Total de acessos

Teste

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Valor: Pesquisa FGV também confirma queda na construção em 2013

O setor da construção continua em desaceleração em 2013, segundo pesquisa feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) a pedido da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção).
Para 2013, era esperada uma retomada do setor puxada sobretudo pela infraestrutura, o que não ocorreu. Em 2012, a cadeia da construção, que inclui obras e indústria de materiais, caiu 3,1%, depois de dois anos de alta.
Só na construção, a queda do PIB (Produto Interno Bruto) setorial foi de 2,9%. Esse número, porém, ainda é preliminar e não leva em conta o resultado das empresas. 
Em 2013, o PIB da construção deve ter um crescimento inferior à estimativa do PIB nacional para o ano. 
O setor imobiliário teve quedas fortes em locais como Minas Gerais e Brasília, e o emprego no setor imobiliário também caiu até setembro.
Fim do ciclo
Segundo Castelo, o ciclo imobiliário iniciado em 2010, ano de grande crescimento, está chegando ao fim. O novo ciclo, no entanto, ainda não ganhou força. A retomada do setor deve ocorrer apenas no segundo semestre de 2014 e, mesmo assim, muito mais pulverizada. Nesse cenário, há muitas obras sendo entregues, mas poucas iniciando.

(Valor Econômico - Brasil - 19/11/2013)
VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário