Total de acessos

Teste

sexta-feira, 17 de julho de 2015

O Globo: Pela primeira vez, alugar imóvel fica mais barato, diz FipeZap

Alugar um imóvel ficou mais barato em nove cidades brasileiras em junho, em comparação com o mesmo mês de 2014. É primeira vez que isso acontece desde 2008, quando o FipeZap foi criado. Além disso, já são 13 meses seguidos em que o índice de locação ficou abaixo da inflação em 12 meses.

Na mesma base de comparação, o Rio de Janeiro teve a maior queda: 4,65%. Também foi registrada variação negativa nominal (sem considerar a inflação) em Porto Alegre, com -3,95%, e Curitiba, com -1,32%.

Nas outras cidades houve queda real, ou seja, os valores tiveram reajuste abaixo da inflação. 

Na variação mensal, de maio para junho, também houve queda no preço dos aluguéis: o recuo foi de 0,66%, ante uma variação positiva de 0,79% no IPCA. Mais uma vez o Rio de Janeiro foi a cidade que apresentou a maior queda, de 1,63%, seguido por São Paulo, com queda de 0,64%.

Também apresentaram variação negativa Santos, com 0,37%; Salvador, com 0,30%; e Curitiba, com 0,18% de queda. Nenhuma cidade registrou crescimento no valor de aluguéis acima da inflação.

Os preços anunciados para locação considerados para o cálculo do índice FipeZap são para novos aluguéis. Ou seja, não mede a variação dos contratos vigentes (normalmente reajustados automaticamente pelo IGP-M, da FGV, ou por outros índices de correção). Essa medida é importante para avaliar se o mercado imobiliário está mais ou menos atraente em relação a outras opções de investimento. Em junho de 2015, o retorno médio com aluguel foi de 4,7% ao ano.

(O Globo - Economia - 15/07/2015)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

3 comentários:

  1. Aluguel, o hit do momento...by selic.
    Aí vem o motumbo:
    Cara, to baixando o preço do meu terreno de 250 metraços num condomínio fechado de altíssimo padrão ( Dá até pra relá nas nuvem), de 300 por 180k, vai?
    Não, nem por 100k.
    Manda baixar a selic primeiro que depois a gente conversa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 100k? o que é 100K? Deve ser aquele carro: ka. 100 kas!

      Excluir
  2. GANHAR COM ALUGUEL SO EM CIDADES TURISTICAS COM MOVIMENTO O ANO TODO........DE RESTO JA ERA TAMBEM

    ResponderExcluir