Total de acessos

Teste

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Portal IN: Expectativas com os preços dos imóveis deterioram no 2º tri

Essa é a menor participação de investidores da nossa série histórica. A queda ocorreu tanto entre os investidores que pretendem alugar o seu imóvel quanto aos que compram para revendê-lo

O Raio-X FipeZap - Perfil da demanda de imóveis do 2º trimestre de 2015, pesquisa conduzida conjuntamente pelo ZAP e pela Fipe, segue mostrando um quadro desafiador para o mercado imobiliário. A percepção geral é de queda de preços no setor: 58% das pessoas que pretendem comprar imóvel nos próximos 12 meses declararam esperar queda de preços dos imóveis nesse período. 

Consistentemente com essa percepção negativa, o total de investidores no mercado imobiliário residencial caiu novamente ao longo do segundo trimestre, atingindo um total de 37% no acumulado em 12 meses. Essa é a menor participação de investidores da nossa série histórica. A queda ocorreu tanto entre os investidores que pretendem alugar o seu imóvel quanto aos que compram para revendê-lo. 

A piora na expectativa de preço de curto prazo foi acompanhada por um aumento no desconto médio praticado nas transações do mercado imobiliário no começo de 2015. 

Em que pese a expectativa de queda de preços futura, a maior parte dos participantes do mercado imobiliário acredita que atualmente os preços estão “caros” ou “muito caros”. Mais de 60% das pessoas que declararam ter comprado imóvel nos últimos meses e 80% dos que pretendem comprar nos próximos meses classificaram suas percepções nessas duas categorias. 

(Investimento e Notícias - Finanças Pessoais - Notícias - 30/07/2015)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

20 comentários:

  1. Compactando um raciocínio!
    Para que haja interesse em um imóvel, é imprescindível que o preço esteja muito em conta, que seja muito conveniente, para que o comprador se motive em alocar recursos do mercado financeiro para comprá-lo.
    Queda de preços é fatal, é certo, é lógica, é lei de mercado.

    ResponderExcluir
  2. Sera que os bancos/prefeituras vao aceitar essas devalorizaçoes monstruosas de 40/60% nos bolhuds?Assim sendo perdas de receitas de iptu/itbi e juros futuros?Resumido: Quem tem dinheiro APLICADO,FARA MAIS DINHEIRO.

    ResponderExcluir
  3. Ninguém aceita perder...ninguém!
    Mas perde-se...
    O curso do rio não muda, ou procura-se a margem, pode-se também boiar, mas nadar contra a correnteza...

    ResponderExcluir
  4. Ou abaixa o preço, ou morre abraçado ao imóvel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso me lembra a imagem de um pirata morto em uma ilha abraçado a um baú do tesouro. Morto por não pedir ajuda com medo de que roubem seu tesouro.

      Excluir
  5. Se nao baixar o preco a inflacao vai roer muito do valor atual. Em 4 a 5 anos de estagnacao economica aliada a inflacao nos niveis atuais os imoveis terao um valor de mercado muito abaixo do poder de aquisicao que gerariam se os vendessem hoje com 50% de desconto.
    So ter calma. Aluguel ta barato. Tem tando idiota que perdeu emprego e ta alugando ap so pra se livar do condominio gourmet que facilmente vc encontra proprietario aceitando apenas iptu + condo.
    Aguarde seguro e liquido que quem espera sempre alcanca.
    Ps: aos corretores de plantao ===>>> vao estudar e parem dae vir aqui encher o saco!!!

    ResponderExcluir
  6. Aumentar o preço é impossível. Financiamento só para os trouxas. Nesta situação do país, poucos têm emprego garantido. Empresas estão falindo aos montes. NADA DE COMPRA DE IMÓVEL NESTE MOMENTO.

    ResponderExcluir
  7. Os corretores que comiam em restaurante chic, agora vai ter que comer no bom prato. E se nao tiver dinheiro para pagar, vai ter que lavar prato.

    ResponderExcluir
  8. Será q os corretores e os proprietários acham que não serão afetados? Já foram e serão sempre afetados, como toda a população e todo o país.

    ResponderExcluir
  9. Encontrei um corretor e ele me disse que a venda de imóveis continua forte. Que os corretores estão nadando em mar de rosas. Será que a imprensa nao está exagerando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi, vc viajou para outro país e conversou com um corretor de lá né. Aqui no Brasil o que se vê é queda total de vendas. Passa aí o nome do país que vc visitou!

      Excluir
  10. Se as vendas estão fortes porque nas grandes cidades estão sobrando imóveis?

    É só andar pelas ruas se tropeça em placas de vende-se

    Aqui em Curitiba tem um edifício novinho que continua vazio, sem nenhum morador.

    A crise tá pegando geral

    ResponderExcluir
  11. 15:07.
    VC percebeu qual o idioma que ele falava?
    Deve morar em algum país que está se estruturando agora, depois da crise de 2008.

    ResponderExcluir
  12. Gente na cidade que eu moro já tão negóciano a entrada do imóvel pega carro bicicleta terreno etc.os corvos estão louco pra vender porque o preço vai abaixar .a demanda de compra acabou.eu trabalho na construção civil e vejo que tem muito gordura da pra abaixar até 35 cento e eles terão lucro mesmo assim.

    ResponderExcluir
  13. No Rio, a coisa vai ficando pior. Cada vez que vejo os anúncios observo que a loucura fica mais intensa, porque se distancia muito da realidade. Ao mesmo tempo, acho muito engraçado, porque aqui não querem cair na real. Diante desta crise, não querem acompanhar a queda. Só quiseram acompanhar o boom da Copa. Agora não querem voltar. kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora estao em ritmo de "OLIM-PIADAS".....vao vender tudo para os GRINGOS.....KKKKKKKKK....

      Excluir
  14. Por enquanto existem boas reservas, afinal foram mais de 3 anos na fartura...
    Mesmo assim, preferem esperar, acham que é só uma fasesinha, passa logo.
    Alguns não se cansam de anunciar, de reanunciar, de novo, de novo...e ninguém.
    Outros parecem que moram em outro planeta, contínuas sínicos, como se tudo estivesse na normalidade de sempre.
    Vai ser de uma vez só, desespero em cadeia...

    ResponderExcluir
  15. ESSE bando de oportunistas nem sabiam que tinha lavagem cerebral pedindo absurdo em imóveis nesse quardo mundo cheio de bandidos e subcivilizado,demoram para sair desse sono profundo que o pt os fez dormir e sonhar,somos américa latina,somos povo carente ,temos o QI baixo demais mas sonhamos com vida fácil.tem país por ai que esta 100 anos a nossa frente e o povão nem imagina.ACORDA BRASIL

    ResponderExcluir
  16. Meu cliente fez uma oferta num apto de seu interece, mas a construtora fez cu doce e qndo aceitaram a oferta o cliente ja tinha fechado com a concorrencia.
    Resultado eu tbem perdi a minha venda.

    ResponderExcluir