Total de acessos

Teste

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Exame: Preço dos imóveis tem queda real em 2015

Nos últimos 12 meses encerrados em outubro, houve uma queda real de 7,03% dos preços das unidades no período

O preço médio do metro quadrado dos imóveis anunciados para venda no Brasil apresenta uma queda real de 6,55% entre janeiro e outubro deste ano, de acordo com o Índice FipeZap.

A queda real é registrada quando o preço dos imóveis apresenta variação inferior à alta generalizada de preços, que é medida por índices inflacionários, como o IPCA.  

O FipeZap acompanha a variação de preços do mercado imobiliário em 20 cidades brasileiras com base no comportamento dos preços dos imóveis anunciados no site Zap Imóveis.

Nos últimos 12 meses encerrados em outubro, houve uma queda real de 7,03% dos preços das unidades no período, já que a inflação esperada para o mesmo intervalo de tempo é de 9,89%. 

Queda generalizada
Entre as 20 cidades monitoradas pelo índice, 19 incluídas no Índice FipeZap registraram queda real de preços no período.

Oito cidades também apresentaram queda nominal (variação negativa) de preços no mês: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife,Florianópolis, Niterói e Contagem.

(Exame.com - Seu Dinheiro - Notícias - 05/11/2015)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

23 comentários:

  1. Conta isso para o proprietário que não abaixa o preço nem por reza. É mais fácil o cara desistir de vender. Afinal, se já mora ali, basta continuar morando no mesmo lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não baixa porque não aceita ter prejuízo, se comprou por exemplo por 800 K não quer vender por 650 K, sem contar que vai na conversa do corvo que diz que essa crise do mercado é passageira, logo volta valorizar 30%, kkkkk

      Excluir
    2. Se não abaixa, não vende.
      Não terá prejuízo se baixar até 40%, porque teve um ganho de 340% nos últimos 5 anos. Mesmo abaixando 40% no preço ficaria parelho com os melhores investimentos. Com a diferença que, imóvel não tem liquidez, deprecia, paga tributação progressiva, etc.

      Excluir
    3. Quero ver quem convenceu o proprietário que valia 800.000,00 agora convencê-los que não vale mais.

      Excluir
    4. O tempo, o mercado e a necessidade convencem. Quem precisa vender abaixa, quem não precisa, só está especulando e não irá ganhar nada.

      Excluir
    5. Essa é uma hipótese favorável, mas na maioria dos casos não é bem assim, pois há imóveis oriundos de processos de inventário, imóveis retomados por inadimplência, imóveis de pessoas que precisam de dinheiro, enfim, basta que apenas uma dessas pessoas vender com desconto para obrigatoriamente os preços caírem, do contrário morrerá com o imóvel.

      Excluir
  2. De nada adianta essa quedinha quando comparada com a queda de renda e poder de compra (médios) da população.
    Logo: Tem de cair MAIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A reportagem citou apenas a queda frente à inflação. Quem está vendendo está baixando mais que isso. Bem mais.

      Excluir
  3. É pouco! Muito pouco! Pois a queda real não é apenas no preço dos imóveis, será também em outros investimentos que renderam/ão a baixo da inflação, além do salário - que terá/tem também grande depreciação. Digo e repito: queda real não é suficiente para o preço médio dos imóveis voltar a um patamar justo. Queda precisa acontecer no preço nominal (ou de anúncio), isto se os agentes deste seguimento quiserem começar a pensar em vender novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É notório que aumentou em muito a oferta de imóveis para alugar, pelo simples que acreditam que um novo ciclo imobiliário vai acontecer que valorização de imóveis, coisa que não deve acontecer pelo menos nos próximos 5 anos, isto se formos extremamente otimistas, tem gente que aposta de 10 a 20 anos , devido a extrema bagunça na economia brasileira, perdemos um década

      Excluir
  4. Queda pontual. Analise a série histórica desde 4.000 AC e você vai ver que imóvel sempre valoriza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde vc encontrou a série histórica desde 4.000 AC?

      Excluir
    2. Corretor detected.

      Excluir
    3. kkk, é um fanfarrão.

      Excluir
    4. LOGO DESVALORIZA 30% A.A, A PROPRIA INFLAÇAO SE ENCARREGA DISSO KKKKK......

      Excluir
    5. Corvo detected !!!

      Excluir
  5. Ontem recebi ligacao de corvo às 20hs me oferendo apto de 53mts com 15% de desconto, rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Que 6,5% o que.....E 80% EM BREVE,,,, e mesmo assim ninguem vai comprar.....PAIS FALIDO e povo IDEM....

    ResponderExcluir
  7. Se for para baixar o preço, prefiro não vender...
    Interessante esta frase que está muito em evidência neste ano.
    Aí vem a Realidade do mercado e diz:
    Se for para pagar esses preços, ninguém irá comprar.
    E aí????
    O que falta para o consenso é a queda dos preços.
    Porquê não aconteceu nada nesse sentido ainda, se são óbvios os prejuízos com impostos, taxas, manutenção, administração, depreciação, etc...etc...???




    ResponderExcluir
  8. Não baixou nada , isso tudo é propaganda pra vender os imóveis .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fosse propaganda, seria a pior da história.

      Excluir
  9. Eu tenho 600 mil investidos em renda fixa, e estou há 2 anos procurando imóveis, até agora não percebi nenhuma redução significativa. Por enquanto, o que vejo é muito pontual e acredito que a maiorias dos proprietários que estão resistentes, são pessoas comuns que foram enganadas pelos corretores com a falsa valorização infinita, junto com a pseudo estabilidade e crescimento econimico que o Brasil enfrentou na era Lula (ptralha), que na epoca atraiu muitos especuladores de fora e inchou o mercado com crédito facilitado a juros baixo. Havia uma procura maior que a oferta, junto ao euforismo. Uma hora a ficha vai ter que cair e terão de enfrentar a nova realidade, para que o mercado de ajuste e volte a ser saudável, pois hoje nos encontramos em um deadlock, com isso, a economia, trabalhadores e mercado saem perdendo.

    ResponderExcluir
  10. Concordo , quero ver o proprietário vender um apt de 500 mil por 350 mil apenas 30% de desconto isso tudo e propaganda falsa do zap

    ResponderExcluir