Total de acessos

Teste

sábado, 21 de novembro de 2015

Dicas e informações sobre investimentos: Como escolher o melhor CDB?

A dica de hoje é mais uma parceria do blog do Observador do Mercado com a Toro Radar, e é fruto de mais uma dúvida enviada pelos leitores: 

Como escolher o melhor CDB?

Boa leitura a todos!

O Certificado de Depósito Bancário (CBD) é um título de renda fixa emitido tantos por instituições financeiras, como por bancos para que possam captar recursos para suas atividades, tais como financiamentos e empréstimos. Com o DCB o investimento é feito na instituição, tal qual investimentos de renda fixa, como LCA, Tesouro Direto e LCI.

Ao optar pelo CDB seu rendimento pode estar atrelado a um percentual da taxa CDI ou à taxa SELIC. Esse é um investimento muito seguro porque na renda fixa você não corre o risco da perda do seu capital, o risco se dá pela possibilidade de baixo rendimento em alguma situação. O CDB conta com o seguro FGC (que garante suas aplicações até R$ 250.000,00/instituição).

A escolha do CDB não é tão simples e há diversas opções oferecidas pelas instituições financeiras. O melhor CDB irá variar de acordo com o seu perfil de investidor já que cada um tem objetivos diferentes. Informações como capital a ser investimento e prazo para deixá-lo investido são importantes para traçar esse perfil de investimento.

Em uma lista você pode selecionar os títulos que atendem melhor suas necessidades e oferecem maior rendimento, analisando o que é mais interessante tanto para o seu prazo, quanto para o seu capital. Ter uma conta em uma boa corretora de investimentos é essencial na escolha das melhores opções da renda fixa sem precisar estar restrito aos grandes bancos.

A partir da lista de boas opções que selecionou, ainda há algumas questões relevantes para a definição do CDB mais adequado ao seu perfil e isso pode ser feito em 3 etapas:

1) Escolha o melhor prazo

O investimento realizado em CDB  não pode ser resgatado antes do período de carência, a partir disso é necessário estipular qual o prazo pretendido para se manter o investimento. Com um prazo bem determinado se evita que no caso de imprevistos, você perca o rendimento ou fique com o dinheiro preso.

2) Respeite a proteção do FGC

O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) protege o investimento em CDB. A proteção é de até R$250.000,00 e é importante investir menos que este valor para se manter protegido. Caso necessite de investir um valor maior, recomenda-se a escolha de mais de um título de instituições financeiras divergentes.

3) Escolha a maior rentabilidade
Na última etapa é possível fazer a definição do melhor CDB:

Você está confortável com o prazo definido? Esse dinheiro está separado exclusivamente para seus investimentos e você não irá precisar dele antes do prazo de carência? Seu investimento respeita o limite do FGC? Caso as respostas sejam sim, defina o título que oferece maior rentabilidade para que possa começar a aplicar. E Através de uma boa corretora você pode diversificar títulos de diversas instituições e potencializar os resultados.

Potencialize seus rendimentos no CDB
Se você busca uma rentabilidade maior do que a encontrada na renda fixa, você pode optar também por um investimento que oferece um pouco mais de risco mas garante maior rentabilidade: a bolsa de valores.

O CDB, assim como os títulos do Tesouro Direto, pode ser utilizado como margem de garantia  para a alavancagem em operações de day trade tanto para contratos futuros, quanto para ações. É como se o seu título fosse um cheque caução, que assegura que você possui capital suficiente para arcar com a oscilação máxima da ação ou ativo que estiver comprando.

Para saber mais sobre outros investimentos que podem ser utilizados como margem de garantia, clique aqui: http://www.tororadar.com.br/blog/margem-de-garantia-o-que-e

Equipe Toro Radar
Toro Radar Investimentos
www.tororadar.com.br

9 comentários:

  1. Esse povo só sabe comentar de imóveis. Como só têm dinheiro na poupança eles devem estar achando que CDB é alguma sigla em japonês.
    Parabéns pela matéria! Vamos ver se o nível dos comentários sobe!

    ResponderExcluir
  2. Complementando meu comentário acima, vocês poderiam falar sobre as debêntures no próximo sábado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugestão será anotada para o próximo post!
      Um abraço!

      Renata Cota (Toro Radar)

      Excluir
  3. CDB é um porto seguro em tempos de crise. Não ganha de várias aplicações, mas conta com a solidez do FGC. Para quem quer aumentar os rendimentos, há prêmios maiores com risco elevado. No final, conheça que tipo de investidor é você!

    ResponderExcluir
  4. Desconta imposto de renda e o cliente paga 3% no inicio da aplicação e mais 3% para retirada da aplicação a diferença é muito pouco da poupança

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você levar em conta os CDBs dos grandes bancos realmente.

      Excluir
  5. Até os gerentes de bancos estão querendo enganar aqui no site ..

    ResponderExcluir
  6. Superficial demais a matéria. Basta então escolher um CDB, com as mais altas taxas e SER FELIZ ? Minha nossa... Mas ai sempre tem alguém que diz "Ah, mas você está seguro, pois está coberto pelo FGC"... Procure saber de alguém que recorreu ao FGC e veja quanto tempo levou pra reaver o dinheiro de volta, sem correção alguma... Vou repetir: SEM CORREÇÃO ALGUMA... Aquela taxa linda de 118% do CDI foi pro beleléu com tanto tempo pra reaver o dinheiro sem correção nesse período. Cuidado gente, há um motivo para haver tanta distorção entre taxas de CDB entre bancos... O anônimo acima que diz "CDB é um porto seguro em tempos de crise."... esse sim, ou é gerente de banco pequeno ou não de absolutamente nada do que diz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, aplica só em TD então. A autora da matéria está mostrando alternativas de investimento.
      Pra mim CDB é isso mesmo, é aplicar com risco do banco quebrar e ter que receber pelo FGC. Porque CDB de banco grande é praticamente uma poupança variação 51.
      E para quem assustou com o comentário do Ricart, geralmente o ressarcimento demora de 1 a 4 meses. E você recebe sim os juros até a data em que o banco faliu, o juros que você não recebe é do período que você estiver esperando pelo recebimento do FGC.

      Excluir