Total de acessos

Teste

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Estadão: Aprofunda-se o ajuste [a crise] da construção civil

Os levantamentos indicam que tanto a situação atual do segmento quanto as expectativas para os próximos meses são as piores das séries históricas dos indicadores. [...] A coordenadora do ICST, Ana Maria Castelo, é pessimista, enfatizando que faltam demanda e crédito para uma retomada, num ambiente de inflação e de juros elevados

Sem dispor dos recursos fartos oferecidos até 2014 pelas cadernetas de poupança, cujos saques alcançaram R$ 51,1 bilhões entre janeiro e setembro, nem da demanda de obras públicas e de empresas estatais, o setor da construção civil aprofunda o ajuste, reduzindo o pessoal às vésperas de mais um ano de incertezas. Os levantamentos da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indicam que tanto a situação atual do segmento quanto as expectativas para os próximos meses são as piores das séries históricas dos indicadores.

O Índice de Confiança da Construção (ICST), da FGV-Ibre, caiu 3,9% entre setembro e outubro, com ajuste sazonal, e 34% entre outubro de 2014 e outubro de 2015, sem ajuste sazonal. Numa escala de zero a 200 pontos, o ICST registrou apenas 63,4 pontos, num levantamento feito com 723 empresas entre 1.º e 23 de outubro.

A situação atual das companhias mereceu apenas 45,3 pontos e o índice de expectativas foi mais alto (81,5 pontos), abaixo da média de 100 pontos, mas indicando que as empresas alimentam alguma esperança quanto ao futuro, levando em conta que 2016 será um ano eleitoral.

Pessimismo
A coordenadora do ICST, Ana Maria Castelo, é pessimista, enfatizando que faltam demanda e crédito para uma retomada, num ambiente de inflação e de juros elevados.

A Sondagem Indústria da Construção, da CNI, registrou um índice de expectativa de nível de atividade de apenas 37,7 pontos em outubro, muito abaixo da linha de equilíbrio de 50 pontos. A expectativa de número de empregados é de 35,7 pontos, confirmando informações de outras fontes, como o Ministério do Trabalho, mostrando que 427 mil vagas formais foram suprimidas nos últimos 12 meses até setembro, mês em que os cortes atingiram 28 mil vagas.

Com expectativas tão limitadas, a intenção de investimento em outubro foi de apenas 25,2 pontos, com queda de 17,8 pontos em relação a outubro de 2014. O menor índice por qualquer classificação foi o relativo a obras de infraestrutura, com 23,1 pontos.

(Estadão - Notícias - Geral - 03/11/2015)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

15 comentários:

  1. "CORVOS", JA ESTAO SEM PENAS....IR PARA O MILHARAL E UMA ALTERNATIVA.....OU ROÇA COMO QUEIRAM...COMER O QUE PLANTAR....ACABOU O MILHO AOS CORVOS....

    ResponderExcluir
  2. Caramba.... Os caras tem dinheiro hein,,,estao demorando muito pra falir....como enganaram muitos mutotarios com vendas de bolhudos TIPO PAGA 5 LEVA 1,ainda possuem muita gordura pra queimar......por isso os preços estao demorando a despencar, mas temos todo o tempo do mundo.....

    ResponderExcluir
  3. Oque ta faltando é demanda de preço justo!

    ResponderExcluir
  4. Os preços ainda estão demorando para cair nos sites de imóveis...mas também não estão vendendo nada!!! Tem imóveis mofando esperando um comprador. Isto é pura teimosia de quem se acostumou a vender sagu a preço de caviar. Quero mais é que explodam todas estas construtoras gananciosas que ofereciam umas porcarias de apartamentos de 50m² com parede de dry wall por meio milhão de reais!!!!

    ResponderExcluir
  5. Todos que são envolvidos nesse meio dos imóveis não perceberam o básico, cadê o dinheiro ? Não adianta promoções e blá blá blá...... Sem money, sem negócios, simples assim.

    Digo mais, com esses cubículos com condomínios custando 500, 700, 1000 Reais, praticamente um aluguel eterno, pra que comprar ? paga-se 5 imóveis por 1 e ainda tem o condomínio aluguel eterno; melhor pedida é comprar um terreno numa cidade do interior e construir, apartamento é prejuízo na certa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, e fazer uma horta tambem......essencial... e proteger o milho dos corvos kkkkkk...

      Excluir
  6. Tem muito proprietário que não quer perder o investimento que fez, talvez por orientação dos corvos que logo vai ocorrer aquecimento do mercado, preços logo vão subir kkkk, por isso não baixaram os preços, muitos preferem alugar a espera desse boom no mercado profetizados pelos corvos, kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dia isso vai acontecer, mas seria muito interessante estar vivo pra curtir...

      Excluir
  7. apartamento de 53 metros quadrados anunciado por 470k, domingo recebi ligação da corretora da Incorporadora oferecendo no mesmo prédio apartamento de 63 metros quadrados por 310k. empreendimento Estação Brás Incorporadora Setin.

    ResponderExcluir
  8. Só comentário de pessoas que não conseguiram comprar um mísero imóvel ! Incompetência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No lugar de "conseguiram", não seria,

      Não querem comprar imóvel sem qualidade,
      Não pagam preços fake,
      Não entram em jogo de números,
      Sabem quanto custa ganhar,
      Analisam investimentos,
      ????????????????????
      Talvez sejam pessoas que enxergam coisas que VC nem imagina que existam.
      Seu perfil é daquele que compra terreno em condomínio fechado pra investir...boa sorte.

      Excluir
  9. Morrendo de rir dos comentários, mas concordo plenamente com o anônimo 14:41. Ferrem-se com essa crise, corretores de imóveis (corvos), proprietários de imóveis especulados e construtores de casas geminadas e apartamentos! Vocês compraram imóveis a preços de banana e especularam o valor dele 05 a 10 vezes o valor justo.

    ResponderExcluir
  10. Enquanto tem gordura, vão pagando pra ver, esperando os 3,4,5 anos quando o mercado tenderá a voltar a respirar...tenderá.
    Parece joguinho de queda de braço, e não percebem que será irrecuperável esse tempo perdido em realizar e dinamizar seu próprio fluxo de caixa, e só tem 1 maneira.
    Tornar MUITO atrativa a compra para quem é potencial comprador - os rentistas.
    Tomadores de crédito em massa foi coisa do passado, que não volta mais, aprenderam a lição...distratos.
    Preferem usar a expressão "queimar" as vendas, não "adequar" as vendas ao mercado de hoje, sem financiamentos aloprados.
    Caminhando sem pressa e com calma, justiça é preço justo, doa a quem doer...

    ResponderExcluir
  11. Senhor Observador acho que seria útil divulgar esse boletim abaixo (de setembro), e o próximo que está para sair.
    Caso contrário, se achar errado a postagem de link externo, peço que me desculpe e apague meu tópico.
    http://downloads.fipe.org.br/publicacoes/bif/boletim-mensal-setembro.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor,

      Sinta-se à vontade para compartilhar as informações que considerar pertinentes. Não fazemos qualquer restrição, desde que o link seja seguro.

      Continue nos acompanhando.

      Um abraço,

      Observador

      Excluir