Total de acessos

Teste

quarta-feira, 11 de março de 2015

Efeito Bolha: Crise faz proprietários oferecerem aluguel de graça

Em um caso mais extremo, ela conta que o proprietário de um conjunto de andares comerciais deu 12 meses de carência no aluguel dos espaços. Isso significa que no primeiro ano, os locatários pagarão apenas condomínio e IPTU

A crise chegou ao mercado de aluguéis comerciais em Belo Horizonte na forma de tapumes espalhados pelos corredores dos shoppings para tampar as lojas vazias e negociações inusitadas entre proprietários e locatários nas lojas e salas em geral. “Para conseguir alugar, os proprietários estão concedendo descontos de até 50% ou renovando os contratos por valores menores do que os anteriores”, diz a gerente de locação da Sancruza Netimóveis, Evânia Martins.

Em um caso mais extremo, ela conta que o proprietário de um conjunto de andares comerciais na avenida Barão Homem de Melo deu 12 meses de carência no aluguel dos espaços. Isso significa que no primeiro ano, os locatários pagarão apenas condomínio e IPTU. “Pelo menos o proprietário não tem que arcar com esses custos”, explica ela.

Já nos shoppings, as lojas vazias estão tanto nos centros comerciais novos, quanto nos antigos. O diretor de relações institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Luis Augusto Ildefonso da Silva, diz que a vacância reflete o atual momento da economia.

“Acontece sempre que a economia está morna”, diz. Ele completa que os shoppings mais novos são os que mais sofrem. Há três anos, os novos empreendimentos inauguravam com 8% a 9% de lojas fechadas. Hoje, o índice chega a 25%.

Se não baixar o preço, não tem negócio
Negociar a redução dos aluguéis e dos condomínios, quando for o caso, é uma das sugestões das entidades representativas dos lojistas para enfrentar a crise. “Os aluguéis que foram pagos em 2013 e 2014 não cabem na realidade de 2015”, diz o presidente do Sindicato do Comércio Lojista de Belo Horizonte (Sindilojas-BH), Nadim Donato. O ideal, segundo ele, seria uma queda de 20%.

Vendas em queda, cenário pior
Aluguel e condomínio são os grandes vilões dos shoppings. Segundo a Aloshopping e a Alshop, esses custos são calculados pela média ou pela expectativa de faturamento das lojas. Como o movimento despencou nos últimos meses – o Natal, por exemplo, foi o pior dos últimos oito anos para o setor – os lojistas não conseguem mais arcar com os valores. “As vendas estão diminuindo e o lojista continua pagando o mesmo”, diz o superintendente da Aloshopping.
 (O Tempo - Capa - 10/03/2015)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

5 comentários:

  1. Aluguel grátis!!!
    Será que isso conta como estouro da bolha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que conta! E isso é só o começo, pois em breve, assim como aconteceu na bolha americana, veremos os imóveis retomados pelos bancos sendo vendidos por U$ 1,00 (isso mesmo, um dólar foi o preço que muitos imóveis retomados foram revendidos por bancos americanos. Basta pesquisar na internet.)...ou seja: BOOMM!

      Excluir
  2. Eu não vou mais no shopping desde Dezembro, antes mesmo dessa crise, o valor do estacionamento é absurdamente caro, cheguei a pagar 19 Reais por 5 horas estacionado, a comida idem, também está muita cara, um suco Del Vale ( lata de 330 ml ) está custando 6 Reais, honestamente o que queriam, pensaram que o consumidor fosse assumir todos os custos que fossem aparecendo para manterem margens de lucro ? Deveriam verificar quem na cadeia produtiva está inflacionando os custos, podem ter certeza que algum espertalhão está se beneficiando desta situação, a maioria cai como um patinho promovendo sucessivos reajustes e deu no que deu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será a simplicidade imposta.
      Quem é louco de comprar uma lata de suco por R$6,00 se você pode ir no supermercado desse mesmo shopping e comprá-la a R$2,99. Leve para a praça de alimentação e peça seu hamburguerzinho simples. Pronto.

      Excluir
  3. Uma coca cola em lata custa até 5 reais, no supermercado é 1,89... preços abusivos, tem mais é que falir mesmo. Compro mais pela internet, vou a shopping pra ver o produto, mas eles nunca conseguem (ou querem) cobrir os preços, Ponto Frio, Casas Bahia etc não sei como ainda estão abertas...

    ResponderExcluir