Total de acessos

Teste

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Folha: Bolha dos escritórios já estourou e preços continuarão a cair


O preço de aluguel de escritórios corporativos em São Paulo caiu 10% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, segundo relatório da consultoria Colliers International obtido pela Folha.

De acordo com a Colliers, a partir de 2012, o mercado saiu de um período de expansão para uma "superoferta", que levou à queda de preços.

A área total disponível para locação aumentou 289% nessas regiões entre o terceiro trimestre de 2012 e o de 2013, com destaque para a zona da Vila Olímpia.

"No momento atual, a oferta ultrapassa a procura por locação", afirma Roberto Aflalo, do escritório de arquitetura Aflalo e Gasperini.

Ainda de acordo com ele, não há como colocar o pé no freio: os imóveis lançados agora foram planejados há quatro ou cinco anos e continuarão a ser entregues.

Perspectivas sombrias
Para João da Rocha Lima Jr, coordenador do núcleo de pesquisa de mercado imobiliário da Poli (Escola Politécnica da USP), os preços de imóveis comerciais estavam "totalmente inadequados".

De acordo com Lima, como o mercado comercial é alvo de investidores, ocorreu em anos anteriores, especialmente durante o "boom" (entre 2009 e 2011), um movimento especulativo forte.

Isso significa que os incorporadores estabeleceram os preços projetando um lucro acima do normal, valendo-se do momento de alta.

"A bolha no mercado comercial já estourou", afirma ele. Nesse cenário, o pesquisador acredita que os preços devam continuar caindo.

As desculpas de sempre
Já na avaliação de Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP (sindicato que representa as construtoras), não há bolha e a queda de preços é pontual considerando que diversos empreendimentos corporativos estão sendo entregues em um ano de economia fraca.

"As empresas vão ajustar a quantidade de lançamentos, e a tendência é que a partir de 2014 ou 2015, dependendo da situação da economia do país, esse valores de aluguel voltem a crescer."

(Folha de São Paulo - Mercado - 16/12/2013)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

Um comentário: