Total de acessos

Teste

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Portal G1: 11 cidades têm queda real nos preços, confirma FipeZap

Contribuição dos leitores Daniel Lins e Ederson
A alta nos preços dos imóveis perdeu força pelo sexto mês seguido em maio, segundo pesquisa divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), perdendo para a inflação no acumulado de 2014, segundo o índice FipeZap.
Das 16 cidades analisadas, 11 tiveram queda real no preço dos imóveis em maio, sendo que 4 delas registraram queda nominal: Curitiba, Brasília, Santo André e São Bernardo do Campo - a queda nestas duas últimas é um fato inédito desde que os preços no ABC passaram a ser monitorados pelo Índice FipeZap em 2012No ano, a alta do preço dos imoveis é de 2,98%. Considerando a variação esperada para o IPCA de maio (de 0,45%, segundo o boletim Focus do Banco Central), a inflação no país em 2014 chega a 3,32%. Ou seja, a alta do preço médio do m² nas 16 cidades monitoradas está abaixo da inflação acumulada de 2014, caracterizando queda real no valor dos imóveis, destaca a pesquisa.
Na análise do acumulado do ano, a queda em termos reais nos preços ocorreu em 8 cidades.
O Índice FipeZap foi desenvolvido e é calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em parceria com o portal ZAP Imóveis. O indicador acompanha o preço médio do metro quadrado de apartamentos prontos em 16 municípios brasileiros com base em anúncios da internet. Os municípios abrangidos são: Rio de Janeiro, São Paulo, Niterói, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, São Caetano do Sul, Florianópolis, Porto Alegre, Santo André, Salvador, São Bernardo do Campo, Vitória, Curitiba e Vila Velha.
(Portal G1 - Economia - Seu Dinheiro - 04/06/2014)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário