Total de acessos

Teste

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Exame: Preço médio dos imóveis tem primeira queda nominal desde 2008

Nenhuma das cidades registrou variação superior à inflação no acumulado de 2015, ou seja, todas registraram queda real no período

O preço médio do metro quadrado dos imóveis anunciados para venda registrou baixa entre julho e agosto deste ano, segundo o Índice FipeZap, que acompanha a variação de preços do mercado imobiliário de 20 cidades brasileiras. Essa é a primeira queda nominal registrada pelo índice desde sua criação, em janeiro de 2008.

O índice mostra o comportamento dos preços dos imóveis anunciados para venda na internet, mais especificamente no site Zap Imóveis. Por isso, ele serve apenas como um indicador e pode não refletir exatamente as variações nos preços das regiões analisadas.

Nos sete primeiros do ano, o índice registra alta de 1,50%. Como a inflação esperada pelo IBGE para o IPCA no mesmo período é de 7,1%, é possível dizer que o metro quadrado dos imóveis apresenta uma queda real de 5,2% entre janeiro e agosto.

A queda real é registrada quando o preço de um determinado bem, como é o caso dos imóveis, registra variação inferior à alta generalizada de preços, medida por índices inflacionários, como o IPCA. 

Nos últimos 12 meses encerrados em agosto, a variação nos preços foi de 3,32%, o que representa uma queda real de 5,69% no período, já que a inflação esperada para o mesmo intervalo é de 9,56%, segundo estimativas do IBGE. Essa foi a oitava vez seguida que o indicador apresentou queda real nessa base de comparação.

Nesta semana foi divulgado também o Boletim FipeZap, relatório trimestral também elaborado pela Fipe e pelo Zap Imóveis, que faz uma análise mais aprofundada sobre o cenário do mercado imobiliário. De acordo com o boletim, as projeções indicam que em junho de 2016 os preços dos imóveis devem retornar ao patamar de 2011 (confira os dados do relatório).

Em baixa
Além do resultado geral, entre agosto e julho, seis das 20 cidades acompanhadas pelo índice apresentaram queda nominal individualmente: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Niterói e Goiânia.

Nenhuma das cidades registrou variação superior à inflação no acumulado de 2015, ou seja, todas registraram queda real no período.

(Exame.com - Seu Dinheiro - Notícias - 03/09/2015)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

20 comentários:

  1. Esse finge zap ai,sao imoveis todos "bolhuds", pode descontar 80% do preço anunciado no minimo.Tem imoveis ai que o m2 esta 12 mil reais. ou seja quintuplicado, onde o m2 construido e 1,080,00 (custo).RESUMINDO:POR ISSO E QUE NAO VENDE MAIS.......PLOC....AH IA ESQUECENDO: NOS LEILOES,IMOVEIS DE 350000 SAI POR 130.000 SO PRA LEMBRAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1080 o custo? Acho que você nunca construiu certo? 1080 seria mão de obra e material, fora terreno, fundação, todas as plantas arquitetonica estrutural elétrica hidráulica bombeiro, faça melhor as contas ai

      Excluir
    2. Ou você é incompetente ou desconhece o custo de uma obra, 1080 é mais do que suficiente por m² para erguer uma construção o problema são os intermediários e a ganância.

      Excluir
    3. Ninguém discute que o mercado imobiliário foi tomado (e prejudicado) pela especulação. Os preços subiram demais e qualquer porcaria passou a valer algumas centenas de reais (culpa, também, da intervenção insana do estado na economia).
      Agora, gente como o anônimo das 5:10hs, que parece ser o mesmo das 10:16hs do dia 04.09, é completamente ignorante!
      1080 não é nem o valor do cub medio padrao (r8) numa grande praça, anta! Não estamos falando de custo de construção em favela, sem noção...
      Os custoscom projetos técnicos + material (padrão médio) + mão de obra (de qualidade) vão muito além de 1500. E ainda tem os custos financeiros, o custo do terreno, dos impostos e de oportunidade...
      Acorda, tigrada, é muito mais complexo do que só ganância de quem constrói e de quem vende...

      Excluir
  2. Aqui em Curitiba tá sobrando imóvel tanto para vender ou alugar, os valores estão nas alturas.

    Culpa destes corvos gananciosos, por muito tempo fui assediado por esses corvos que queriam comprar minha casa, lógico que o interesse era no terreno para construir um pombal, kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente esse índice do FipeZap não consegue captar a realidade do mercado. Há dois anos, por exemplo, a Gafisa lançou um empreendimento na região de Santo Amaro - SP cobrando mais de R$ 8.000,000 o m2, agora eles já estão vendendo o m2 por R$ 5.900,00. Para minha sorte a minha renda na época não era compatível para realizar o financiamento. Livrei-me de uma tremenda dor de cabeça.

    ResponderExcluir
  4. As pessoas hoje estão mais preocupadas se vão garantir o feijão com arroz do que comprar imóveis.

    ResponderExcluir
  5. Por que os imoveis experimentaram tão forte valorização?
    Alguém aí lembra o que ocorreu com a bolsa entre 2008 e 2010? E com os títulos públicos e privados, que precisaram ser protegidos contra a poupança (cujos rendimentos, que tinham piso fixo e não sofrem incidência de IR, superaram os títulos de renda fixa), num passado recente (2012)?
    O capitalismo é cíclico. Cuidado com o achismo e com os extremismo. É preciso ter muita calma...

    ResponderExcluir
  6. Em Miguel Pereira,interior do estado do RJ,os preços subiram assustadoramente em 5 anos.e nada de baixar.a cidade é 1 porcaria não tem estrutura nenhuma,ruas sujas sem calçamento.Pra mim esses caras tão é tomando muito remédio tarja preta.......

    ResponderExcluir
  7. Imóvel era o que mais tava rendendo... Pessoal tirava dinheiro das aplicações para compra imóveis... Acabou o dinheiro das aplicações e vai sobra imóveis agora vai todo mundo parti para as aplicações... Que ganhou dinheiro com imóvel ganhou... Quem comprar agora é que não faz conta que o juro da poupança da mais que o dobro do aluguel... Quem soube vende na hora certa ganhou dinheiro...

    ResponderExcluir
  8. Só gente fracassada é invejosa. Daqui a pouco perderam seus empregos fubás e então chegará a fome. Lucrei com o mercado imobiliário e com vcs. Agora estou aqui na folga...vivendo de renda...valeu seus otarios!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente você é o espelho do mal caratismo que nenhum profissional deve seguir, se você se sente orgulho de ter práticas inescrupulosas e sem a menor ética, é um péssimo profissional, além de não passar de um Marginal.

      Corretor vivendo de renda ? Acreditamos..... Essa renda vai ter que durar o resto da vida, do contrário toda essa raiva e desconforto se tornará um caso crônico.

      Quero ver a partir de agora quem vai ser fracassado e invejoso, meus juros estão rendendo o valor do meu aluguel, não tenho pressa, apenas observo o desespero de vocês e aprecio.

      Vai vender laranjas na feira ou canetas nos ônibus ? Aqui você não tem vez, volta lá para turma dos desesperados que choram todos os dias com ameaças de corte e sem "taxa de extorcagem", se conseguir comer um pão duro com água pode se dar por satisfeito.



      Excluir
    2. Este deve ser mais um corvo desesperado que não vende nada a meses.

      Viver de renda, kkkkk

      Esse dinheiro um dia acaba

      Excluir
    3. Realmente um comentario de um "mau profissional", e que fecha portas. E bom saber disso......PRA QUEIMAR VOCES DE VEZ.

      Excluir
    4. kkkk e vcs acreditam que ele ta vivendo de renda deve estar vivendo da renda dos parentes agora né até vendedor de laranja na feira hoje ganha mais que um corretor de imóveis quando vejo o mercado imobiliário só vejo trevas e mais trevas não sei até quando isso ai vai continuar

      Excluir
  9. Pagar 400 mil em 50m2 e ainda em pombal, so se for doido ou debil mental.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk esse ai diz que ta vivendo de renda né amigo vai vender bala no sinaleiro que tu vai ganhar mais que um corretor de imóveis

      Excluir
  10. HOJE 7 SETEMBRO, MORTE AOS MAUS "CORVOS".....KKKKKKK...

    ResponderExcluir
  11. Realmente triste, mas vou continuar comprando FII's! cedo ou tarde os preços subirão, é apenas mais um movimento cíclico natural da economia, em Londres os preços já batem altas seguidas há 40 anos, o fato de estarmos apresentando perdas reais é uma dádiva para nós investidores do Ifix!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho muita ingenuidade comparar a situação de um país desenvolvido com um subdesenvolvido. Falta ao Brasil mais inteligência.

      Excluir