Total de acessos

Teste

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Portal R7: 60% dos brasileiros acreditam na queda dos preços dos imóveis

A parcela das pessoas que responderam ter a intenção de comprar um imóvel recuou para 43% no segundo trimestre de 2015. Trata-se do menor nível da história

A maioria dos brasileiros que pretendem comprar imóveis nos próximos três meses acredita que as casas e apartamentos vão ficar mais baratos dentro de um ano. O Raio-X FipeZap - 2º trimestre/2015, estudo divulgado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) nesta quinta-feira (30), indica que 58% esperam pela queda nos preços dos imóveis nos próximos 12 meses.

São praticamente seis em cada dez brasileiros que miram a queda dos preços no intervalo de um ano. Por outro lado, 16% acreditam que os imóveis vão ficar mais caros dentro de um ano e 26% consideram que as moradias ficarão com o mesmo preço que estão no mesmo período. A pesquisa ouviu 1.871 pessoas entre os dias 6 e 27 de julho.

Sobre o comportamento dos preços num espaço de tempo maior, para os próximos dez anos, a maior parte dos brasileiros que pretendem comprar imóvel acredita que os preços vão subir conforme a inflação — 43% dos entrevistados.

Outros 34% disseram que as residências vão subir “acima ou muito acima” da inflação. Por fim, 23% acham que as casas vão subir “abaixo ou muito abaixo” da inflação.

Antes de perguntar sobre o valor dos imóveis, a pesquisa também levantou a quantidade de pessoas que pretendem comprar imóveis nos próximos três meses. A parcela das pessoas que responderam ter a intenção de comprar um imóvel recuou para 43% no segundo trimestre de 2015. Trata-se do menor nível da história.

(Portal R7 - Economia - 30/07/2015)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

41 comentários:

  1. Mesmo se o preço cair, depende e muito do imóvel que você for comprar devido ao valor do condomínio. Tem condomínio que custa 1000 Reais com o trivial na barra da tijuca no Rio de janeiro, isso não tem nada a ver com o valor do imóvel, especulação imobiliária... este é um entrae que vem desvalorizando esses imóveis, pois você nunca na vida ficará livre desta " prestação", isso estamos falando de imóveis de 60m².

    Condomínios de alto luxo com todo o tipo de serviço cobram 700 Reais de condomínio.

    Mesmo que o preço caia não vale a pena comprar um imóvel de 600 mil com condomínio de 1000 e mais IPTU, simplesmente desestimulante, esse mercado tem que mudar muito.

    ResponderExcluir
  2. Quem manda em qualquer mercado é o consumidor, essa classe unida faz o que quiser em relação aos preços e qualidade dos produtos ou serviços.

    ResponderExcluir
  3. No Brasil tem muito corvo sou mestre de obras tenho 40 anos trabalho desde os 11 na construção civil. O preço da para abaixar até 50 por cento .preço do metrô 1200 com material tão vendendo a 6500 a 10000 o metro e loucura o povo tem parar de comprar aí abaixa o preço é menos lucro para os corvos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu mestre de obra, a qualidade da construcao no Brasil jà e um lixo, baixando do 50% o que fica?

      Excluir
  4. "...pessoas que responderam ter a intenção de comprar um imóvel recuou para 43% no segundo trimestre de 2015. Trata-se do menor nível da história."
    Diante disto, quem vive da venda de imóveis tem que fazer o quê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ANONINO 11:53
      Ser auxiliar do mestre de obras para se qualificar melhor kkkkkkkkkkkkkk....

      Excluir
  5. Não comprar, é a opção mais inteligente contra este absurdo.
    O metro quadrado em viena, melhor cidade do mundo pra viver, é menor que Porto Alegre.
    Qual a explicação!? Não comprem

    ResponderExcluir
  6. O anonimo 11:52 esta certissimo.
    E so tirar a gordura da bolha uns 50% do anunciado que vende.E so consultar um mestre de obras pois ele avalia melhor que os "CORVOS".

    ResponderExcluir
  7. Todos os imoveis do Brasil nao presta, os imoveis vao desvalorizar 80% afinal de contas o Brasil e um lugar sem lei, tem muita bandidagem.

    ResponderExcluir
  8. Cada vez que venho aqui fico mais esclarecido quanto ao elevado preço dos imóveis. Muito bom este blog. Parabéns. Não vou comprar imóvel diante do absurdo de pessoas que querem lucrar excessivamente. Esqueceram que o lucro deve ser equilibrado...

    ResponderExcluir
  9. Eu sou um comprador que desistiu porque os valores são absurdos.

    ResponderExcluir
  10. FORA A BOLHA IMOBILARIA COM ESTOQUES ALTISSIMOS, TEMOS A "BOLHA FARTA"= FARTA DINHEIRO, FARTA CORAGEM,FARTA CREDITO,ETC.....

    ResponderExcluir
  11. Pois podem esperar a queda sentadinhos nos seus sofás. Trabalho com isso a 15 anos e posso afirmar categoricamente, imóvel não cai de preço. Você até pode achar um ou outro mais desesperado para vender, mas isso não é a regra. Imóvel apenas valoriza. Mesmo a tão falada "bolha" americana não foi tudo isso, houveram algumas quedas, mas em pouco tempo os preços voltaram ao normal, e continuam a subir.

    Quem não é bobo já percebeu que esta é a melhor época histórica para comprar imóveis, pois em breve qualquer 2 dormitórios custará mais de um milhão. Eu mesmo nunca tive tantas oportunidades na minha mão. A propósito quem quiser comprar pode entrar em contato comigo.

    É melhor vocês enfrentarem logo o choque de realidade e abrirem os olhos. Não haverá nenhuma queda generalizada. Quem está pensando em comprar tem que fazer isso AGORA ou ficará no aluguel para sempre.

    Ass: Corvolino Corváceo Corval Corvudo Corviado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, se não baixa, não vende.
      Quem é que vai tirar o dinheiro da aplicação financeira (que está com ótimo ganho) para comprar um ativo que está com valor em queda?

      Excluir
    2. KKk. Cara muito comédia. Sempre abro os comentários pra ver se ele deixou alguma pérola igual a essa.

      Excluir
  12. Quem quer comprar para morar tem que tomar cuidado com esse discurso desesperado/mal intencionado. A crise é séria, a situação econômica é caotica, o medo não totalmente injustificado, mas é preciso da ter frieza para não perder as grandes oportunidades que se apresentam.
    Os preços não despencarao, nominalmente, 40, 50, 60%... Isso é desejo de fracassados, sem amparo na realidade!
    Imóveis, em regra, não são bons investimentos. São apenas investimentos cômodos, já que não exigem muito trabalho, e seguros, para que tem dificuldade de controlar o impulso consumista (justamente pela falta de liquidez). Mas quem quer comprar para morar, não deve perder o momento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A hora de comprar será no final de 2017.

      Excluir
  13. O que é o desespero de um corvo.

    Deve morar no planeta Dilma, kkkk

    ResponderExcluir
  14. Saudações vítima do motumbo!
    VC trabalha com tijolo só a uma década e pouco, e eu, no ramo financeiro desde 1982...tava no saco do papai ainda?
    Por acaso VC sabe o que aconteceu na década de 80?
    Acho que sua atividade laboral se deu depois de 94 pra cá, nesta moleza de estabilidade econômica, onde tudo se pode planejar a longo prazo...
    Mas a vida não é só filé, estás conhecendo agora a velha Brazuca, tão segura e confiável para investimentos como sempre foi...kkkkkkk
    Se VC não percebeu, mantendo-se o preço praticado hoje, já caiu 10% em relação a inflação no período de um ano, e assim permanecerá por mais 2 ou 3 anos...
    Já ouviu falar em jogo de números...não né...
    VC tem futuro...

    ResponderExcluir
  15. Despencar 40 50 ou 60% nominalmente.. . isto no curto prazo.. . Sinceramente tbm nao creio nessa queda .. . Acredito em uma queda de algo em torno de 20% .. .Muitos investitrouxas e propriotarios que compraram a pouco tempo não irao querer sair no prejuizo.. . Mas enfim.. . Quase nimguem esta vendendo.. . O mercado esta sem um pingo de folego pra sequer pensar em valorizaçao.. . O preço praticado esta totalmente desalinhado em relaçao a renda das familias.. . Resumindo.. . Mesmo que os preços não caiam.. . Nos proximos 5 anos a inflação fara este trabalho.. . E no final das contas.. . Se contar o que os preços vão cair inicialmente somado com a inflação do periodo dos proximos 5 anos.. . O percentual de queda ira girar en torno destes mesmos 40-60 % .. . Se pudesse.. . Apostaria os 25k que tenho aplicado.. .Pode anotar.. .

    ResponderExcluir
  16. Gente, vamos trabalhar ao invés de invejar os donos de imóveis! Saiam da mesmice. Os imóveis não cairão como pensam! Vão pagar aluguéis!

    ResponderExcluir
  17. Aluguel e Juros não são a mesma coisa ? sendo assim só sai do aluguel quem compra a VISTA ( dinheiro na mão ) , e não esse bando de gente que acredita que realizou o sonho da casa própria com financiamento de 30 anos .Juros por Juros prefiro morar bem, pagando aluguel, do que em uma kit net na periferia so pra dizer " comprei é meu ". So sera seu qdo terminar de pagar , ate la ja mudei umas 4 vezes de acordo com minhas necessidades . ATENÇÃO JÁ ESTÃO SOBRANDO IMOVEIS PARA ALUGAR que custam muito menos do que a parcela de juros que os espertos estão pagando para morar em seus pesadelos da casa propria .

    ResponderExcluir
  18. Invejar...que pena!!!
    Cara, VC não percebe quando estão explorando você????
    VC não procura a lógica, a coerência nos atos e nas ações externas que influenciam negativamente na sua vida, ainda que, sem entrar no mérito de justiça comum?
    Assim fica difícil...

    ResponderExcluir
  19. Ô 10:28!!!
    Se VC tivesse 1.000.000 VC compraria um puta AP?
    Acho que sim...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Aplique, ganhe 11.000,00 por mês e alugue o mesmo por 2.000,00.
    Quer que desenhe?

    ResponderExcluir
  20. Se mudar a cor da grama por aqui, mais da metade morre de fome...

    ResponderExcluir
  21. Se comprar e ficar desempregado o banco toma e voce nao recebe nada e ainda fica com o nome sujo.
    Tem muito risco de perder emprego porque o brasil vai entrar numa recessao muito grande e levara 15 anos para sair.
    Prefiro investir e esperar. Melhor pagar aluguel com os juros do meu investimento ( que ainda sobra ) do que correr o risco de perder tudo caso fique desempregado ou meu salario nao aumente e eu nao consiga pagar as prestacoes.
    Realmente, imoveis no brasil ta muito caro mesmo. Especulacao imobiliaria muito grande.

    ResponderExcluir
  22. Quem não tem imóvel sonha queda nos preços e fica aguardando apos das eleições.....apos da copa.....apos dos jogos.... enfim, sempre aguardando a chegada da ruina imobiliária e no entanto segue pagando aluguel. O BB já voltou financiar o 90% do valor do imóvel com juros muito competitivos e isso com certeza vai dar uma mexida no mercado pois quem precisa e tem um pingo de cérebro vai comprar. Entendo que a situação politica e econômica estão assustando o povo, mas nada que vai ser superado em breve, como aconteceu nos EU que a baixa de preços demorou uns meses e agora estão mais caros que antes. Mas e claro que quem não tem grana vai seguir sonhando imóveis na zona sul a preço banana.........
    PS: quem fala, e pior ainda espera, uma queda de 40/50% no valor dos imóveis no Brasil, onde a maioria são financiados pelos bancos não somente não sabem do que falam, mas caso absurdo chegasse acontecer, os bancos quebrariam e o pais ficaria pior que a Argentina. Aí gostaria de ouvir falar os sonhadores, apos ter perdido o trabalho ou a empresa e não restando que um pratinho de arroz e feijão. Ah seu povo ignorante.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo 13:43.
      Voce tem razao, pois fui ao itau e ele financia 75% do imovel,perguntei ao gerente se nao havia a condiçao de desvalorizaçao devido a uma bolha e resposta foi a seguinte:NENHUM BANCO PRIVADO VAI ACEITAR UMA DESVALORIZAÇAO DESSE PORTE DE 40/60% DO VALOR DO IMOVEL,PORTANTO ESSA QUEDA AI DE 50/60% NEM TEM PERIGO DE OCORRER,PODE ATE NAO VENDER,MAS DESVALORIZAÇAO A ESSES PATAMARES NAO. A NAO SER QUE O DONO PRECISE QUEIMAR MESMO PRA FAZER CAIXA.

      Excluir
    2. Raciocínio muito simples. Inflação a mais de 10% ao ano + preços de imóveis estáveis em 03 anos já significa desvalorização de 30%. Isso sem considerar redução de preço. Se considerar os descontos na hora de fechar, dá quanto hein!

      Excluir
    3. ANONIMO 11:41. Raciocínio muito simples mas a realidade não e tão simples. Um aumento da inflação não reflete sempre perca no poder aquisitivo de todos. Quem tem um bom salario e tem possibilidade de comprar imóveis de médio/alto padrão não são diretamente atingidos pela inflação. Isso faz que o imóvel de médio/alto padrão sempre vai seguir um mercado diferenciado ( e isso acontece no mundo tudo, inclusive nos países que já passaram por bolha). Então, resumindo, o seu raciocinio simples não e errado, mas tem que ver com imóvel popular que, concordo, hoje em algumas localidades chegou a valores completamente fora da realidade. Imóvel de alto padrão hoje vai seguir aumentando de valor.

      Excluir
    4. Ah, esqueci uma coisa importante. nas cidades onde o preço dos imóveis já está contraindo-se, o valor dos imóveis não chegou acompanhar a inflação mais ficou bem pertinho....na casa do 0,5%.......bem longe do 10% dos sonhos.

      Excluir
    5. ANÔNIMO 16:23 - Respeito sua opnião, mas não concordo. Onde vc viu que apenas os imóveis de baixa renda estão bolhudos. Tá tudo exageramente acima do normal.
      Inflação atinge todo mundo, só não atinge quem é muito rico. Tenho um ótimo salário, apenas 2% da população brasileira tem o meu salário e o máximo que consigo financiar são 200.000 e uns quebrados. Mercado diferenciado é para aqueles que compram mansão por R$ 4.000.000 ou coberturas luxuosas.
      Hoje uma casa em meio lote de 180 m2 é vendida por R$ 500.000 para cima. Mas não vale isso tudo mesmo!!! Para financiar um bem neste preço é preciso tem um salário não condizente com a média brasileira.
      Como um imóvel aqui pode estar mais caro que um imóvel na Florida ainda com o dolar a mais de 3,40.

      Meu caro, se você acha que está a par de preços de imóveis apenas porque acompanha anúncios é bom rever seus conceitos. Os valores anunciados não estão condizente com os valores negociados na prática.

      Raciocínio simples: Excesso de oferta de crédito + falta de nível cultural financeiro dos brasileiros + especulação + ganância = valores exorbitantes dos imóveis.
      Apenas agora que a situação está quase no fundo do poço é que o brasileiro começa a perceber o contexto.

      Excluir
    6. Anônimo3 de agosto de 2015 13:43 = DONO DE IMOBILIÁRIA DESESPERADO DETECTED.

      Excluir
    7. @ anônimo 12:57: pontos de vista diferentes meu amigo, e eu também respeito sua opinião. Mas respondo a sua pergunta referente ao valor dos imóveis em outros países como nos EU, na Florida como você mencionou. Não é verdade que os preços dos imóveis é mais barato em outros países, aliais, em muitos, embora a crise, são muito mais altos. O caso dos EU é diferente pois naquele pais o valor da construção é muito mais barato principalmente devido ao valor dos materiais que muitas vezes deixa muito a desejar; madeira, papelão.....logo chega um furacão e arrasa cidades inteiras.
      A minha opinião segue a mesma: o problema no Brasil é politico e criou insegurança e de conseqüência uma parada nas vendas, nada que de aqui a pouco volte a normalidade embora com certeza sem ter o crescimento (exagerado) dos passados anos. Mas quedas de valor? Não acredito.

      @ anônimo 13:18. LOL espertinho. Não sou dono de imobiliária, aliais, não sou brasileiro e na atualidade nem moro no Brasil, simplesmente acompanho com carinho. Mas você parece desesperado por comprar um sonho a preço banana, mas duvido que vai ficar com isso mesmo, um sonho.

      Excluir
  23. E por isso que as ações dos bancos estão caindo!! E outra pior é, a poupança. Se não conterem a retirada, só a uma maneira de conter a sangria... Aumentando a TR!!!

    ResponderExcluir
  24. Financiamento para imóveis indexado pela TR pode voltar a hora que quiser.
    Os distratos crescentes, mesmo antes da alta dos juros é a foto flagrante, onde muitos perceberam a grande besteira que fizeram, colocando em cheque seus próprios orçamentos.
    Conheço pessoas traumatizadas, se sentem sem saída, ao verem seus rendimentos e suas economias se esvaírem sem enxergar nenhuma luz no fim do túnel, a não ser prejuízos.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos o financiamentos são atrelado a TR!! SAC, SACRE e PRICE.

      Excluir
  25. Este blog é bommmmmmmmmmmmmmm. Muitas questões são esclarecidas.

    ResponderExcluir