Total de acessos

Teste

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

El País: Crise imobiliária brasileira é destaque em jornal espanhol

Contribuição do leitor Eduardo Mazzini

"Muitas pessoas não estão conseguindo pagar por perda de renda, de trabalho ou por falta de perspectiva"

Em tempos de aperto financeiro, muitos brasileiros não têm conseguido manter as parcelas do carro em dia e se veem obrigados a devolver o veículo para as financeiras, que levam o bem para o leilão público para quitar a dívida. No primeiro semestre de 2015, a retomada de veículos cresceu 19% em relação ao ano passado.

E a crise também tem dificultado o pagamento dos financiamentos de imóveis. No primeiro semestre de 2015, o número de pessoas que compraram imóvel na planta e desistiram porque não conseguiam mais pagar as prestações aumentou quase 30% em relação ao ano passado, segundo a Associação Nacional dos Mutuários (ANM). "Muitas pessoas não estão conseguindo pagar por perda de renda, de trabalho ou por falta de perspectiva", afirma Carlos Alberto de Santana, diretor jurídico, ANM.

As rescisões e o aperto na hora de pagar podem ficar ainda mais frequentes nos próximos meses considerando as medidas cada vez mais restritivas de acesso ao financiamento imobiliário. Na semana passada, a Caixa Econômica Federal, que detém dois terços de todos os empréstimos para compra de imóveis no país, informou que aumentaria os juros para financiar a casa própria com recursos da poupança. Essa foi a terceira alta de 2015. A taxa para não clientes da Caixa passou em outubro de 9,45% ano para 9,90%, para compras de imóveis pelo Sistema Financeiro Habitacional. O cenário só é bom para quem tem dinheiro na mão: o poder de negociação dos compradores aumenta com o avanço da crise.

(El País - Brasil - Economia - 06/10/2015)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

13 comentários:

  1. E ainda dizem que estamos em recessão técnica, não estamos em recessão propriamente dita.

    Estamos numa travessia, lembrando que o Titanic também faria uma travessia da Inglaterra para os Estados Unidos, kkkk

    Industria automobilística e mercado imobiliário que beneficiados pelo crédito farto, são os mais atingidos.

    O mercado imobiliário sofre os efeitos da valorização exagerada imposta por construtoras, imobiliárias e corvos.

    Inflacionaram o mercado, com o agravamento da crise, colhem o que plantaram.

    O incrível que ainda tem corvo que diz que os preços vão subir, kkkk

    ResponderExcluir
  2. Até agora no rio os preços continua o mesmo desconto de reportagem de TV não existe , 30% VC acha que um apt de 500 mil vai ser vendido por 350 mil o proprietário aluga barato pra salvar o valor do condomínio o comprador sonhador fica só esperando acreditando em papai noel ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa de ser mentiroso, escolheu o pior lugar para inventar asneiras, nem venda e nem aluguel, o mercado está parado, inclusive estão pagando o condomínio por 1 ano para quem alugar em diversos imóveis espalhados pelo RJ, aqui só se vê placas de Aluga-se ou Vendo.

      Melhor correr para garantir o Fubá com água ou mudar de profissão.

      Excluir
  3. "O cenário só é bom para quem tem dinheiro na mão".
    .
    É o caso do LULLA que ficou milionário enganando o povo pobre e ignorante, dando uma merreca para essa gente enquanto enchia as suas cuecas de dólares.
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O DOLLAR NA KUKA E O LIDER PT NA CAMARA,JOSE GUIMARAES. IRMAO DO JOSE GENOINO-FALSO KKKK ISSO E PT OU QUER MAIS.....O MULUSK TEM GRANA NO BANCO ESPIRITO SANTO EM PORTUGAL,SO 25 MILHOES DE EUROS.....

      Excluir
  4. O cenário pode não estar bom para financiamentos mas é uma ótima época para negociar valores de imóveis usados. Dependendo da negociação até compensaria um financiamento com os juros atuais não é?
    Estou pensando seriamente em nessa hipótese.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Financiamento não compensa em nenhuma situação. A situação só é favorável para compra a vista com um belo desconto

      Excluir
    2. PENSE NAO ,,,,VAI LA E COMPRA LOGO...TA BARATO PRA CARAMBA.

      Excluir
  5. Crise?
    Que isso.
    Digita 13 e confirma!

    ResponderExcluir
  6. O luladrão e o filho dono da friboi estão milionário,, enquanto povo esta fudido, o luladrāo enganou o povo.

    ResponderExcluir
  7. Pior a crise mais ganho dinheiro nas aplicações .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E isso ai, paguem meus juros pois imovel/carro nao e mais investimento, a nao ser pra morar mesmo.Agora,esses pombais de 40 m2 que na verdade valem no maximo 120 mil os quais estao ofertando por 400 mil e que se for alugar nao pega 600,00/mes, ficarao encalhados igual carros nos patios das montadoras.Construtoras/investtrouxas ja estao quebrados.

      Excluir
  8. Também estou achando ótimo as aplicações, mas se continuar a piorar muito, mesmo com bom rendimento na aplicação, estaremos perdendo dinheiro.
    A boa notícia é para quem está aplicando para comprar imóveis no futuro, está fazendo ótimo negócio já que a tendência dos preços é cair.

    ResponderExcluir