Total de acessos

Teste

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Infomoney: Investir em imóvel para alugar é "perda fixa", diz especialista

“Hoje, a renda de uma locação de um imóvel deixa liquido, após custos e impostos, por volta de 0,3% ao mês, isto é menos que a poupança (0,5% + TR). [...] “Em uma crise imobiliária, essa pessoa vai perder muito”, atesta. Muitos investidores ainda não levam em conta os gastos com manutenção do imóvel e ainda os impostos que envolvem transações imobiliárias

O investimento em um imóvel para alugar ou lucrar com sua valorização é uma das aplicações preferidas dos brasileiros que têm um dinheiro sobrando. No entanto, essa é a melhor aplicação que pode ser feita? Se o investidor acredita que o imóvel vai se valorizar bastante ao longo do tempo, sim. Caso, contrário, é difícil o aluguel ser uma boa opção, uma vez que a rentabilidade dele costuma ser bem mais fraca do que a de aplicações de renda fixa, de acordo com Bruno Setti, sócio da Criteria Investimentos.

“Hoje, a renda de uma locação de um imóvel deixa liquido, após custos e impostos, por volta de 0,3% ao mês, isto é menos que a poupança (0,5% + TR). Quando temos investimentos com baixo rendimento, como o aluguel 0,3% e a poupança 0,5% + TR, temos o que chamamos de juro real negativo”, explica o especialista. 

Perda fixa
Juro real é o que se lucra com os investimentos acima da inflação. O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) dos últimos doze meses ficou em 9,56%, acima dos rendimentos anuais do aluguel e da poupança, relata Bruno. “Se nosso rendimento rende menos que a inflação, significa que estamos tendo uma perda fixa do nosso poder de compra e não uma geração de renda fixa”, afirma.

Bruno ainda destaca que, comparando com um bom título de renda fixa, que pode trazer uma rentabilidade de 1% a 1,4%, a diferença no rendimento é de 400%. Entre os investimentos, ele destaca os CDB (Certificados de Depósito Bancário) como opção. “A renda em títulos privados e até mesmo públicos, é consideravelmente maior que a renda obtida pelo aluguel”, relata. 

Para Bruno, o investimento em imóveis é uma boa opção quando a renda fixa deixa menos lucro ao investidor, o que acontece quando a taxa básica de juros é menor. Investir em imóveis também é vantagem quando “encontramos um imóvel muito bem alugado com um rendimento líquido acima de 1% ao mês ou uma oportunidade única onde o proprietário teve que se desfazer do imóvel com pressa muito abaixo do preço de mercado, fora estes casos não faz sentido investir em um imóvel para rendimento e valorização frente aos investimentos em renda fixa privada”, aponta. 

Mesmo em relação à valorização, Eric Trevisani, planejador financeiro da Keter Investimentos, relata que muitos investidores não sabem avaliar bem o potencial de valorização de um imóvel. Além disso, o especialista também destaca que alocar excessivamente em um setor, como o de imóveis, pode acarretar problemas também. “Em uma crise imobiliária, essa pessoa vai perder muito”, atesta. Muitos investidores ainda não levam em conta os gastos com manutenção do imóvel e ainda os impostos que envolvem transações imobiliárias. 

(Infomoney - Onde Investir - Renda Fixa - Notícia - 27/08/2015)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

12 comentários:

  1. O fundo do poço está próximo
    Se não vendem. Alugar seria uma opção para cobrir as despesas do imóvel vazio, porém os valores teriam que baixar, mas como IPTU vai subir em 2016, logo terão perdas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ???????
      Iptu sempre sobe ou só em 2016?

      Excluir
    2. A assertiva é verdadeira, mas o argumento foi inocente. rsrsr......

      Excluir
  2. so vou comprar meu ap em 2016 pois sem duvida estará uns 40% mais barato ,isso é que dizem os especialistas sobre a grande bolha que está se formando.

    ResponderExcluir
  3. Em 2016, certamente teremos, todos, problemas muito maiores do que a suposta bolha imobiliária...
    O país inteiro é uma grande bolha! Nossa indústria não se sustenta sem subsídios e barreiras alfandegárias; nosso trabalhador é ineficiente, acomodado e reclamão; nosso estado está falido; nossa previdência social está condenada ao desequilíbrio atuarial eterno, fruto da irracionalidade e da politicagem que caracterizam a sua gestão...
    Esperem pelo pior, porque o pior é o que teremos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poxa então será sinistro? sempre estive poupando para comprar um apartamento e ficava triste em ver os preços subirem tanto mmas veio um alento ao saber da bolha e ai então eu comprar pagando preço justo,mas se vc diz que vai piorar aí fiquei ate preocupado e sendo assim vou estudar mais,poupar mais e me tornar mais politizado para assim ajudar meus amigos e parentes a votarem de forma mais racional e com conhecimento global sobre economia , direitos e deveres.Obrigado

      Excluir
  4. Governo federal falido, estados falidos e municípios falidos.

    Logo a avalanche de aumentos de impostos e tarifas públicas em 2016 vai continuar.

    Mas logo teremos àquelas soluções fantásticas. Como o minha casa minha vida para imóveis usados kkkk

    É fato que esse desgoverno achava que o Brasil iria crescer incentivado o consumo interno.

    Deu crédito de forma exagerada para automóveis, imóveis, linha branca de eletrodomésticos, etc.

    O alerta sobre o desastre já havia sido anunciado a pelo menos 10 anos.

    O setor de imóveis está sofrendo mais que outros setores devido a ganância de construtoras, imobiliárias e corretores.

    Houve uma valorização exagerada, isto já consenso de muitos economistas, não só brasileiros como estrangeiros.

    Com o agravamento da economia a renda dos consumidores não acompanhou esta supervalorização, era certo que isto ia acontecer.

    É fato que hoje sobram imóveis nas grandes cidades, construíram para um mercado que já dava sinais de retração.

    Apesar de imobiliárias e corretores negarem o estouro da bolha, já está ocorrendo a falência de pequenas e médias imobiliárias, corretores estão mudando de profissão.

    As grandes imobiliárias já acumulam prejuízos.

    Grandes incorporadoras tentam maquiar números de vendas , mas muitas já começaram a demitir funcionários a cortar gastos, logo podemos ter a falência de algumas lembrando em muito a Encol.

    A crise está se aprofundando sem perspectiva de acabar a curto prazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opinao apenas: Brasil se nao fizer uma reforma tributaria/trabalhista igual paraguay.mexico,china fizeram,com imposto unico e baixo, nao sai dessa TRAGEDIA ANUNCIADA NUNCA MAIS.Modelo economicp brasileiro com esses montes de impostos ai nao vira mais.Brasil na contra mao do mundo.voltara a ser aldeia.........cheia de pombais.....vazios.

      Excluir
  5. Meu primo conseguiu vender um imóvel de veraneio que ele possuia, melhor coisa que fez, só dava despesa e só usava em época de carnaval, porém pagava o ano inteiro um condomínio de 550 Reais mais o IPTU de 740 Reais, por muito menos você aluga uma pousada em diversas partes do Brasil, não tem despesas com reformas, condomínio, imprevistos...

    Percebam que agora nenhum corretor está vindo argumentar sobre a crise, cadê a Ironia de antes, acabou ou a ficha caiu ? Bem vindo ao Inferno !!!!!

    ResponderExcluir
  6. Não existe argumentos que sustentem que a bolha não existe, a crise econômica brasileira é uma realidade, está pegando todo os setores, aquela história de falar que o setor imobiliário não estava sendo atingido é lorota.

    ResponderExcluir
  7. A crise no setor imobiliário já era esperada, como afirmavam especialistas. O que estamos vendo agora é apenas um agravamento ainda maior dela em decorrência da crise pela qual passa o país. O mercado imobiliário brasileiro terá pela frente um enorme desafio de ter que se ajustar em um momento ruim da economia do país. A venda e o aluguel de imóveis só vai aumentar na medida em que os preços forem ajustados para a realidade.

    ResponderExcluir
  8. Acho que tem corretores que subestimam os compradores, como se estes não soubessem da crise imobiliária. Até mesmo penso que os corretores ainda têm esperança de que as coisas vão melhorar. A ESPERANÇA EM VÃO, pois a crise só começou. O governo prevê que só em 2017 pode haver uma queda na inflação . Até lá muita coisa pela frente....

    ResponderExcluir