Em um caso mais extremo, ela conta que o proprietário de um conjunto de andares comerciais deu 12 meses de carência no aluguel dos espaços. Isso significa que no primeiro ano, os locatários pagarão apenas condomínio e IPTU
A crise chegou ao mercado
de aluguéis comerciais em Belo Horizonte na forma de tapumes espalhados pelos
corredores dos shoppings para tampar as lojas vazias e negociações inusitadas
entre proprietários e locatários nas lojas e salas em geral. “Para conseguir
alugar, os proprietários estão concedendo descontos de até 50% ou renovando os
contratos por valores menores do que os anteriores”, diz a gerente de locação
da Sancruza Netimóveis, Evânia Martins.
Em
um caso mais extremo, ela conta que o proprietário de um conjunto de andares
comerciais na avenida Barão Homem de Melo deu 12 meses de carência no aluguel
dos espaços. Isso significa que no primeiro ano, os locatários pagarão apenas
condomínio e IPTU. “Pelo menos o proprietário não tem que arcar com esses
custos”, explica ela.
Já nos shoppings, as lojas vazias estão tanto nos centros
comerciais novos, quanto nos antigos. O diretor de relações institucionais da
Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Luis Augusto Ildefonso
da Silva, diz que a vacância reflete o atual momento da economia.
“Acontece sempre que a economia está morna”, diz. Ele completa
que os shoppings mais novos são os que mais sofrem. Há três anos, os novos
empreendimentos inauguravam com 8% a 9% de lojas fechadas. Hoje, o índice chega
a 25%.
Se não
baixar o preço, não tem negócio
Negociar a redução dos aluguéis
e dos condomínios, quando for o caso, é uma das sugestões das entidades
representativas dos lojistas para enfrentar a crise. “Os aluguéis que foram
pagos em 2013 e 2014 não cabem na realidade de 2015”, diz o presidente do Sindicato
do Comércio Lojista de Belo Horizonte (Sindilojas-BH), Nadim Donato. O ideal,
segundo ele, seria uma queda de 20%.
Vendas em queda, cenário pior
Aluguel e condomínio são os grandes vilões dos shoppings. Segundo a Aloshopping e a Alshop, esses custos são calculados pela média ou pela expectativa de faturamento das lojas. Como o movimento despencou nos últimos meses – o Natal, por exemplo, foi o pior dos últimos oito anos para o setor – os lojistas não conseguem mais arcar com os valores. “As vendas estão diminuindo e o lojista continua pagando o mesmo”, diz o superintendente da Aloshopping.
Vendas em queda, cenário pior
Aluguel e condomínio são os grandes vilões dos shoppings. Segundo a Aloshopping e a Alshop, esses custos são calculados pela média ou pela expectativa de faturamento das lojas. Como o movimento despencou nos últimos meses – o Natal, por exemplo, foi o pior dos últimos oito anos para o setor – os lojistas não conseguem mais arcar com os valores. “As vendas estão diminuindo e o lojista continua pagando o mesmo”, diz o superintendente da Aloshopping.
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Aluguel grátis!!!
ResponderExcluirSerá que isso conta como estouro da bolha?
Claro que conta! E isso é só o começo, pois em breve, assim como aconteceu na bolha americana, veremos os imóveis retomados pelos bancos sendo vendidos por U$ 1,00 (isso mesmo, um dólar foi o preço que muitos imóveis retomados foram revendidos por bancos americanos. Basta pesquisar na internet.)...ou seja: BOOMM!
ExcluirEu não vou mais no shopping desde Dezembro, antes mesmo dessa crise, o valor do estacionamento é absurdamente caro, cheguei a pagar 19 Reais por 5 horas estacionado, a comida idem, também está muita cara, um suco Del Vale ( lata de 330 ml ) está custando 6 Reais, honestamente o que queriam, pensaram que o consumidor fosse assumir todos os custos que fossem aparecendo para manterem margens de lucro ? Deveriam verificar quem na cadeia produtiva está inflacionando os custos, podem ter certeza que algum espertalhão está se beneficiando desta situação, a maioria cai como um patinho promovendo sucessivos reajustes e deu no que deu.
ResponderExcluirSerá a simplicidade imposta.
ExcluirQuem é louco de comprar uma lata de suco por R$6,00 se você pode ir no supermercado desse mesmo shopping e comprá-la a R$2,99. Leve para a praça de alimentação e peça seu hamburguerzinho simples. Pronto.
Uma coca cola em lata custa até 5 reais, no supermercado é 1,89... preços abusivos, tem mais é que falir mesmo. Compro mais pela internet, vou a shopping pra ver o produto, mas eles nunca conseguem (ou querem) cobrir os preços, Ponto Frio, Casas Bahia etc não sei como ainda estão abertas...
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