Total de acessos

Teste

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Coincidência? Profeta da bolha imobiliária vence Nobel de Economia


O professor da Universidade de Yale e profeta da crise de preços imobiliários nos Estados Unidos, Robert Shiller, foi anunciado na manhã desta segunda-feira (14) como um dos vencedores do prêmio Nobel de Economia 2013, aolado dos economistas Eugene Fama e Lars Hansen, também americanos. Os três foram consagrados pela formulação de suas teorias "empíricas dos preços de ativos".
Em recente visita ao Brasil, Shiller afirmou existir uma bolha imobiliária no país. (ver os posts Veja: Economista que previu a bolha americana confirma bolha no Brasil e Em entrevista à Exame, Shiller afirma que há bolha no Brasil)

Considerado um dos 100 economistas mais influentes do mundo e autor de diversos best sellers sobre finanças, Shiller receberá junto de seus conterrâneos da Universidade de Chicago o prêmio de 8 milhões de coroas (equivalente a R$ 2,5 milhões) no próximo dia 10 de dezembro, na Suécia.
Formado pela Universidade de Michagan e pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) no fim da década de 1960, Shiller leciona na Universidade de Yale desde 1982. Desde então, tem formulado uma série de trabalhos acadêmicos sobre finanças comportamentais, mercado imobiliário e gerenciamento de risco.
Quase exatamente um ano antes do colapso do Lehman Brothers, em setembro de 2007, Shiller escreveu um artigo no qual ele previa a ruína iminente do mercado imobiliário americano e sua consequente crise financeira. Em 2009, ele foi agraciado pelo Deutsche Bank Prize por pesquisas pioneiras no campo de finanças econômicas.
Seu trabalho era relacionado à dinâmica dos preços de ativos, como renda fixa, ações, imóveis e suas métricas. O economista também tem sido influente no desenvolvimento da teoria dos preços, bem como suas implicações práticas no mercado. Sua contribuição sobre a volatilidade do mercado financeiro, bolhas e crises recebeu ampla atenção no meio acadâmico e entre formuladores de políticas para o mercado.
Em 2010, Shiller foi incluído pela revista Foreing Policy como um dos maiores pensadores contemporâneos. Também foi eleito pela Bloomberg uma das 50 pessoas mais influentes em finanças globais.
No trabalho que lhe ajudou a conquistar o Nobel, o acadêmico formulou uma teoria que comparava o crescimento dos preços com o da renda e da distribuição de dividendos, argumentando que os preços praticados nos EUA eram insustentáveis na época.
Shiller alertou no estudo, em 2005, que "as pessoas depositam muita confiança nos mercados e têm uma crença muito forte de que prestar atenção nas oscilações dos seus investimentos vai torná-las ricas, de modo que elas deixam de se preparar para possíveis resultados ruins".

(Portal IG - Economia - 14/10/2013)
VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

6 comentários:

  1. Ehhhhh.... Podem tirar o prémio do cara. Fazer uma afirmação dessa sem conhecer os aspectos econômicos brasileiro como ele mesmo afirmou.....

    ResponderExcluir
  2. Brasil não tem aspecto economico a se analisar
    Somos um bando de indio semialfabetizado com pior nivel de matematica do mundo civilizado e que fica impressionada com espelhinhos e carros vagabundos vendidos a preço de ouro.
    Nem vou falar da matilha de corretores que mentem, enganam, falsificam e ninguem coibe, ninguem fiscaliza.
    Aí vem um gringo falando o óbvio e todo mundo resolve acordar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisamos de aspectos econômicos ou seja nem sabemos o que é isto. Se soubéssemos não rasgariamos os nossos suados dinheirinhos. Se soubéssemos não seríamos novamente o país com a maior taxa de juros. Se soubéssemos. Não alimentariamos tantas corrupções dos partidos políticos e não manteríamos essa porcaria de servicos públicos e tantos concursos para sustentar vagabundos. Pois é minha gente isto que vivemos e o reflexo da nossa ignorância e desconhecer questões simples como matemática básica ou apenas da nossa visão imediatista que nos fazem cegos e ignorantes quantos aos fundamentos econômicos

      Excluir
  3. Caro Anônimo de 15:25,

    Além do Economista Robert Shiller, prêmio nobel de economia, que fez o
    alerta para nossa bolha (ele também previu a bolha americana),
    importantes alertas já foram feitos por economistas brasileiros. Leiam
    a carta aberta do Núcleo de Estudos de Real Estate da Poli-USP
    (http://www.realestate.br/.../NewsLetter/CartaNRE25-3-11.pdf). Leiam
    também o Alerta sobre Bolha publicado pelo IPEA (Instituto de
    Pesquisas Econômicas Aplicadas) (
    http://repositorio.ipea.gov.br/.../11058/1084/1/TD_1762.pdf ), e
    também os artigos de professores de finanças da FGV, como Samy Dana,
    PhD,(http://www1.folha.uol.com.br/colunas/carodinheiro/2013/09/1337890-cedo-ou-tarde-bolha-imobiliaria-no-brasil-caminha-para-o-estouro.shtml)
    e William Eid Júnior,
    pós-doutor, (http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/imoveis/noticias/brasil-vive-bolha-imobiliaria-dizem-professores-da-fgv).
    Todos estes economistas e financistas de respeitadas universidades e
    centros de pesquisa em
    economia brasileiros já nos alertam há tempos sobre nossa bolha. Até
    mesmo veículos de mídia de massa como o Jornal Nacional da Rede Globo
    ( http://g1.globo.com/jornal-nacional/videos/t/edicoes/v/tres-professores-americanos-levam-o-premio-nobel-de-economia/2888597/
    ), e a rádio Metropole em comentário do Jornalista Alexandre garcia
    (http://www.metro1.com.br/-ha-uma-bolha-imobiliaria-no-pais-afirma-alexandre-garcia-10-38313,noticia.html)
    já repassaram este tipo de alerta ao povão.

    Quer análise de aspectos econômicos? Confira as fontes acima e acorde para a realidade de nossa bolha.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente nada alerta esse povão, que se vende por migalhas a um governo sem escrupulos e populista. Acreditam em qualquer coisa que pessoas interessadas em lucrar com a total ignorância falam. Pessoas que eu considero sérias e sem segundas intenções vem tentando alertar há tempos para essa bolha (Alexandre Garcia, Mirian Leitão, Samy Danna) e até esse economista tão conceituado internacionalmente. Mas mesmo assim o povão continua não enxergando, espero que quando toda essa sujeira não puder mais ser escondida o estrago não seja tão grande. Mas que está cada vez mais dificil aos grandes interessados esconder essa bolha está. Só ainda se esconde pq nosso povo é muito mas muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito ignorante e sem informações. Triste realidade do povo brasieleiro

    ResponderExcluir
  5. Vamos ver no final de 2016 (após a olimpíada - mesmo que somente seja no Rio). Continuo acompanhando o desenrolar da história...

    ResponderExcluir