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segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Folha: Lançamentos despencam e desova de estoques dispara


Muitas construtoras e incorporadoras de capital aberto reduziram os lançamentos e concentraram as vendas no terceiro trimestre nas unidades em estoque, segundo os balanços divulgados nos últimos dias.

Para o consumidor, se a estratégia das empresas se mantiver neste final de ano, poderá ser um bom momento para conseguir descontos.

Mas é preciso pesquisar, pois nem sempre um imóvel não vendido na época do lançamento terá um abatimento significativo no preço.


A chance de fazer um bom negócio, porém, é bem maior quando o empreendimento foi entregue ou está perto de ficar pronto. Isso ocorre porque, além de ter a facilidade de se mudar logo, o consumidor sai fortalecido, pois a empresa, que tem de administrar o imóvel, quer se livrar de todos os custos extras.

Descontos
Segundo Luciano Guagliardi, diretor de Relação com Investidores da Brookfield, para definir o valor que será reduzido do preço original do imóvel, leva-se em conta a economia com o pagamento de IPTU e condomínio, além da depreciação do apartamento ao longo do tempo.

No terceiro trimestre, os imóveis em estoque da empresa representaram 99,6% das vendas, em valor. Já os lançamentos caíram 93,1% no confronto com o mesmo período no ano passado.

Os imóveis em estoque também responderam por grande parte das vendas da Rodobens (85,5% do total), da Eztec (82,2%), da PDG (77,0%), da Even (75,0%) e da Cyrela (60,5%).

"O setor passou por um processo de ajuste. Teve um período forte de lançamentos e todo mundo foi com muita sede ao pote", diz William Alves, analista-chefe da consultoria XP Investimentos.

PDG, Brookfield e Viver, que estão entre as maiores empresas na Bolsa, com foco no segmento residencial, tiveram prejuízo no terceiro trimestre, enquanto MRV, Rossi, Helbor e Trisul apresentaram lucro menor na comparação com o mesmo período do ano passado.

(Folha de São Paulo - Imóveis - 17/11/2013)

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