Total de acessos

Teste

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Exame: Preços dos aluguéis caem 14% em 12 meses, sétima queda seguida

Esta é a sétima queda nominal consecutiva nessa base de comparação. [...] Ou seja, o proprietário de imóveis para alugar está perdendo, além da inflação, mais 3,30% no ano e 3,23% em 12 meses 

O valor médio dos aluguéis recuou em novembro na comparação com outubro, apontou o Índice FipeZap de Locação, que acompanha o preço do aluguel residencial em 9 cidades brasileiras.

Esta é a sétima queda nominal consecutiva nessa base de comparação.

O dado confirma o cenário de desaquecimento do mercado imobiliário e a queda na renda da população, que obriga os proprietários de imóveis vazios a aceitar descontos para alugar suas propriedades.

Perda de 14% em 12 meses
No ano, o índice acumula queda nominal de 3,30% e de 3,23% em 12 meses. Já a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumula 9,62% no ano e 10,48% em 12 meses.

Ou seja, o proprietário de imóveis para alugar está perdendo, além da inflação, mais 3,30% no ano e 3,23% em 12 meses.

Somando inflação mais a queda nominal dos preços, a perda real total dos proprietários é de 13,24% no ano e 14,05% em 12 meses.

Salvador lidera quedas
As maiores quedas no mês foram em Salvador e São Bernardo do Campo. Rio de Janeiro e São Paulo também recuaram.

Em novembro de 2015, o retorno médio anualizado com aluguel foi de 4,6% ao ano, a menor desde 2008, quando começou a ser feita a pesquisa FipeZap.

Esse valor equivale ao ganho em relação ao preço do imóvel que o proprietário terá ao alugar seu imóvel, e é diferente da comparação mensal dos aluguéis.

O retorno máximo do aluguel chegou a 8% ao ano em 2008 e veio caindo, até atingir 5% no fim de 2014.

(Exame.com - Seu Dinheiro - Notícias - 15/12/2015)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

11 comentários:

  1. Tenho acompanhado esse mercado há uns 4 ou 5 meses seguidos na zona oeste de São Paulo e também tenho um amigo corretor.Ele já me citou vários casos de fechamento de contratos com 20 a 30% abaixo do valor anunciado ou até mais, caso recente valor anunciado 2400 e fechamento a 1700 aqui na Vila Madalena. Quem acompanha os preços nos principais sites de anúncios de imóveis do país ou mesmo quiser fazer buscas, pode comprovar os mesmos imóveis anunciados com valores "bolhudos" ( termo usado aqui em outros comentários ), e também com valores já murchando , de 2000 por 1500, por exemplo ,e ainda assim encalhados. A irracionalidade do mercado é tão absurda que imóveis com valor de anúncio de venda , por exemplo, de 1 milhão e valor de aluguel em torno de 2000 - sendo que qualquer iniciante em rendimentos de aplicações nunca compraria por esse valor uma vez que teria por baixo num LCI 8000 mil mensais e alugaria portanto um imóvel de luxo, mantendo o montante com liquidez.Moro num apartamento próprio simples e como quero mudar estou pesquisando aluguéis e esses dias fiz uma proposta num imóvel anunciado há meses por 2000 oferecendo 1500 e o proprietário não aceitou.Respeito,porém pelo tempo parado deveria analisar o momento e melhor 1500 na mão do que 2000 voando. Essa resistência de proprietários e construtoras em aceitar a realidade é fator determinante para a crise no setor e o ajuste de valores se dará naturalmente pela corrosão pela inflação de valores estagnados.

    ResponderExcluir
  2. UE, OS GRINGOS ESTAO INDO EMBORA DO BRASIL POIS ESTA FALINDO. E OS PETHEBAS DESEMPREGADOS IRAO RETORNANDO AOS CANAVIAIS DE ANTES.RETROCESSO TOTAL NA BANANIA.

    ResponderExcluir
  3. O aluguel mantem a pessoa liquida,portanto tratem de baixar os preços dos bolhudos 80% ,caso quiser comer né.kkkkkk....

    ResponderExcluir
  4. Os proprietários ainda não acordaram, mais na real a queda nos valores dos imóveis ainda vai ser bem maior, tem gente que ainda está pensando que está rico com seu imóveis.

    ResponderExcluir
  5. FIM DO BRASIL ESTA CHEGANDOOOOOO......ACORDEM...

    ResponderExcluir
  6. A melhor hora de comprar algo e quando as pessoas não querem, porque na hora que todo mundo quiser vira leilão.

    ResponderExcluir
  7. A crise no mercado imobiliário está aí, muitos imóveis novos de construtoras pra vender e pouca gente querendo comprar.
    A melhor hora de comprar algo e quando ninguém quer, pois quando todos querem, vira leilão.
    Tem muita gente que pode comprar imóvel quase à vista, e outros que estão aplicando em títulos para comprar depois, só que todos os dias são vendidos imóveis novos, e as construtoras despencaram os lançamentos, lembre-se que imóveis demoram pra serem construídos, o que acontecerá em um futuro próximo que haverá muitas pessoas tirando o dinheiro das aplicações pra comprar seu imovél, mas não terão muitos para venderem, ai imperará a lei da oferta e da procura, disparada dos imóveis novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso so aconteceria se houver uma reforma tributaria igual paraguay fez,e como aqui nao e o caso,pois empresas, estao fechando,empregos nao lhe pertence mais,etc....talvez so em 2030.
      Capitais imigrando para paises mais serios...ou podera doar os imoveis pra se livrar das despesas.FIM.

      Excluir
    2. Quem vai querer comprar qualquer coisa nestes patamares de preços???
      Uma família com 2 filhos que ganha 15.000 líquidos mensais, se guardar 5.000 por mês leva 4 anos para acumular 240.000.
      Nessa maionese de mercado compra o quê?...
      Será que sonham com vendas contando com os imbecis que caem no canibalismo do financiamento????
      Saporra faliu meu querido...
      Os trouxas acabaram...

      Excluir
  8. Calma, calma, não se preocupe a quebradeira está só começando.

    ResponderExcluir
  9. Ainda não achei nenhum imóvel no rio de janeiro de 500 mil por 350 mil apenas um desconto de 30%

    ResponderExcluir