Total de acessos

Teste

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Estouro da bolha: Imóveis já perdem até para a inflação


Em 2013, a correção do valor do metro quadrado dos imóveis de Belo Horizonte, de 4%, ficou abaixo até mesmo da inflação do período (5,7%), segundo pesquisa da Agente Ideal, consultoria especializada em mercado imobiliário, valor inferior à 
“Esses números refletem a situação de acomodação que foi a tona do ano de 2013”, explica o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Luiz Fernando Pires. De acordo com o dirigente, o último ano foi de equilíbrio entre oferta e procura, o que trouxe consequente acomodação dos preços.
Essa visão é compartilhada pelo presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais (Creci-MG), Paulo Tavares, que também é proprietário da Sótão Imobiliária. “Entre 2008 e 2011, houve um boom enorme no setor. Uma euforia mesmo. A demanda era muito maior que a oferta e os preços dispararam”, analisou. Ele explica que essa atual acomodação nos preços dos imóveis da capital se explica também pelo aumento da oferta. “Naquele momento em que houve escassez de mão de obra, muitas obras atrasaram. Agora, essas obras foram entregues e houve uma grande oferta de produtos, o que também impactou os preços”, disse.
Para o ano de 2014, a expectativa dos especialistas é que o crescimento do setor siga o ritmo moderado de 2013. A Copa do Mundo deve ter um efeito pontual no setor, além de alguns benefícios indiretos. “Como a cidade ganhou visibilidade com o evento, a economia deve se aquecer e mais compras e vendas devem acontecer”, opina Tavares. “Mas é um período muito curto e, depois do evento, a tendência volta a ser de acomodação”.

(O Tempo - Capa - 09/01/2014)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

2 comentários:

  1. "'folha.uol.com.br/mercado/2013/12/1391790-especulacao-leva-a-queda-de-preco-nos-lancamentos-de-imoveis-em-brasilia.shtml




    “Destoando de outras grandes capitais, os preços dos imóveis lançados em Brasília apresentaram uma forte queda neste ano, com redução de 35,5% na comparação com os valores cobrados em 2012, segundo dados da Geoimovel.”

    35% de queda!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabens pela iniciativa!

    ResponderExcluir