Total de acessos

Teste

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Exame: Imóveis têm queda real de preços pelo sexto mês seguido

A queda real acontece quando a alta no preço médio de um determinado bem é inferior à alta generalizada de preços, medida por índices inflacionários, como o IPCA (...) Pela sexta vez consecutiva o índice também apresenta queda real na variação de preços mensal

O preço médio do metro quadrado dos imóveis no Brasil foi corrigido em apenas 1,08% em 2015, segundo o Índice FipeZap, um dos principais indicadores da flutuação de preços do mercado imobiliário brasileiro. 

O percentual é inferior ao rendimento da caderneta de poupança no período, de 2,36%, segundo dados da Calculadora do Cidadão, do Banco Central.

A correção dos imóveis também fica abaixo da inflação medida pelo IPCA, que segundo expectativas do IBGE, deve ser de +4,55% de janeiro a abril de 2015.

Assim, o preço médio dos imóveis anunciados para venda nas 20 cidades que compõem o índice apresenta queda real de -3,47% nos quatro primeiros meses do ano.

A queda real acontece quando a alta no preço médio de um determinado bem é inferior à alta generalizada de preços, medida por índices inflacionários, como o IPCA.

Variação negativa
No acumulado de 2015, as 20 cidades do índice registraram variações menores do que a inflação, sendo que Niterói, Brasília e Curitiba chegam a apresentar queda nominal nos preços (variação negativa).

O índice mostra também que nos últimos 12 meses encerrados em abril os preços ficaram abaixo do IPCA esperado para o período, de 8,16%. De acordo com o FipeZap, abril é o quarto mês seguido que apresenta queda real no dado referente à variação dos preços em 12 meses.

Pela sexta vez consecutiva o índice também apresenta queda real na variação de preços mensal. 

O indicador elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com o site de classificados Zap Imóveis, acompanha os preços do metro quadrado dos imóveis usados anunciados na internet, que totalizam mais de 290 mil unidades por mês.
 (Exame - Seu Dinheiro - Notícias - 06/05/2015)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

2 comentários:

  1. TUDO ENCALHADO,PORTANTO DESCONTOS DE 70% SERAO INEVITAVEIS.....OU FIQUEM COM O ESTOQUE.

    ResponderExcluir
  2. Q país é este?
    O último que sair, apague a luz!!!
    Fui!!
    Sidney lá vou eu!!!

    ResponderExcluir