Total de acessos

Teste

sábado, 26 de dezembro de 2015

Dicas e informações sobre investimentos: Você sabe o que é Hedge?

A dica de hoje é mais uma parceria do blog do Observador do Mercado com a Toro Radar:

Você sabe o que é Hedge? E como usá-lo na hora de investir?

Boa leitura a todos!


Talvez você ainda não tenha ouvido falar, mas é um termo que você, enquanto investidor, deveria conhecer e usar a seu favor.  O Hedge tem como função proteger aplicações expostas a uma grande oscilação de preço. Com o hedge é possível assumir uma posição comprada ou vendida em um derivativo ou investimento, possibilitando a redução de risco em ativos como ações, moedas e commodities.

As operações de hedge são realizadas na maioria das vezes a partir da Bolsa de Mercadorias & Futuros. O investidor que utiliza esse mecanismo de proteção é denominado hedger e seu foco é a manutenção do preço de compra e venda de certa mercadoria em data futura e não somente o lucro ao fim da operação. Inicialmente você ainda pode estar confuso sobre como pode usar o hedge mas ao decorrer do artigo tudo ficará mais simples.

A etimologia de hedge está ligada ao inglês e significa limite e é esse limite que protege o investidor da volatilidade de alguns ativos. E ele surgiu a partir da carência de fixação do preço de venda dos produtos por parte dos produtores) e do preço de compra (por parte dos comerciantes).

Exportadoras de produtos que são cotados em moedas estrangeiras usam o hedge para se protegerem da oscilação na cotação das moedas. Se a moeda utilizada se desvalorizar, para impedir uma queda no faturamento , a bolsa de valores torna-se uma alternativa para essas empresas reaverem seus resultados.

Os produtores agrícolas são os que mais utilizam o hedge para se protegerem da oscilação no preço futuro das commodities. No exemplo abaixo é possível entender como os produtores podem utilizar o hedge:

Em uma entressafra o preço do milho é cotado a R$40,00 e os produtores estão incertos quanto ao valor da commoditie na época da colheita. Assim, para a garantia do preço estipulado, o produtor compra uma opção de venda de R$40,00. Com isso, ele compra o direito de vender o contrato de milho nesse preço no período da colheita.

Caso a cotação do milho caísse, haveria prejuízo com a colheita, mas os contratos futuros teriam os preços mantidos. E se a cotação subisse, eles não precisariam vender os contratos no preço abaixo e poderiam vender o milho da colheita com um preço superior. Com o hedge os produtores se protegeram da indefinição do preço do milho.

E se você não planta milho e tampouco cultiva outra commoditie? Como usar o hedge em suas operações?

Se você comprou ações como VALE5 e ITUB4 que são mais expostas a volatilidade do mercado. Para se proteger de uma queda do mercado, você pode fazer um hedge ao vender ativos que representam a volatilidade do próprio mercado. Como o contrato futuro de índice (IND). Assim, mesmo que o mercado se desvalorize você ainda assim estará protegido por mais que suas ações também se desvalorizem.

Outra forma de usar o hedge em seu dia-a-dia é na hora de viajar para o exterior. Caso você vá para os Estados Unidos e tenha feito compras no cartão de crédito. Os gastos vão estar ligados ao dólar e você poderia ficar refém da variação da moeda e receber uma fatura do cartão fora do esperado. Para evitar isso você pode calcular o gasto médio que terá com a viagem e investir no dólar com o mesmo volume de dinheiro, comprando contratos futuros de dólar na bolsa de valores. Se a moeda se valorizar você pode pagar sua fatura em um valor menor e ainda pode vender os contratos comprados. Viu como o hedge pode te proteger da oscilação da moeda?

Se ainda há dúvidas sobre como proteger seus investimentos, comente o artigo para que possamos esclarecer!

Por Renata Cota
Toro Radar Investimentos
www.tororadar.com.br 

Um comentário:

  1. MELHOR INVESTIMENTO E O QUE CUNHA FEZ,BEM LONGE DAQUI...ROUBA,ROUBA,ROUBA E NAO ACONTECE NADA CONTRA ELE,LOGO ELE SE MUDA E FICA FELIZ PRA SEMPRE. SIMPLES ASSIM.
    PAGA MULTA DE 250 MIL SOBRE O AFANADO DE 57 MILHOES E PRONTO.QUEREM MELHOR INVESTIMENTO QUE ESTE?

    ResponderExcluir