e que previu a bolha imobiliária dos EUA. Ele esteve em Campos do Jordão (SP) neste final de semana para um congresso da BM&FBovespa.

Ele alega que, nos Estados Unidos, a possibilidade de um imóvel perder valor era vista como inimaginável - e, no entanto, foi isso o que aconteceu com a crise de 2008, fazendo com que muitos proprietários vissem seu patrimônio se depreciar. Em muitos casos, hipotecas passaram a superar o valor dos imóveis.
Comportamento anormal
Eduardo Zylberstajn, economista da Fipe e coordenador do índice que mede os preços dos imóveis, admite que existe uma preocupação com os preços.

"Não é normal que os preços dobrem (em tão pouco tempo). É algo que precisa ser estudado e debatido", diz à BBC Brasil.

"Minha impressão é de que os preços estão muito ligados ao desempenho do mercado de trabalho, que esteve muito aquecido, mas dá sinais de mudanças de rumo - com salários crescendo em ritmo mais moderado", completa o economista. "Isso deve afetar a demanda por imóveis."
(Portal Uol - Economia - BBC Brasil - 04/09/2013)
VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

3 comentários:

  1. Haha, olha o Zylber de cabelo em pé!!!

    Nem ele mesmo acredita no índice que ele ajudou a criar!

    ResponderExcluir
  2. Tenho lido com frequencia o Blog que é bom e confiável pq apenas anuncia fatos ja noticiados na grande Mídia.
    Mas...aqui em Franca/sp está a venda um loteamento de 980 terrenos com 350 desses a venda a partir de 7/setembro... O preço dos terrenos de 250 a 275 mts é a partir de 100 MIL Reais!!
    As filas começaram dia 2 na segunda feira e ontem já havia 300 pessoas dormindo na fila para o inicio das vendas no dia 7 (sabado)!
    E ai? Como explicar? Pois até os corretores estavam surpresos!!!
    Creio que há dinheiro de sobra no Brasil que não é oficialmente contabilizado.. E as pesquisas são feitas pelo dinheiro que circula oficialmente... Pq Bolha por aqui..nem de longe!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 100 mil reais terreno popular em franca?
      Me engana que eu gosto

      A cidade é rodeada de imensos pastos.

      Fosse assim 100 mil qualquer lote, iria faltar pasto.
      Esse preço de 400 reais o m2 seria 40x o custo.

      Lógico que vai dar merda

      Excluir