Total de acessos

Teste

sábado, 12 de dezembro de 2015

Dicas e informações sobre investimentos: Oportunidades para 2016-Parte II

A dica de hoje é mais uma parceria do blog do Observador do Mercado com a Toro Radar, a partir das solicitações enviadas pelos leitores:

Melhores Oportunidades em 2016 para seus investimentos - Parte II: Renda Variável

Boa leitura a todos!

2016 está se aproximando e além das festas e viagens é preciso planejar algo tão importante quanto: o que fazer com seu dinheiro. Enquanto muita gente vai gastar com as demandas natalinas, outras pessoas ainda assim, querem poupar para investir em algo que proporcione um bom rendimento durante o ano de 2016.

No último artigo falamos sobre quais são as oportunidades da renda fixa para se investir, neste, apresentaremos o que a renda variável pode lhe proporcionar para começar o ano com o pé direito e zeros a mais à direita na sua conta bancária.

A queda da Bolsa brasileira em dólares reflete negativamente na economia e na expectativa dos investidores em relação ao futuro do país e por falar em futuro, é nele que o investidor aposta seu capital  ao optar por uma determinada empresa.

Mesmo em cenários adversos da economia e a partir do consenso de venda de ativos, é possível ver recuperações históricas de alguns mercados, tal qual ocorrido em novembro do ano de 2008. E isso nos mostra que a Bolsa de Valores está repleta de boas e grandes oportunidades.
  
Volatilidade - Day Trade
As operações voláteis, como o Day trade são excelentes oportunidades para 2016 e mesmo diante de diversas mudanças na política e economia do país, a volatilidade do mercado é perene.

Considerado a Fórmula 1 dos investimentos, o Day-trade é a operação mais rápida na Bolsa e quando há uma queda ou subida do mercado rapidamente, a compra ou venda de ativos sofrem distorções, que geram excelentes oportunidades. Além disso é uma operação que acompanha muito pouco as tendências do mercado.

Aos interessados por este tipo de investimento, abaixo segue alguns pontos que devem ser observados com cautela, para que mesmo em situações que não sejam muito favoráveis, você possa ter ainda assim, um bom desempenho:

Agilidade: Como as operações se iniciam e terminam no mesmo dia o investidor precisa ficar alerta e ser ágil. Uma boa plataforma, com bons recursos  auxilia efetivamente na busca de melhores resultados e fazer valer sua estratégia de investimento. O Home Broker é a plataforma na qual opera o investidor, para saber um pouco mais sobre ele clique aqui.

Estratégia: Para que as oscilações do mercado não atrapalhem seus resultados é necessário construir uma boa estratégia e a análise técnica de ações é uma ferramenta importante para isso.

Disciplina: O mercado financeiro demanda frieza, racionalidade e jogo de cintura para lidar com os trades e utilizar o stop loss para validar sua estratégia de investimento e limitar as possíveis perdas, mesmo que venha a ter prejuízo. Disciplina envolve busca de conhecimento constante e quanto mais conhecimento você tem e consegue aplicá-lo na hora de operar na Bolsa, maiores as chances de ter sucesso.

Quais os melhores investimentos no exterior para 2016?
Mesmo com o possível aumento do FED - A Federal Funds Rate (funciona como a Taxa Selic dos Estados Unidos). São os juros cobrados entre os bancos para empréstimos diários e o mercado é quem  determina essa taxa de juros de base americana - e a possibilidade de queda das bolsas de curto prazo, entendemos que a economia norte-americana está no caminho certo. O americano está pronto para voltar a consumir, as empresas têm tido uma maior lucratividade, isso porque houve uma queda no preço do petróleo.

A partir de uma boa estratégia à exposição ao cenário externo ocorre de forma mais assertiva, a partir de das seguintes direções:

Europa - Capital Protegido: A exposição à Europa demanda que você aplique seu capital em operações bem estruturadas que forneçam proteção ao seu dinheiro e remunere a partir da moeda local. Dessa forma o risco se torna menor e evita-se à exposição ao Euro, que pode em determinado momento se desvalorizar.

EUA - Operação sintetizada em Bolsa: Assim como no ano de 2014, vamos lidar da mesma forma com a exposição aos EUA . Através da operação S&P 500 que envolve a compra de um contrato futuro junto a este índice e ainda utiliza as letras do Tesouro Selic como margem de garantia. O que mudaria para a estratégia de 2016 é que a compra do ativo deveria ser desvinculada do dólar, isso porque a moeda americana já perdeu parte do seu potencial de valorização.

Melhores Fundos Imobiliários para 2016
Os Fundos de Investimento Imobiliário de Renda não podiam estar de fora da apresentação dos melhores investimentos de 2016. O FII se parece com os títulos de renda fixa que envolvem pagamento de cupom. As opções que dispõem de bons inquilinos, contratos sólidos e contratos com prazos longos são as melhores. Antes de investir em qualquer fundo imobiliário é necessário analisar alguns aspectos, tais como liquidez, prazo contratual, cláusula revisional e localização do imóvel.

Vale a pena investir no Dólar em 2016?
Segundo Márcio Placedino (planejador financeiro, consultor de Valores Mobiliários registrado na CVM e Analista), diferente do ano de 2015 o dólar não irá se manter acima de R$4,00 e não será a cereja do bolo em 2016. Mesmo com o aumento dos juros nos EUA e que a crise brasileira se acentue, ainda assim, o dólar não deve ficar muito acima do valor de R$4,00, mas o dólar ainda será um bom mecanismo para hedge e operações de curto prazo.

Agora que você já tem as dicas basta investir e não perder as oportunidades que o mercado financeiro tem para você. Não deixe de acompanhar as próximas postagens para saber mais informações sobre como realizar seus investimentos.

Por Renata Cota
Toro Radar Investimentos
www.tororadar.com.br 

9 comentários:

  1. Investir fora do brasil sera a bola da vez, principalmete em paises emergentes como paraguay,colombia,mexico...aqui nao havera recuperaçao....so fundao do buraco. ou seja pais falido.

    ResponderExcluir
  2. Reportagem da bad ontem falou que as construtoras reajustaram os imóveis em 6.7% este ano ..ainda estão subindo !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TB assisti essa reportagem na band os imóveis estão aumentando cadê a bolha !!!

      Excluir
    2. A referida matéria é tão fidedigna que foi retirada do site da Band...leia o post abaixo, do último dia 03, e entenda de uma vez o que significa queda real e nominal de preços...

      "Nos últimos 12 meses encerrados em novembro, a variação média dos preços nas cidades acompanhadas pelo FipeZap representa uma queda real de 7,85% dos preços das unidades no período, já que a inflação esperada para o mesmo período é de 10,32%.

      As 20 cidades monitoradas pelo índice registraram variação de preços inferior à inflação no acumulado do ano e, portanto, tiveram queda real de preços no período.

      Oito cidades também apresentaram queda nominal (variação negativa) de preços em novembro: Florianópolis, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Contagem, Salvador, São Paulo, e Brasília."

      http://observadordomercado.blogspot.com.br/2015/12/exame-precos-dos-imoveis-tem-queda-real.html

      Excluir
  3. Os preços dos imóveis continuam os mesmos pelo que parece só vai baixar no dia de são nunca rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você não leu direito...o link acima, uma compilação da revista Exame, diz "PREÇOS DOS IMÓVEIS TÊM QUEDA REAL E NOMINAL EM 2015". Queda real= perda para inflação...Queda nominal= redução (variação negativa) dos preços...Assim, meu caro, o Dia de São Nunca chegou! Parabéns!

      Excluir
    2. Gostaria de saber aonde tem imóvel de 500 mil por 400 mil desconto só de 20% no rio de janeiro

      Excluir
    3. Chegou ainda nao.... vai cair bem mais que isso... acabou a grana pra comprar tijolo fiado e ja se foi o estoque de otario que acredita que barro cozido vale mais que ouro...
      Esperem que vai cair muito mais...

      Excluir
  4. Pelo mau desempenho da economia,desemprego em massa,endividados,inadimplentes,estoques altos,baixa liquidez,gerador despesas, o preço dos bolhuds ira baixar 80% na certa,pois nao tera pra quem vender. Simples assim.Logo estarao aos preços de 2005.Investimento em imoveis e somente em terras que produzem alimentos ou outra cultura, casa pra morar tipo "pombal" nao e investimento e nunca mais sera.

    ResponderExcluir