Total de acessos

Teste

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Valor: Efeito bolha! Descontos e promoções disseminam-se pelo mercado

A saída para diminuir o custo com despesas de residências finalizadas, mas não vendidas, tem sido realizar saldões, com descontos que alcançam 50% sobre o valor à época de lançamento. [...] "A situação [econômica] se agravou e muitas incorporadoras chegaram ao final do ano com problemas de caixa, estoque alto e custos em elevação"

Crise é sinônimo de promoções no mercado imobiliário. O desconto é a forma como proprietários, de pessoas físicas a incorporadoras, conseguem negociar seus imóveis. Para as companhias, o aumento dos distratos, ou seja, a devolução do apartamento ou casa pelo comprador que não consegue mais arcar com as parcelas ou não obteve crédito na instituição financeira após a entrega da chaves, junto com a queda da demanda, tem elevado os estoques de unidades prontas. A saída para diminuir o custo com despesas de residências finalizadas, mas não vendidas, tem sido realizar saldões, com descontos que alcançam 50% sobre o valor à época de lançamento.

Descontos de 50%
O portal VivaReal realiza uma versão imobiliária da Black Friday americana, tradicional liquidação no varejo dos EUA, que acontece no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. A Black Friday do VivaReal, no entanto, dura todo o mês de novembro, congrega 30 incorporadoras e oferta 400 unidades. Os descontos, afirma Lucas Vargas, vice-presidente executivo do serviço on-line, são de até 50%. "A situação [econômica] se agravou e muitas incorporadoras chegaram ao final do ano com problemas de caixa, estoque alto e custos em elevação", afirma.

De acordo com Eduardo Schaeffer, presidente da Zap Imóveis, "Há uma oportunidade de desconto clara, pois os imóveis estão ficando anunciados por muito mais tempo. Tem muita gente que colocou para vender no fim do ano passado e até agora nada aconteceu", afirma.

Vendas continuam em queda, mesmo com descontos
"A gente observa na capital paulista um esforço muito grande com relação à questão das vendas, não só esforço de mídia, mas de propostas de condições especiais e descontos", explica Claudio Bernardes, presidente do Sindicato da Habitação (Secovi-SP). Mas mesmo com essa iniciativa, o volume de vendas até setembro em São Paulo está com retração de 17% em relação ao mesmo período de 2014, segundo dados da entidade.

Um giro pelos portais das incorporadoras aponta para uma prática disseminada de descontos. A Even, por exemplo, estampa ofertas até 50% mais baratas de apartamentos e salas comerciais. A PDG anuncia até R$ 170 mil de desconto para a compra de unidades. Na MRV, as oportunidades presentes indicam vantagens de até R$ 47 mil.

Test drive
No Rio de Janeiro, a Carvalho Hosken, especialista em bairros planejados, encontrou uma maneira inovadora para estimular a venda de unidades em estoque. Os apartamentos são colocados para locação com a possibilidade, prevista em contrato, de o inquilino acumular os últimos 30 aluguéis para uma entrada. "Basicamente a ideia é que o cliente faça um test drive e não sinta que o dinheiro usado na locação foi desperdiçado", afirma Paulo Cesar, diretor comercial.

De acordo com o executivo, o valor acumulado desses 30 aluguéis é descontado na aquisição. "Se o locatário ficou mais de dois anos e meio no apartamento, apenas os últimos 30 meses serão utilizados", explica. Conforme Cezar, o valor acumulado não precisa necessariamente ser utilizado para a aquisição da unidade na qual a pessoa reside. "Se quiser, o cliente pode usar o benefício para comprar outra residência, desde que tenha metragem similar", diz.

(Valor Online -  Finanças - 10/11/2015)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

9 comentários:

  1. Os "descontos" do portal Viva Real são mentirosos. Merecem Procon. Desde quando o m2 original do Alto da Lapa ou na Pompeia é 20mil?! assim é fácil dar o "desconto" e ainda ficar com um altíssimo lucro!

    ResponderExcluir
  2. Matéria paga.
    Descontos de 50% no dobro do preço.
    Ainda não começaram a se mexer de verdade. Ainda estão tentando produzir vendas com propagandas. Quando acordarem, e efetivamente pensarem em descontos, estarão em sérias dificuldades financeiras.

    ResponderExcluir
  3. Melhor investir na suiça....
    COMPRAR IMOVEL NESSAS CIDADES GRANDES FALIDAS PRA QUE? LOGO NEM AGUA.NEM ENERGIA TERA PRA ABASTECER E MONTE DE PESSOAS/EMPRESAS. .MUITAS INDUSTRIAS IRAO PARA O PARAGUAY/COLOMBIA POIS A NERGIA E 90% MAIS BARATO QUE AQUI,IMPOSTOS IDEM....A GM JA ESTA EM NOGOCIAÇAO PRA SE MANDAR DAQUI,USIMINAS IDEM.....NAO PERCAM MAIS DINHEIRO COM IMOVEIS....PELO MENOS NO MOMENTO ATUAL.

    ResponderExcluir
  4. POMBAIS NAO E INVESTIMENTO, E SIM DESPESA ETERNA .....FUIIIIIIIIII..........

    ResponderExcluir
  5. Eu não sei não... sou menerim e quando vou no Rio, ele é até muito lindo, maravilhoso (a natureza) mas a infra estrutura... ruas apertadas, trânsito enlouquecido (igual na India), bairros fedidos, (não que Minas seja melhor) mas quero dizer que não vale não meu povo, não vale esse preço que estão pedindo nem aqui nem na Venezuela...
    Eu até compraria, sabe, se fosse para lavar dinheiro... sabe como é né... dinheiro sujo tem que ser lavado então vale a pena pagar esse absurdo... mas como não sou político do PT, não sou traficante, não sou Corretor, dono de Imobiliária, não sou Engenheiro, Sindicalista, Cubano... sou mineiro... por isso vou ficar aqui quitim esperando a barragem da crise imobiliária se romper, o estrago vai ser milhões de vezes pior do que o de Mariana...

    ResponderExcluir
  6. Moro no Rio e sei dos problemas da região metropolitana, principalmente, em termos de mobilidade urbana, violência, qualidade de vida etc. Posso dizer que a qualidade de vida, para quem mora, não é boa. Visitar a cidade é sempre bom, pois os turistas irão embora até com boa impressão. Contudo, logo aviso ,àqueles que desejam comprar algo aqui, mesmo em frente a praia - não vale a pena!!!! Nós, carioquinhas da gema ou fluminenses, tentamos engabelar os preços exorbitantes atualmente "praticados". Não tenho papas na língua, portanto, falo mesmo: as principais vítimas de golpe por aqui são Mineiros, Gaúchos e Paulistas. Estes compram imóveis velhos (precisando de muita reforma), apertados e caros. E obrigado por acreditarem na falácia de "cidade maravilhosa". Os corretores desonestos de plantão agradecem sempre quando mais um bobo compra um bolhudo. E se for de frente para o mar/baia de guanabara, melhor ainda, pois logo o novo proprietário "sortudo" sentirá a deliciosa flagrância de esgoto jogado ao mar. =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E na baia da guanabara que tera as olim-piadas,provas de canoagem no esgoto....kkkkkk...Obrigado pela sinceridade.

      Excluir
  7. Promoção tipicamente tupiniquim. Em SP, os imóveis localizados lá perto do lugar em que o judas perdeu as botas, estão com o preço do metro quadrado da Leopoldo. Mas, depois do desconto de 50%, eles ficam novamente no preço "inflado" de mercado. Ou seja, tudo pela metade do dobro. Só aqui nessas terras que uma "promoção" dessas é permitida...

    ResponderExcluir